A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30012020-111743/ |
Resumo: | A presente dissertação analisa a importância da transmissão oral e empírica do saber fazer dos artífices tradicionais para salvaguarda do Patrimônio Cultural edificado, estabelecendo assim uma crítica sobre as formas atuais de contratação de obras de restauração e sobre o distanciamento entre teoria e prática que se vê refletido nas políticas de preservação patrimonial no Brasil. Estas tendem a privilegiar a preservação da forma e do objeto arquitetônico por meio do instrumento do tombamento, deixando comumente as técnicas construtivas tradicionais à margem da discussão. Trata-se de uma contradição uma vez que para preservação do Patrimônio Cultural arquitetônico é imprescindível o domínio de técnicas construtivas já não mais correntemente aplicadas, baseadas fundamentalmente no trabalho manual e, dependendo, portanto, da destreza, habilidade e inventividade dos artesãos. Para contribuir na reflexão sobre como viabilizar a formação profissional do trabalhador dentro dos canteiros de obra de restauração no cenário brasileiro atual, são apresentados tipos distintos de experiências realizadas no âmbito público e privado, tendo como foco o Programa de Oficinas-Escola financiado e difundido na América Latina pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento a partir da década de 1990. Este programa conjuga a preservação do patrimônio cultural com o resgate de ofícios tradicionais, a formação profissional e a geração de renda e trabalho, utilizando o método aprender fazendo, em que a aprendizagem se dá em situações reais de trabalho. A longa duração e o largo alcance territorial do programa possibilitaram a comparação de diferentes arranjos em diferentes realidades, confrontando-os com a experiência das três oficinas-escola brasileiras estabelecidas nas cidades de João Pessoa, Salvador e São Luís. Esta análise permitiu identificar entraves comuns e possíveis caminhos para centros de formação profissional no campo da restauração, que tenham como princípios a formação integral do ser humano e o adensamento do poder nas mãos de quem lida com o conhecimento técnico, valorizando e reconhecendo o seu saber. |
id |
USP_d51e5441db77a52c946592af9ac1abcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30012020-111743 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obraRestoration as art and pleasure in labour: professional qualification in worksitesConstructive techniquesCultural heritageFormação profissionalOfícios tradicionaisPatrimônio culturalProfessional qualificationTécnicas construtivasTraditional craftsA presente dissertação analisa a importância da transmissão oral e empírica do saber fazer dos artífices tradicionais para salvaguarda do Patrimônio Cultural edificado, estabelecendo assim uma crítica sobre as formas atuais de contratação de obras de restauração e sobre o distanciamento entre teoria e prática que se vê refletido nas políticas de preservação patrimonial no Brasil. Estas tendem a privilegiar a preservação da forma e do objeto arquitetônico por meio do instrumento do tombamento, deixando comumente as técnicas construtivas tradicionais à margem da discussão. Trata-se de uma contradição uma vez que para preservação do Patrimônio Cultural arquitetônico é imprescindível o domínio de técnicas construtivas já não mais correntemente aplicadas, baseadas fundamentalmente no trabalho manual e, dependendo, portanto, da destreza, habilidade e inventividade dos artesãos. Para contribuir na reflexão sobre como viabilizar a formação profissional do trabalhador dentro dos canteiros de obra de restauração no cenário brasileiro atual, são apresentados tipos distintos de experiências realizadas no âmbito público e privado, tendo como foco o Programa de Oficinas-Escola financiado e difundido na América Latina pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento a partir da década de 1990. Este programa conjuga a preservação do patrimônio cultural com o resgate de ofícios tradicionais, a formação profissional e a geração de renda e trabalho, utilizando o método aprender fazendo, em que a aprendizagem se dá em situações reais de trabalho. A longa duração e o largo alcance territorial do programa possibilitaram a comparação de diferentes arranjos em diferentes realidades, confrontando-os com a experiência das três oficinas-escola brasileiras estabelecidas nas cidades de João Pessoa, Salvador e São Luís. Esta análise permitiu identificar entraves comuns e possíveis caminhos para centros de formação profissional no campo da restauração, que tenham como princípios a formação integral do ser humano e o adensamento do poder nas mãos de quem lida com o conhecimento técnico, valorizando e reconhecendo o seu saber.This dissertation analyzes the importance of the oral and empirical transmission of the knowhow of the traditional craftsmen to safeguard the built Cultural Heritage, thus establishing a critique about the current forms of hiring restoration works and about the distance between theory and practice that is reflected in heritage preservation policies in Brazil. These tend to privilege the preservation of the architectural form and object through the instrument entitled tombamento, commonly leaving the traditional constructive techniques out of the discussion. This is a contradiction since the preservation of the architectural cultural heritage requires the mastery of constructive techniques no longer commonly applied, based fundamentally on manual