A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Patricia Takahashi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13122021-130716/
Resumo: Este trabalho consiste numa pesquisa qualitativa explicativa (Gil, 2007) realizada com uma turma de 9º ano do EF II de uma escola privada da Grande São Paulo. Seu objetivo foi utilizar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) - proposta de ensino interdisciplinar proposta pelos trabalhos de Gérard Fourez (1997) e corroborados por Sasseron e Carvalho (2005) e Roth (2003) - na busca por indícios de como a Alfabetização Científica e Técnica (ACT) pode ser promovida no contexto escolar e assim, respondendo à nossa questão sobre como o ensino por projetos promove Alfabetização Científica e Técnica em detrimento do ensino disciplinar e quais são os requisitos fundantes e imprescindíveis para que esse aprendizado aconteça. Usamos na análise metodológica uma perspectiva fenomenológica (Chizzotti, 2003), partilhando o contexto social e cotidiano dos pesquisados e da pesquisadora, durante todo o ano letivo observando as interações dos alunos com os conteúdos disciplinares e interdisciplinares na construção de um produto final caracterizado dentro da IIR. A partir do diário de pesquisa, das filmagens e gravações de áudios, na situação real que é a vivência em sala de aula, e sem influência prévia de nossos pressupostos teóricos, buscamos verificar viabilidade e os elementos que reforçam ou desestabilizam a promoção da ACT. Os resultados apresentados mostram a viabilidade da promoção de Alfabetização Científica e Técnica quando os alunos fazem uso da interdisciplinaridade imersos num projeto pautado numa situação real, proporcionado pela Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. No entanto, alguns indícios levantados na pesquisa levam nossa atenção à cultura escolar estabelecida, que precisa estar no foco do planejamento da IIR para que não haja desacordos ou conflitos que possam desestabilizar o trabalho interdisciplinar dentro da IIR.
id USP_d4d2bf26d7d3193a87caf71c07f32e04
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13122021-130716
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto InterdisciplinarResearch and the classroom: assessing students learning in a interdisciplinary project.Disciplinar,Disciplinary,Ilha Interdisciplinar de RacionalidadeInterdisciplinarInterdisciplinaryMetodologia de EnsinoRationality Interdisciplinary IslandsTeaching MethodologyEste trabalho consiste numa pesquisa qualitativa explicativa (Gil, 2007) realizada com uma turma de 9º ano do EF II de uma escola privada da Grande São Paulo. Seu objetivo foi utilizar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) - proposta de ensino interdisciplinar proposta pelos trabalhos de Gérard Fourez (1997) e corroborados por Sasseron e Carvalho (2005) e Roth (2003) - na busca por indícios de como a Alfabetização Científica e Técnica (ACT) pode ser promovida no contexto escolar e assim, respondendo à nossa questão sobre como o ensino por projetos promove Alfabetização Científica e Técnica em detrimento do ensino disciplinar e quais são os requisitos fundantes e imprescindíveis para que esse aprendizado aconteça. Usamos na análise metodológica uma perspectiva fenomenológica (Chizzotti, 2003), partilhando o contexto social e cotidiano dos pesquisados e da pesquisadora, durante todo o ano letivo observando as interações dos alunos com os conteúdos disciplinares e interdisciplinares na construção de um produto final caracterizado dentro da IIR. A partir do diário de pesquisa, das filmagens e gravações de áudios, na situação real que é a vivência em sala de aula, e sem influência prévia de nossos pressupostos teóricos, buscamos verificar viabilidade e os elementos que reforçam ou desestabilizam a promoção da ACT. Os resultados apresentados mostram a viabilidade da promoção de Alfabetização Científica e Técnica quando os alunos fazem uso da interdisciplinaridade imersos num projeto pautado numa situação real, proporcionado pela Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. No entanto, alguns indícios levantados na pesquisa levam nossa atenção à cultura escolar estabelecida, que precisa estar no foco do planejamento da IIR para que não haja desacordos ou conflitos que possam desestabilizar o trabalho interdisciplinar dentro da IIR.This paper proposes qualitative explanatory research (Gi,2007) about a 9nd grade of Basic School. This context is in a private school located in the outskirts of São Paulo. The goal of this study was apply a Rationality Interdisciplinary Island - proposed by Gerard Fourez (1997) and supported by Sasseron & Carvalho (2005) and Roth (2003) - following up evidences about how the Scientific could be promoted in a school context to answer our question How projects learning