Infidelidade virtual em questão: uma perspectiva fenomenológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-16102024-143856/ |
Resumo: | Tendo em vista o momento sociocultural pós-moderno em que as relações interpessoais são mais flexíveis e o acesso ao mundo virtual é uma constante na vida da população, a infidelidade virtual, passa a ser objeto de estudos das ciências humanas. Investigações anteriores evidenciam a existência da infidelidade por meio da internet, porém os sentidos dados ao fenômeno são amplamente singulares. E diante disso indagamos? O que é a infidelidade virtual? Quais implicações esse fenômeno tem para vida dos casais? Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender, a partir da fala de homens e mulheres, os significados e sentidos atribuídos à infidelidade virtual por meio da metodologia qualitativa fenomenológica. A pesquisa foi realizada com 05colaboradoras, sendo que uma se declarou lésbica e 02 colaboradores, sendo que um deles se declarou homossexual. No mundo vivido de todos/as os/as colaboradores/as, em algum momento em seus relacionamentos amorosos estáveis, seus (as) parceiros (as) foram infiéis virtualmente. Para a apreensão do mundo vivido dos colaboradores lançamos mão da entrevista compreensiva fenomenológica mediada pela seguinte questão: \"Fale a respeito de sua história de vida, relacionando com suas experiências afetivo-sexuais até o momento em que seu(sua) parceiro(a) lhe foi infiel virtualmente\". Esses relatos foram submetidos aos passos da análise fenomenológica que consistiu na transcrição e compreensão dos relatos a fim de obter uma visão ampla do fenômeno infidelidade virtual. Após essa etapa, ocorreram as leituras atentivas de cada relato com o propósito de agrupar os resultados em categorias de análise, interpretando o mundo vivido de cada colaborador(a), na interface com sua vivência da infidelidade virtual, pela perspectiva do fenomenólogo Amatuzi e do filósofo Pierre Lévy. Como resultados, a infidelidade virtual, na compreensão de nossas (os) colaboradoras (es) apresentou diversos horizontes de sentido sendo eles: uma relação onde existe uma quebra da exclusividade entre o casal mediada por recursos digitais, contatos com potenciais parceiros(as) por meio de aplicativos, e-mail, telefones e a internet sendo usada para quebras de acordo que existiam dentro do relacionamento. A infidelidade virtual é um fenômeno capaz de trazer implicações similares as vivida diante de uma infidelidade real. A que se ressaltar a discrepância entre as noções de virtual dos colaboradores com a do filósofo Pierre Levy, o que evidencia uma necessidade de pesquisas posteriores avaliarem os sentidos do virtual para os indivíduos, visto que esse pode assumir os mais variados significados e sentidos. |
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Infidelidade virtual em questão: uma perspectiva fenomenológicaVirtual infidelity in question: a phenomenological perspectiveFenomenologiaInfidelidadeInfidelidade virtualInfidelityInternetInternetPhenomenologyVirtual infidelityTendo em vista o momento sociocultural pós-moderno em que as relações interpessoais são mais flexíveis e o acesso ao mundo virtual é uma constante na vida da população, a infidelidade virtual, passa a ser objeto de estudos das ciências humanas. Investigações anteriores evidenciam a existência da infidelidade por meio da internet, porém os sentidos dados ao fenômeno são amplamente singulares. E diante disso indagamos? O que é a infidelidade virtual? Quais implicações esse fenômeno tem para vida dos casais? Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender, a partir da fala de homens e mulheres, os significados e sentidos atribuídos à infidelidade virtual por meio da metodologia qualitativa fenomenológica. A pesquisa foi realizada com 05colaboradoras, sendo que uma se declarou lésbica e 02 colaboradores, sendo que um deles se declarou homossexual. No mundo vivido de todos/as os/as colaboradores/as, em algum momento em seus relacionamentos amorosos estáveis, seus (as) parceiros (as) foram infiéis virtualmente. Para a apreensão do mundo vivido dos colaboradores lançamos mão da entrevista compreensiva fenomenológica mediada pela seguinte questão: \"Fale a respeito de sua história de vida, relacionando com suas experiências afetivo-sexuais até o momento em que seu(sua) parceiro(a) lhe foi infiel virtualmente\". Esses relatos foram submetidos aos passos da análise fenomenológica que consistiu na transcrição e compreensão dos relatos a fim de obter uma visão ampla do fenômeno infidelidade virtual. Após essa etapa, ocorreram as leituras atentivas de cada relato com o propósito de agrupar os resultados em categorias de análise, interpretando o mundo vivido de cada colaborador(a), na interface com sua vivência da infidelidade virtual, pela perspectiva do fenomenólogo Amatuzi e do filósofo Pierre Lévy. Como resultados, a infidelidade virtual, na compreensão de nossas (os) colaboradoras (es) apresentou diversos horizontes de sentido sendo eles: uma relação onde existe uma quebra da exclusividade entre o casal mediada por recursos digitais, contatos com potenciais parceiros(as) por meio de aplicativos, e-mail, telefones e a internet sendo usada para quebras de acordo que existiam dentro do relacionamento. A infidelidade virtual é um fenômeno capaz de trazer implicações similares as vivida diante de uma infidelidade real. A que se ressaltar a discrepância entre as noções de virtual dos colaboradores com a do filósofo Pierre Levy, o que evidencia uma necessidade de pesquisas posteriores avaliarem os sentidos do virtual para os indivíduos, visto que esse pode assumir os mais variados significados e sentidos.Given the post-modern socio-cultural moment in which interpersonal relationships are more flexible and access the virtual world is a constant in the life of the population, virtual infidelity becomes the object of studies in the humanities. Previous research shows the existence of infidelity through the Internet, but the results given to the phenomenon vary widely. And before that we asked? What is virtual infidelity? What implications does this phenomenon have for couples? Thus, this research aimed to understand, from the point of view of men and women, the meaning and attributes of virtual infidelity through the phenomenological qualitative methodology. The survey was conducted with 05 collaborators, one of whom declared to be a lesbian. Two collaborators, one of whom declared himself homosexual. In the world lived by all employees, at some point in their stable love relationships, their partners have been virtually unfaithful. Form the understanding of the collaborators\' real world experiences, we resort to a comprehensive phenomenological interview mediated by the following question: \"Talk about the history of your life, relating to your emotional-sexual experiences until the moment when your partner was practically unfaithful.\" These reports were subjected to the steps of the phenomenological analysis that consisted of transcribing and understanding the reports to obtain a broad view of the phenomenon of virtual infidelity. After this stage, the careful readings of each report took place with the purpose of grouping the results in categories of analysis, comparing the real world experiences of each collaborator, with their experience of virtual infidelity, from the perspective of the phenomenologist Amatuzi and the philosopher Pierre Lévy As a result, virtual infidelity, understood by the our collaborators, presented several layers of significance, namely: a relationship that was broken in exclusivity between the couple mediated by digital resources, contacts with potential partners, Applications, email, telephones and Internet where the cause for the breakdown in what existed within the relationship. Virtual infidelity is a phenomenon capable of bringing implications similar to those who have experienced real infidelity. Note the discrepancy between the notions of virtual collaborators and that of the philosopher Pierre Levy, which highlights the need for further research to evaluate the meaning of virtual for individuals, since it can be assumed that results vary widely.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBruns, Maria Alves de ToledoLima, Rafael Diniz de2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-16102024-143856/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-08T15:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-16102024-143856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-08T15:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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