Estéticas da transformação: iconografia e estilo da cerâmica polícroma da Amazônia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-17022023-150330/ |
Resumo: | O presente trabalho propõe estudar a cerâmica funerária associada à Tradição Polícroma da Amazônia, classificada aqui na categoria de Estilo Polícromo, com foco em uma das tipologias mais reconhecidas dessas indústrias, as urnas funerárias. Nosso objetivo foi realizar uma análise iconográfica pautada pelos conceitos de Agência, Performance e Subjetivação, conforme elaborados na Antropologia da Arte e na Etnografia dos povos ameríndios, compreendendo as urnas funerárias como sujeitos corporificados, integrados às redes de socialidade e manutenção dos sistemas cosmológicos indígenas. A partir da imersão nos regimes de materialidade e corporalidade ameríndios, propomos novas leituras da iconografia polícroma e dos processos sociais que teriam levado à dispersão deste estilo ao longo dos territórios tangentes aos maiores rios amazônicos, entre os séculos VII e XVII. Concluímos que as urnas funerárias polícromas integram um sistema ritual consolidado dentro de extensas redes de relações na Amazônia pré-colonial, sendo a dispersão do estilo polícromo provavelmente vinculada a processos de incorporação regional de uma estética distintiva, que revela um sistema cosmológico amplamente compartilhado. |
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Estéticas da transformação: iconografia e estilo da cerâmica polícroma da Amazônia Transformation aestethics iconography and style of polychrome pottery from the AmazonArqueologia da AmazôniaCerâmica PolícromaEstilo e Iconografia; Agência e CorporalidadePolychrome Ceramics; Funerary Urns; Style and Iconography; Agency and Corporeality; Funerary RitualsRitos FuneráriosUrnas FuneráriasO presente trabalho propõe estudar a cerâmica funerária associada à Tradição Polícroma da Amazônia, classificada aqui na categoria de Estilo Polícromo, com foco em uma das tipologias mais reconhecidas dessas indústrias, as urnas funerárias. Nosso objetivo foi realizar uma análise iconográfica pautada pelos conceitos de Agência, Performance e Subjetivação, conforme elaborados na Antropologia da Arte e na Etnografia dos povos ameríndios, compreendendo as urnas funerárias como sujeitos corporificados, integrados às redes de socialidade e manutenção dos sistemas cosmológicos indígenas. A partir da imersão nos regimes de materialidade e corporalidade ameríndios, propomos novas leituras da iconografia polícroma e dos processos sociais que teriam levado à dispersão deste estilo ao longo dos territórios tangentes aos maiores rios amazônicos, entre os séculos VII e XVII. Concluímos que as urnas funerárias polícromas integram um sistema ritual consolidado dentro de extensas redes de relações na Amazônia pré-colonial, sendo a dispersão do estilo polícromo provavelmente vinculada a processos de incorporação regional de uma estética distintiva, que revela um sistema cosmológico amplamente compartilhado.This dissertation aims to study the funerary ceramics associated with the Amazon Polychrome Tradition, presented here as a Polychrome Style, focusing on one of the most recognized types of these industries, the funerary urns. Our goal was to develop an iconographic analysis guided by the concepts of Agency, Performance and Subjectivation, as elaborated in the Anthropology of Art and in the Amerindian Ethnography, understanding the funerary urns as embodied subjects, integrated into the networks of sociality and maintenance of indigenous cosmological systems. Through the study of Amerindian materiality and corporeality, we propose new interpretations of the polychrome iconography and the social processes that led to the dispersion of this style between the 7th and 17th centuries, throughout the territories along the largest Amazon rivers. We conclude that polychrome funerary urns are part of a broader ritual system within extensive networks of interaction in pre-colonial Amazonia, in a way that the dispersion of the polychrome style is probably linked to the regional incorporation of a distinctive aesthetic, that revels a cosmological shared system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto, Cristiana Nunes Galvão de BarrosNeves, Eduardo GoesOliveira, Erêndira2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-17022023-150330/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-06T20:31:21Zoai:teses.usp.br:tde-17022023-150330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-06T20:31:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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