promotes Scientific Literacy at the expense of disciplinary education and which are the fundamental and essential requirements of this learning to happen. We use a phenomenological methodology perspective (Chizzoti, 2003), sharing the inside everyday context of the respondents. The data we can use comes from videos, audio files and teacher records to design a scenery about the students vivence inside the classroom to show us elements that reinforce or destabilize the promotion of Scientific Literacy. The outcomes show the feasibility of promoting Scientific Literacy when the students use the interdisciplinary in learning projects modelizing real situations, provided by Rationality Interdisciplinary Island. Otherwise, some evidence raised in this survey points to the scholar culture that can be focused in the interdisciplinary projects planning so there no are disagreements and conflicts that can destabilize the interdisciplinary goal into the Rationality Interdisciplinary Island.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deLopes, Patricia Takahashi2021-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13122021-130716/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-13T20:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-13122021-130716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-13T20:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
Research and the classroom: assessing students learning in a interdisciplinary project.
title A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
spellingShingle A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
Lopes, Patricia Takahashi
Disciplinar,
Disciplinary,
Ilha Interdisciplinar de Racionalidade
Interdisciplinar
Interdisciplinary
Metodologia de Ensino
Rationality Interdisciplinary Islands
Teaching Methodology
title_short A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
title_full A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
title_fullStr A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
title_full_unstemmed A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
title_sort A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
author Lopes, Patricia Takahashi
author_facet Lopes, Patricia Takahashi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Patricia Takahashi
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplinar,
Disciplinary,
Ilha Interdisciplinar de Racionalidade
Interdisciplinar
Interdisciplinary
Metodologia de Ensino
Rationality Interdisciplinary Islands
Teaching Methodology
topic Disciplinar,
Disciplinary,
Ilha Interdisciplinar de Racionalidade
Interdisciplinar
Interdisciplinary
Metodologia de Ensino
Rationality Interdisciplinary Islands
Teaching Methodology
description Este trabalho consiste numa pesquisa qualitativa explicativa (Gil, 2007) realizada com uma turma de 9º ano do EF II de uma escola privada da Grande São Paulo. Seu objetivo foi utilizar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) - proposta de ensino interdisciplinar proposta pelos trabalhos de Gérard Fourez (1997) e corroborados por Sasseron e Carvalho (2005) e Roth (2003) - na busca por indícios de como a Alfabetização Científica e Técnica (ACT) pode ser promovida no contexto escolar e assim, respondendo à nossa questão sobre como o ensino por projetos promove Alfabetização Científica e Técnica em detrimento do ensino disciplinar e quais são os requisitos fundantes e imprescindíveis para que esse aprendizado aconteça. Usamos na análise metodológica uma perspectiva fenomenológica (Chizzotti, 2003), partilhando o contexto social e cotidiano dos pesquisados e da pesquisadora, durante todo o ano letivo observando as interações dos alunos com os conteúdos disciplinares e interdisciplinares na construção de um produto final caracterizado dentro da IIR. A partir do diário de pesquisa, das filmagens e gravações de áudios, na situação real que é a vivência em sala de aula, e sem influência prévia de nossos pressupostos teóricos, buscamos verificar viabilidade e os elementos que reforçam ou desestabilizam a promoção da ACT. Os resultados apresentados mostram a viabilidade da promoção de Alfabetização Científica e Técnica quando os alunos fazem uso da interdisciplinaridade imersos num projeto pautado numa situação real, proporcionado pela Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. No entanto, alguns indícios levantados na pesquisa levam nossa atenção à cultura escolar estabelecida, que precisa estar no foco do planejamento da IIR para que não haja desacordos ou conflitos que possam desestabilizar o trabalho interdisciplinar dentro da IIR.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13122021-130716/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13122021-130716/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256952494620672