Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Diogo Marcelo Delben Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08082022-160612/
Resumo: A geografia humana está comprometida com o conhecimento das relações entre o ser humano e a natureza e dos diferentes espaços existentes na superfície terrestre. A geografia humana, por meio de princípios, conceitos e teorias, contribui para a compreensão dos aspectos políticos e econômicos presentes nos espaços, dos processos regionais e territoriais e de diversos temas de interesse acadêmico, científico e social. A integração sul-americana está apoiada nas características dos países e das suas populações e na evolução dos acontecimentos e nas conjunturas políticas que marcaram o continente e as suas regiões naturais e históricas. A integração sul-americana decorre da atuação dos Estados-nacionais e de organizações internacionais no campo das políticas internacionais (espaciais), do planejamento territorial e regional e da implementação de ações e projetos em diversas áreas, sobretudo em infraestrutura e transportes. Esse estudo tem como objetivo conhecer a situação das áreas e regiões tranfronteiças de Brasil e Bolívia e do Chaco-Pantanal com foco na construção e na implementação de estratégias e medidas de integração sul-americana, especialmente aquelas propostas no âmbito da IIRSA e da Unasul no período de 2000 a 2020. As políticas de integração sul-americana, notamente a IIRSA e a Unasul, reuniram subsídios geopolíticos e geoeconômicos e corroboraram para definição de outras políticas e medidas em prol da integração física do território e da implementação de projetos de infraestrutura e de transportes no continente. Os sistemas de planejamento territorial e regional e de gestão de projetos, idealizados pela IIRSA e incorporados pela Unasul, consistiram em avanços concretos da política integracionista sul-americana. A implementação das carteiras da IIRSA/UNASUL de projetos de infraestrutura e de transportes ocorreu de forma gradual e progressiva, contudo, não é possível afirmar que isso tem implicado numa mudança substancial na integração física e regional sul-americana, tampouco na fronteira entre Brasil e Bolívia. Constatou-se que a IIRSA e a Unasul propuseram unidades de planejamento e de desenvolvimento territorial, como o Eixo Interoceânico Central e o Eixo Hidrovia Paraguai- Paraná, que contemplam as áreas e as regiões fronteiriças do Chaco-Pantanal, e estabeleceram carteiras de projetos de infraestrutura e de transportes para viabilizar a integração regional, territorial e fronteiriça. Essas carteiras abrangiam diversos projetos de infraestrutura e de transportes rodoviários, ferroviários, hidroviários e de controles fronteiriços e permitiam avanços nesses setores, todavia, a implementação desses projetos enfrentava problemas políticos e institucionais, e a necessidade de maior participação dos governos sub-nacionais e da sociedade civil organizada e de maior investimento público-privado. Ainda assim, as políticas, as ações e os projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal produziram resultados interessantes e tinham o potencial de promover a integração regional, territorial e fronteiriça e o desenvolvimento.
id USP_d534067456c40968fc763a4eff423e3f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08082022-160612
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-PantanalSouth American integration and territorial and regional planning within the framework of IIRSA and UNASUR (2000-2020): policies, actions and transportation projects on the Brazil-Bolivia and the Chaco-Pantanal bordersAmérica do SulDevelopmentEstadoInfraestrutura, DesenvolvimentoInfrastructureInternational OrganizationsOrganizações InternacionaisSouth AmericaStateA geografia humana está comprometida com o conhecimento das relações entre o ser humano e a natureza e dos diferentes espaços existentes na superfície terrestre. A geografia humana, por meio de princípios, conceitos e teorias, contribui para a compreensão dos aspectos políticos e econômicos presentes nos espaços, dos processos regionais e territoriais e de diversos temas de interesse acadêmico, científico e social. A integração sul-americana está apoiada nas características dos países e das suas populações e na evolução dos acontecimentos e nas conjunturas políticas que marcaram o continente e as suas regiões naturais e históricas. A integração sul-americana decorre da atuação dos Estados-nacionais e de organizações internacionais no campo das políticas internacionais (espaciais), do planejamento territorial e regional e da implementação de ações e projetos em diversas áreas, sobretudo em infraestrutura e transportes. Esse estudo tem como objetivo conhecer a situação das áreas e regiões tranfronteiças de Brasil e Bolívia e do Chaco-Pantanal com foco na construção e na implementação de estratégias e medidas de integração sul-americana, especialmente aquelas propostas no âmbito da IIRSA e da Unasul no período de 2000 a 2020. As políticas de integração sul-americana, notamente