Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltar, Valéria Troncoso
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-141801/
Resumo: Atualmente muitos estudos de diferentes iniciativas governamentais e acadêmicas buscam identificar um Sistema Nacional de Inovação em Saúde. Esses estudos tentam carcterizar os setores de atividade econômica envolvidos em Saúde. Nesta dissertação a caracterização baseia-se nos registros da versão 4.1 do Diretório dos Grupos de Pesqui8sa no Brasil (Gpesq-4), no qual os mesmos registram Saúde como área do conhecimento científico ou setor de atividade econômica em quaisquer de suas linhas de pesquisa. No Gpesp-4, os grupos podem registrar até três áreas do conhecimento e até três setores econômicos. O fato des estas variáveis apresentarem multiplicidade de respostas e, além disso, em uma das variáveis termos a presença de ordem de importância, tronou a análise destes dados um desafio e uma forte motivação para estudar as alternativas disponíveis para este tipo de problema. O objetivo foi buscar alternativas de análise para esta situação e o resultado são quatro formas diferentes para traçar este retrato do sistema, relacionando as áreas e os setores. A primeira solução é uma análise de Correspondência Simples (ACS) para uma tabela de múltipla resposta com todos os cruzamentos de área e setor, onde o total da tabela supera o tamanho da população. A segunda solução também é uma ACS, porém em uma tabela de contingência na qual temos as combinações observadas entre áreas e entre setores. Uma terceira solução é o uso da Análise de Correspondência Múltipla (ACM) para indicadores de cada área e de cada setor e por último, Análise Fatorial Múltipla para Tabelas de Contingência (AFMTC), na qual levamos em conta a ordem de importância que os respondentes agregaram aos setores econômicos. Nesta dissertação, descrevemos essas três técnicas, com maior ênfase para AFMTC, desenvolvemos o programa em R para sua aplicação e apresentamos as análise dos dados do Gpesq-4.
id USP_d4fcaab1ae4324f38657638318e1f546
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-141801
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise fatorial múltipla para tabelas de contingêncianot availableAnálise MultivariadaAtualmente muitos estudos de diferentes iniciativas governamentais e acadêmicas buscam identificar um Sistema Nacional de Inovação em Saúde. Esses estudos tentam carcterizar os setores de atividade econômica envolvidos em Saúde. Nesta dissertação a caracterização baseia-se nos registros da versão 4.1 do Diretório dos Grupos de Pesqui8sa no Brasil (Gpesq-4), no qual os mesmos registram Saúde como área do conhecimento científico ou setor de atividade econômica em quaisquer de suas linhas de pesquisa. No Gpesp-4, os grupos podem registrar até três áreas do conhecimento e até três setores econômicos. O fato des estas variáveis apresentarem multiplicidade de respostas e, além disso, em uma das variáveis termos a presença de ordem de importância, tronou a análise destes dados um desafio e uma forte motivação para estudar as alternativas disponíveis para este tipo de problema. O objetivo foi buscar alternativas de análise para esta situação e o resultado são quatro formas diferentes para traçar este retrato do sistema, relacionando as áreas e os setores. A primeira solução é uma análise de Correspondência Simples (ACS) para uma tabela de múltipla resposta com todos os cruzamentos de área e setor, onde o total da tabela supera o tamanho da população. A segunda solução também é uma ACS, porém em uma tabela de contingência na qual temos as combinações observadas entre áreas e entre setores. Uma terceira solução é o uso da Análise de Correspondência Múltipla (ACM) para indicadores de cada área e de cada setor e por último, Análise Fatorial Múltipla para Tabelas de Contingência (AFMTC), na qual levamos em conta a ordem de importância que os respondentes agregaram aos setores econômicos. Nesta dissertação, descrevemos essas três técnicas, com maior ênfase para AFMTC, desenvolvemos o programa em R para sua aplicação e apresentamos as análise dos dados do Gpesq-4.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarroso, Lúcia PereiraBaltar, Valéria Troncoso2005-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-141801/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T13:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-141801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T13:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência
not available
title Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência
spellingShingle Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência
Baltar, Valéria Troncoso
Análise Multivariada
title_short Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência
title_full Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência
title_fullStr Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência
title_full_unstemmed Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência
title_sort Análise fatorial múltipla para tabelas de contingência
author Baltar, Valéria Troncoso
author_facet Baltar, Valéria Troncoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Lúcia Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltar, Valéria Troncoso
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Multivariada
topic Análise Multivariada
description Atualmente muitos estudos de diferentes iniciativas governamentais e acadêmicas buscam identificar um Sistema Nacional de Inovação em Saúde. Esses estudos tentam carcterizar os setores de atividade econômica envolvidos em Saúde. Nesta dissertação a caracterização baseia-se nos registros da versão 4.1 do Diretório dos Grupos de Pesqui8sa no Brasil (Gpesq-4), no qual os mesmos registram Saúde como área do conhecimento científico ou setor de atividade econômica em quaisquer de suas linhas de pesquisa. No Gpesp-4, os grupos podem registrar até três áreas do conhecimento e até três setores econômicos. O fato des estas variáveis apresentarem multiplicidade de respostas e, além disso, em uma das variáveis termos a presença de ordem de importância, tronou a análise destes dados um desafio e uma forte motivação para estudar as alternativas disponíveis para este tipo de problema. O objetivo foi buscar alternativas de análise para esta situação e o resultado são quatro formas diferentes para traçar este retrato do sistema, relacionando as áreas e os setores. A primeira solução é uma análise de Correspondência Simples (ACS) para uma tabela de múltipla resposta com todos os cruzamentos de área e setor, onde o total da tabela supera o tamanho da população. A segunda solução também é uma ACS, porém em uma tabela de contingência na qual temos as combinações observadas entre áreas e entre setores. Uma terceira solução é o uso da Análise de Correspondência Múltipla (ACM) para indicadores de cada área e de cada setor e por último, Análise Fatorial Múltipla para Tabelas de Contingência (AFMTC), na qual levamos em conta a ordem de importância que os respondentes agregaram aos setores econômicos. Nesta dissertação, descrevemos essas três técnicas, com maior ênfase para AFMTC, desenvolvemos o programa em R para sua aplicação e apresentamos as análise dos dados do Gpesq-4.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-141801/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-141801/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090927957901312