A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maggi, Danila Orbea
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-144024/
Resumo: O processo de alfabetização de uma pessoa, ainda nos dias atuais, é algo intrigante, fascinante e, por vezes, misterioso. Inúmeras são as publicações a respeito do tema, porém novos questionamentos surgem e mobilizam novas investigações, novas hipóteses. A presente pesquisa foi inicialmente motivada pelo intrigante questionamento: crianças que convivem diariamente com suas famílias tem maior facilidade de aprendizagem durante o processo de alfabetização? Para tentar respondê-lo, o caminho percorrido foi o de confrontar-se com a realidade de uma sala de alfabetização diferente: situada numa instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com crianças de cinco e seis anos em situação de risco. Algumas dessas crianças permaneciam na instituição durante a semana e só iam para suas casas aos finais de semana. Outras apenas passavam o dia na escola, iam para suas casas à noite. Esta instituição foi responsável por suprir as necessidades dessas crianças em diversos âmbitos: social, cultural, de saúde, de alimentação, de moradia, de segurança e o mais importante: no âmbito educacional, fornecendo os elementos necessários para o favorecimento do processo de alfabetização da criança. O contato com essas crianças teve duração de um ano letivo, suficiente para visualizar ações e até estabelecer algumas relações. Na tentativa de compreender aquilo que foi observado, buscou-se o aporte teórico fornecido pelas publicações de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e Magda Soares, no que diz respeito ao processo de alfabetização especificamente e, para compreender o conceito de família, buscou-se aporte em Philippe Áries, que demonstra a historicidade deste conceito através de uma análise iconográfica e Françoise Héritier, que procura delinear o conceito sob a ótica da Antropologia, desmistificando o mito da família desestruturada, assim como Lévi-Strauss e As estruturas elementares do parentesco. Para tratar da interação entre as duas instituições, o principal autor foi Vygotsky. Após alguns encontros e desencontros, foi possível estabelecer a relação entre os dois conceitos e até encontrar um novo elemento: as funções que a família desempenha. Sem pretensão de esgotar o tema o presente trabalho sugere novos olhares e questionamentos para a o tema da relação família-escola.
id USP_d454cc0426591028955dc01ec42b97d9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04082011-144024
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São PauloThe family influence in the literacy learning process: A case-study in a charity institution in the city of São Pauloalfabetizaçãoescolafamíliafamilyliteracy learningschoolO processo de alfabetização de uma pessoa, ainda nos dias atuais, é algo intrigante, fascinante e, por vezes, misterioso. Inúmeras são as publicações a respeito do tema, porém novos questionamentos surgem e mobilizam novas investigações, novas hipóteses. A presente pesquisa foi inicialmente motivada pelo intrigante questionamento: crianças que convivem diariamente com suas famílias tem maior facilidade de aprendizagem durante o processo de alfabetização? Para tentar respondê-lo, o caminho percorrido foi o de confrontar-se com a realidade de uma sala de alfabetização diferente: situada numa instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com crianças de cinco e seis anos em situação de risco. Algumas dessas crianças permaneciam na instituição durante a semana e só iam para suas casas aos finais de semana. Outras apenas passavam o dia na escola, iam para suas casas à noite. Esta instituição foi responsável por suprir as necessidades dessas crianças em diversos âmbitos: social, cultural, de saúde, de alimentação, de moradia, de segurança e o mais importante: no âmbito educacional, fornecendo os elementos necessários para o favorecimento do processo de alfabetização da criança. O contato com essas crianças teve duração de um ano letivo, suficiente para visualizar ações e até estabelecer algumas relações. Na tentativa de compreender aquilo que foi observado, buscou-se o aporte teórico fornecido pelas publicações de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e Magda Soares, no que diz respeito ao processo de alfabetização especificamente e, para compreender o conceito de família, buscou-se aporte em Philippe Áries, que demonstra a historicidade deste conceito através de uma análise iconográfica e Françoise Héritier, que procura delinear o conceito sob a ótica da Antropologia, desmistificando o mito da família desestruturada, assim como Lévi-Strauss e As estruturas elementares do parentesco. Para tratar da interação entre as duas instituições, o principal autor foi Vygotsky. Após alguns encontros e desencontros, foi possível estabelecer a relação entre os dois conceitos e até encontrar um novo elemento: as funções que a família desempenha. Sem pretensão de esgotar o tema o presente trabalho sugere novos olhares e questionamentos para a o tema da relação família-escola.Ones literacy learning process, yet in our days, is something intriguing, fascinating and, sometimes, mysterious. There are a vast number of publications on this theme, however new questionings arise and mobilize new researches, new hypothesis. This research was initially motivated by the intriguing questioning: Do children who daily live together with their families have more ease of learning during