a IIRSA e a Unasul, reuniram subsídios geopolíticos e geoeconômicos e corroboraram para definição de outras políticas e medidas em prol da integração física do território e da implementação de projetos de infraestrutura e de transportes no continente. Os sistemas de planejamento territorial e regional e de gestão de projetos, idealizados pela IIRSA e incorporados pela Unasul, consistiram em avanços concretos da política integracionista sul-americana. A implementação das carteiras da IIRSA/UNASUL de projetos de infraestrutura e de transportes ocorreu de forma gradual e progressiva, contudo, não é possível afirmar que isso tem implicado numa mudança substancial na integração física e regional sul-americana, tampouco na fronteira entre Brasil e Bolívia. Constatou-se que a IIRSA e a Unasul propuseram unidades de planejamento e de desenvolvimento territorial, como o Eixo Interoceânico Central e o Eixo Hidrovia Paraguai- Paraná, que contemplam as áreas e as regiões fronteiriças do Chaco-Pantanal, e estabeleceram carteiras de projetos de infraestrutura e de transportes para viabilizar a integração regional, territorial e fronteiriça. Essas carteiras abrangiam diversos projetos de infraestrutura e de transportes rodoviários, ferroviários, hidroviários e de controles fronteiriços e permitiam avanços nesses setores, todavia, a implementação desses projetos enfrentava problemas políticos e institucionais, e a necessidade de maior participação dos governos sub-nacionais e da sociedade civil organizada e de maior investimento público-privado. Ainda assim, as políticas, as ações e os projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal produziram resultados interessantes e tinham o potencial de promover a integração regional, territorial e fronteiriça e o desenvolvimento.Human geography is committed to the knowledge of the relations between human beings and nature and the different spaces existing on Earth\'s surface. Human geography, through principles, concepts and theories, contributes to the understanding of the political and economic aspects present in the spaces, regional and territorial processes and various topics of academic, scientific and social interest. South American integration is based on the characteristics of countries and their populations and on the evolution of events and political conjunctures that have marked the continent and its natural and historical regions. The South American integration stems from the actions of national states and international organizations in the field of international (space) policies, territorial and regional planning and the implementation of actions and projects in various areas, especially in infrastructure and transportation. This study aims to know the situation of the areas and regions of Brazil and Bolivia and the Chaco-Pantanal with a focus on the construction and implementation of Strategies and Measures of South American Integration, especially those proposed under IIRSA and UNASUR in the period of 2000 to 2020. The South American integration policies notified by IIRSA and UNASUR, gathered geopolitical and geo-economics subsidies and corroborated the definition of other policies and measures in the name of the physical integration of the territory and the implementation of infrastructure and transportation projects on the continent. The territorial and regional planning and project management systems, designed by IIRSA and incorporated by UNASUR, consisted of concrete advances in South American integrationist policy. The implementation of IIRSA/UNASUR portfolios of infrastructure and transportation projects occurred gradually and progressively. However, it is not possible to affirm that this has implied a substantial change in South American physical and regional integration, nor on the border between Brazil and Bolivia. It was found that IIRSA and UNASUR proposed planning and territorial development units, such as the Central Interoceanic Axis and the Paraguay-Paraná Waterway Axis, which cover the areas and border regions of the Chaco-Pantanal, and established portfolios of infrastructure and transportation projects to enable regional, territorial and border integration. These portfolios covered various infrastructure and transport projects for road, rail, waterway and border controls and allowed advances in these sectors; however, the implementation of these projects faced political and institutional problems and the need for greater participation of sub-national governments and organized civil society and greater public-private investment. Neverthemore, transportation policies, actions and projects on the Brazil-Bolivia and the Chaco-Pantanal borders produced interesting results and had the potential to promote regional, territorial and border integration and development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Wanderley Messias daLima, Diogo Marcelo Delben Ferreira de2022-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08082022-160612/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-08T19:14:30Zoai:teses.usp.br:tde-08082022-160612Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-08T19:14:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
