O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Vanda Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-22062009-142833/
Resumo: Trata-se de um estudo sobre O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante do nível médio de enfermagem . O objetivo geral da pesquisa foi compreender o significado da Educação Contínua para o professor do Ensino Profissionalizante de Nível Técnico de Enfermagem e os objetivos específicos foram: identificar a percepção do professor em relação a educação contínua; identificar os fatores facilitadores e as dificuldades que os professores enfrentam para realizar a educação contínua. No estudo, consideramos a educação contínua importante ferramenta para o aprimoramento, aperfeiçoamento do professor no processo de ensino aprendizagem, o qual propicia o seu desenvolvimento de forma ampla para transformar a si mesmo, seu grupo e a sociedade em que o professor atua. Com relação ao delineamento metodológico, é um estudo de natureza exploratória - descritiva, utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, instituição particular, situada na zona leste de São Paulo, mantida por uma congregação religiosa. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores, que compõem o quadro de docentes da escola. Os dados foram coletados utilizando-se da técnica de entrevista, contendo uma questão aberta, gravada e transcrita na íntegra. Dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contínua na percepção do professor, fatores que dificultam e facilitam á educação contínua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que o professor possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si e do outro. Sendo assim, possibilitar-se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, refletindo na sua relação com os discentes, com os outros docentes e com a direção
id USP_d4567f2e15039873e5dc4c97ad344056
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22062009-142833
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagemThe meaning of continuing education for high-school-level professional nursing program teachersContinuing educationEducação contínuaEnfermagemEnsino de enfermagemFormação de professorNursingNursing educationTeachers educationTrata-se de um estudo sobre O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante do nível médio de enfermagem . O objetivo geral da pesquisa foi compreender o significado da Educação Contínua para o professor do Ensino Profissionalizante de Nível Técnico de Enfermagem e os objetivos específicos foram: identificar a percepção do professor em relação a educação contínua; identificar os fatores facilitadores e as dificuldades que os professores enfrentam para realizar a educação contínua. No estudo, consideramos a educação contínua importante ferramenta para o aprimoramento, aperfeiçoamento do professor no processo de ensino aprendizagem, o qual propicia o seu desenvolvimento de forma ampla para transformar a si mesmo, seu grupo e a sociedade em que o professor atua. Com relação ao delineamento metodológico, é um estudo de natureza exploratória - descritiva, utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, instituição particular, situada na zona leste de São Paulo, mantida por uma congregação religiosa. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores, que compõem o quadro de docentes da escola. Os dados foram coletados utilizando-se da técnica de entrevista, contendo uma questão aberta, gravada e transcrita na íntegra. Dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contínua na percepção do professor, fatores que dificultam e facilitam á educação contínua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que o professor possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si e do outro. Sendo assim, possibilitar-se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, refletindo na sua relação com os discentes, com os outros docentes e com a direçãoThis is a study about The meaning of continuing education for high-school-level professional nursing program teachers. The general objective of the research was to understand the meaning of continuing education for high-school-level professional nursing program teachers, and the specific objectives were: to identify teachers perception of continuing education; to identify facilitating factors and barriers teachers face in pursuing continuing education. In the study, we considered continuing education as an important tool for teachers improvement in the teaching and learning process, which contributes to a broad development and allows him/her to transform him/herself, his/her group and the community where he/she works. With regard to the methodology, this is an exploratory/descriptive study that uses the qualitative research approach. The technique used to analyze the results was based on Bardin. The study was developed at a private High-School-Level Professional Nursing School located on the East side of São Paulo, which is run by a religious entity. The study subjects were 10 nursing teachers who are members of the schools faculty. Data were collected through interview with an open question, which was recorded and transcribed in full. Four categories resulted from respondents answers: the importance of continuing education for professional nursing teachers; teachers perception of continuing education; facilitators to continuing education; and barriers to continuing education. We believe that teachers continuing education is the result of collective action, with moments where the teacher is able to know him/herself and reflect on him/herself and the others. This will enable a participatory education, with quality in the teaching and learning process, which will reflect on his/her relationship with the students, the other teachers and managementBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTakahashi, Regina ToshiePassos, Vanda Cristina dos Santos2009-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-22062009-142833/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-22062009-142833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
The meaning of continuing education for high-school-level professional nursing program teachers
title O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
spellingShingle O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
Passos, Vanda Cristina dos Santos
Continuing education
Educação contínua
Enfermagem
Ensino de enfermagem
Formação de professor
Nursing
Nursing education
Teachers education
title_short O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
title_full O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
title_fullStr O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
title_full_unstemmed O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
title_sort O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
author Passos, Vanda Cristina dos Santos
author_facet Passos, Vanda Cristina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takahashi, Regina Toshie
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Vanda Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing education
Educação contínua
Enfermagem
Ensino de enfermagem
Formação de professor
Nursing
Nursing education
Teachers education
topic Continuing education
Educação contínua
Enfermagem
Ensino de enfermagem
Formação de professor
Nursing
Nursing education
Teachers education
description Trata-se de um estudo sobre O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante do nível médio de enfermagem . O objetivo geral da pesquisa foi compreender o significado da Educação Contínua para o professor do Ensino Profissionalizante de Nível Técnico de Enfermagem e os objetivos específicos foram: identificar a percepção do professor em relação a educação contínua; identificar os fatores facilitadores e as dificuldades que os professores enfrentam para realizar a educação contínua. No estudo, consideramos a educação contínua importante ferramenta para o aprimoramento, aperfeiçoamento do professor no processo de ensino aprendizagem, o qual propicia o seu desenvolvimento de forma ampla para transformar a si mesmo, seu grupo e a sociedade em que o professor atua. Com relação ao delineamento metodológico, é um estudo de natureza exploratória - descritiva, utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, instituição particular, situada na zona leste de São Paulo, mantida por uma congregação religiosa. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores, que compõem o quadro de docentes da escola. Os dados foram coletados utilizando-se da técnica de entrevista, contendo uma questão aberta, gravada e transcrita na íntegra. Dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contínua na percepção do professor, fatores que dificultam e facilitam á educação contínua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que o professor possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si e do outro. Sendo assim, possibilitar-se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, refletindo na sua relação com os discentes, com os outros docentes e com a direção
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-22062009-142833/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-22062009-142833/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257271509188608