work and, therefore, depending on the craftsmens skill and inventiveness. To contribute to the debate on how to estabilish the professional qualification of workers within restoration sites in the current Brazilian scenario, different types of experiences carried out in the public and private context are presented, focusing on the Escuelas Taller Program funded and disseminated in Latin America by the Spanish Agency for International Cooperation for Development from the 1990s. This program combines the preservation of cultural heritage with the rescue of traditional crafts, professional capacitation and the generation of income and work, using the learn by doing method, in which learning takes place in real work situations. The long duration and wide territorial reach of the program made it possible to compare different arrangements in different realities, comparing them with the experience of the three Brazilian school workshops established in the cities of João Pessoa, Salvador and São Luís. This analysis allowed us to identify common barriers and possible paths for professional qualification centers in restoration, having as principles the integral formation of the human being and the concentration of power in the hands of those who deal with technical knowledge, valuing and recognizing it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, João Marcos de AlmeidaFurloni, Camila Bezerra2019-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30012020-111743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-04T17:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-30012020-111743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-04T17:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra Restoration as art and pleasure in labour: professional qualification in worksites |
title |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra |
spellingShingle |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra Furloni, Camila Bezerra Constructive techniques Cultural heritage Formação profissional Ofícios tradicionais Patrimônio cultural Professional qualification Técnicas construtivas Traditional crafts |
title_short |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra |
title_full |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra |
title_fullStr |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra |
title_full_unstemmed |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra |
title_sort |
A restauração enquanto arte e alegria no trabalho: formação profissional em canteiros de obra |
author |
Furloni, Camila Bezerra |
author_facet |
Furloni, Camila Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, João Marcos de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furloni, Camila Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Constructive techniques Cultural heritage Formação profissional Ofícios tradicionais Patrimônio cultural Professional qualification Técnicas construtivas Traditional crafts |
topic |
Constructive techniques Cultural heritage Formação profissional Ofícios tradicionais Patrimônio cultural Professional qualification Técnicas construtivas Traditional crafts |
description |
A presente dissertação analisa a importância da transmissão oral e empírica do saber fazer dos artífices tradicionais para salvaguarda do Patrimônio Cultural edificado, estabelecendo assim uma crítica sobre as formas atuais de contratação de obras de restauração e sobre o distanciamento entre teoria e prática que se vê refletido nas políticas de preservação patrimonial no Brasil. Estas tendem a privilegiar a preservação da forma e do objeto arquitetônico por meio do instrumento do tombamento, deixando comumente as técnicas construtivas tradicionais à margem da discussão. Trata-se de uma contradição uma vez que para preservação do Patrimônio Cultural arquitetônico é imprescindível o domínio de técnicas construtivas já não mais correntemente aplicadas, baseadas fundamentalmente no trabalho manual e, dependendo, portanto, da destreza, habilidade e inventividade dos artesãos. Para contribuir na reflexão sobre como viabilizar a formação profissional do trabalhador dentro dos canteiros de obra de restauração no cenário brasileiro atual, são apresentados tipos distintos de experiências realizadas no âmbito público e privado, tendo como foco o Programa de Oficinas-Escola financiado e difundido na América Latina pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento a partir da década de 1990. Este programa conjuga a preservação do patrimônio cultural com o resgate de ofícios tradicionais, a formação profissional e a geração de renda e trabalho, utilizando o método aprender fazendo, em que a aprendizagem se dá em situações reais de trabalho. A longa duração e o largo alcance territorial do programa possibilitaram a comparação de diferentes arranjos em diferentes realidades, confrontando-os com a experiência das três oficinas-escola brasileiras estabelecidas nas cidades de João Pessoa, Salvador e São Luís. Esta análise permitiu identificar entraves comuns e possíveis caminhos para centros de formação profissional no campo da restauração, que tenham como princípios a formação integral do ser humano e o adensamento do poder nas mãos de quem lida com o conhecimento técnico, valorizando e reconhecendo o seu saber. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30012020-111743/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30012020-111743/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257494614704128 |