South American integration and territorial and regional planning within the framework of IIRSA and UNASUR (2000-2020): policies, actions and transportation projects on the Brazil-Bolivia and the Chaco-Pantanal borders
title Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
spellingShingle Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
Lima, Diogo Marcelo Delben Ferreira de
América do Sul
Development
Estado
Infraestrutura, Desenvolvimento
Infrastructure
International Organizations
Organizações Internacionais
South America
State
title_short Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
title_full Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
title_fullStr Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
title_full_unstemmed Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
title_sort Integração sul-americana e planejamento territorial e regional no âmbito da IIRSA e da Unasul (2000-2020): políticas, ações e projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal
author Lima, Diogo Marcelo Delben Ferreira de
author_facet Lima, Diogo Marcelo Delben Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Wanderley Messias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Diogo Marcelo Delben Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv América do Sul
Development
Estado
Infraestrutura, Desenvolvimento
Infrastructure
International Organizations
Organizações Internacionais
South America
State
topic América do Sul
Development
Estado
Infraestrutura, Desenvolvimento
Infrastructure
International Organizations
Organizações Internacionais
South America
State
description A geografia humana está comprometida com o conhecimento das relações entre o ser humano e a natureza e dos diferentes espaços existentes na superfície terrestre. A geografia humana, por meio de princípios, conceitos e teorias, contribui para a compreensão dos aspectos políticos e econômicos presentes nos espaços, dos processos regionais e territoriais e de diversos temas de interesse acadêmico, científico e social. A integração sul-americana está apoiada nas características dos países e das suas populações e na evolução dos acontecimentos e nas conjunturas políticas que marcaram o continente e as suas regiões naturais e históricas. A integração sul-americana decorre da atuação dos Estados-nacionais e de organizações internacionais no campo das políticas internacionais (espaciais), do planejamento territorial e regional e da implementação de ações e projetos em diversas áreas, sobretudo em infraestrutura e transportes. Esse estudo tem como objetivo conhecer a situação das áreas e regiões tranfronteiças de Brasil e Bolívia e do Chaco-Pantanal com foco na construção e na implementação de estratégias e medidas de integração sul-americana, especialmente aquelas propostas no âmbito da IIRSA e da Unasul no período de 2000 a 2020. As políticas de integração sul-americana, notamente a IIRSA e a Unasul, reuniram subsídios geopolíticos e geoeconômicos e corroboraram para definição de outras políticas e medidas em prol da integração física do território e da implementação de projetos de infraestrutura e de transportes no continente. Os sistemas de planejamento territorial e regional e de gestão de projetos, idealizados pela IIRSA e incorporados pela Unasul, consistiram em avanços concretos da política integracionista sul-americana. A implementação das carteiras da IIRSA/UNASUL de projetos de infraestrutura e de transportes ocorreu de forma gradual e progressiva, contudo, não é possível afirmar que isso tem implicado numa mudança substancial na integração física e regional sul-americana, tampouco na fronteira entre Brasil e Bolívia. Constatou-se que a IIRSA e a Unasul propuseram unidades de planejamento e de desenvolvimento territorial, como o Eixo Interoceânico Central e o Eixo Hidrovia Paraguai- Paraná, que contemplam as áreas e as regiões fronteiriças do Chaco-Pantanal, e estabeleceram carteiras de projetos de infraestrutura e de transportes para viabilizar a integração regional, territorial e fronteiriça. Essas carteiras abrangiam diversos projetos de infraestrutura e de transportes rodoviários, ferroviários, hidroviários e de controles fronteiriços e permitiam avanços nesses setores, todavia, a implementação desses projetos enfrentava problemas políticos e institucionais, e a necessidade de maior participação dos governos sub-nacionais e da sociedade civil organizada e de maior investimento público-privado. Ainda assim, as políticas, as ações e os projetos de transportes na fronteira Brasil-Bolívia e no Chaco-Pantanal produziram resultados interessantes e tinham o potencial de promover a integração regional, territorial e fronteiriça e o desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08082022-160612/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08082022-160612/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090520857706496