their literacy learning process? To answer this, the chosen path was to face the reality of a different classroom: located in a non profit charity institution, composed by children between five and six years old, on risk conditions. Some of them stayed at the institution during the whole week and came back home on weekends. Others stayed during the day and came back home at night. This institution was responsible for supplying their needs on many scopes: social, cultural, health, living, security and the most important: the educational scope, providing them with the necessary elements for their literacy learning favoring. The one school year length interaction with these children was enough to identify many actions and even establish some relations. In attempt to understand what was observed, theoretical support found on publications from Emilia Ferreiro, Ana Teberosky and Magda Soares, was sought, specifically in what relates to literacy learning process. Moreover, to comprehend the familys concept, support was sought on Phillippe Áries, which demonstrates this concepts historicity through an iconographic analysis, and on Françoise Héritier, which delineates the concept under the Anthropologys view, demystifying the myth of unstructured family, as well as Lévi-Strauss and The elementary structures of kinship. To handle with the interaction among these two institutions, the main author was Vygotsky. After some matches and mismatches, it was possible to establish the relation among the two concepts and even find a new element: the functions that the family performs. This present work suggests new views and questionings on the family-school relation theme, without the pretension to exhaust it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Nilce daMaggi, Danila Orbea2011-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-144024/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-04082011-144024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo
The family influence in the literacy learning process: A case-study in a charity institution in the city of São Paulo
title A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo
spellingShingle A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo
Maggi, Danila Orbea
alfabetização
escola
família
family
literacy learning
school
title_short A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo
title_full A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo
title_fullStr A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo
title_sort A influência da família no processo de alfabetização: um estudo de caso numa instituição filantrópica na cidade de São Paulo
author Maggi, Danila Orbea
author_facet Maggi, Danila Orbea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Nilce da
dc.contributor.author.fl_str_mv Maggi, Danila Orbea
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
escola
família
family
literacy learning
school
topic alfabetização
escola
família
family
literacy learning
school
description O processo de alfabetização de uma pessoa, ainda nos dias atuais, é algo intrigante, fascinante e, por vezes, misterioso. Inúmeras são as publicações a respeito do tema, porém novos questionamentos surgem e mobilizam novas investigações, novas hipóteses. A presente pesquisa foi inicialmente motivada pelo intrigante questionamento: crianças que convivem diariamente com suas famílias tem maior facilidade de aprendizagem durante o processo de alfabetização? Para tentar respondê-lo, o caminho percorrido foi o de confrontar-se com a realidade de uma sala de alfabetização diferente: situada numa instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com crianças de cinco e seis anos em situação de risco. Algumas dessas crianças permaneciam na instituição durante a semana e só iam para suas casas aos finais de semana. Outras apenas passavam o dia na escola, iam para suas casas à noite. Esta instituição foi responsável por suprir as necessidades dessas crianças em diversos âmbitos: social, cultural, de saúde, de alimentação, de moradia, de segurança e o mais importante: no âmbito educacional, fornecendo os elementos necessários para o favorecimento do processo de alfabetização da criança. O contato com essas crianças teve duração de um ano letivo, suficiente para visualizar ações e até estabelecer algumas relações. Na tentativa de compreender aquilo que foi observado, buscou-se o aporte teórico fornecido pelas publicações de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e Magda Soares, no que diz respeito ao processo de alfabetização especificamente e, para compreender o conceito de família, buscou-se aporte em Philippe Áries, que demonstra a historicidade deste conceito através de uma análise iconográfica e Françoise Héritier, que procura delinear o conceito sob a ótica da Antropologia, desmistificando o mito da família desestruturada, assim como Lévi-Strauss e As estruturas elementares do parentesco. Para tratar da interação entre as duas instituições, o principal autor foi Vygotsky. Após alguns encontros e desencontros, foi possível estabelecer a relação entre os dois conceitos e até encontrar um novo elemento: as funções que a família desempenha. Sem pretensão de esgotar o tema o presente trabalho sugere novos olhares e questionamentos para a o tema da relação família-escola.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-144024/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-144024/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256666255392768