Método para avaliação do impacto das tecnologias digitais na mobilidade urbana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facchini, Eduardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-19052021-143242/
Resumo: Esta tese apresenta um método denominado Método Aplicado Relativo (MAR), para avaliar os impactos das atuais tecnologias disruptivas no setor de serviços de transporte urbano, utilizando como parâmetro e analogia a conceitualização da teoria da lógica fuzzy. Ao mesmo tempo, desenvolve uma análise das precauções a serem tomadas com a operação do serviço de ônibus urbano, tendo como perspectiva central a busca pela avaliação da expectativa do usuário de transporte público urbano e suas consequências, buscando o suporte de dados da própria área para validar seu argumento. O próprio método é usado para verificar mudanças no comportamento e nas demandas dos usuários no mercado estabelecido, bem como em suas tendências, devido ao surgimento de tecnologias digitais disruptivas. O desenvolvimento desse método ocorreu devido às evidências de mudanças apresentadas pelo setor de transporte urbano, em meio à popularização do smartphone e ao uso de aplicativos. Portanto, é necessária a obtenção de informações para aprofundar o conhecimento dessas alterações, causadas por esses impactos, uma vez que o setor delineou reações e mostrou sinais de desgaste. A análise desenvolvida usando esse método estabelece como parâmetro o uso de modos urbanos de transporte coletivo e individual. Apresenta a análise de uma iniciativa implementada na Rede Noturna da Capital Paulistana e quatro pesquisas, duas sendo amplamente divulgadas: uma do setor de serviços comerciais focado em uma empresa que utiliza uma plataforma de tecnologia digital e outra, inédita, desenvolvida exclusivamente para fins desta tese, em conjunto para corroborar a validação do método. O método foi desenvolvido em virtude dos problemas observados pelo setor, da necessidade de melhoria em mostrado da Operação Controlada em São Paulo, de pesquisas e em artigos, que apontavam a relação da evasão de demanda em razão da imagem negativa do sistema de transporte por ônibus urbano. E foi validado tendo como parâmetro as pesquisas mais representativas do setor.
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O próprio método é usado para verificar mudanças no comportamento e nas demandas dos usuários no mercado estabelecido, bem como em suas tendências, devido ao surgimento de tecnologias digitais disruptivas. O desenvolvimento desse método ocorreu devido às evidências de mudanças apresentadas pelo setor de transporte urbano, em meio à popularização do smartphone e ao uso de aplicativos. Portanto, é necessária a obtenção de informações para aprofundar o conhecimento dessas alterações, causadas por esses impactos, uma vez que o setor delineou reações e mostrou sinais de desgaste. A análise desenvolvida usando esse método estabelece como parâmetro o uso de modos urbanos de transporte coletivo e individual. Apresenta a análise de uma iniciativa implementada na Rede Noturna da Capital Paulistana e quatro pesquisas, duas sendo amplamente divulgadas: uma do setor de serviços comerciais focado em uma empresa que utiliza uma plataforma de tecnologia digital e outra, inédita, desenvolvida exclusivamente para fins desta tese, em conjunto para corroborar a validação do método. O método foi desenvolvido em virtude dos problemas observados pelo setor, da necessidade de melhoria em mostrado da Operação Controlada em São Paulo, de pesquisas e em artigos, que apontavam a relação da evasão de demanda em razão da imagem negativa do sistema de transporte por ônibus urbano. E foi validado tendo como parâmetro as pesquisas mais representativas do setor.This doctoral thesis presents a method named Relative Applied Method (MAR) to evaluate the impacts of current disruptive technologies on the urban transport services sector, using as a parameter and analogy the conceptualization of the theory of Fuzzy Logic. At the same time, it develops an analysis of the precautions to be taken with the operation of the urban bus service, having as its central perspective the search for the evaluation of the user expectation of urban public transport and its consequences, seeking the support of data from the area itself to validate your argument. The method itself is used to verify changes in the behavior and demands of users in the established market, as well as their trends, due to the emergence of disruptive digital technologies. The development of this method occurred due to the evidence of changes presented by the urban transport sector, amid the popularization of the smartphone and the use of applications. Therefore, it is necessary to obtain information to deepen theknowledge of these changes, due to these impacts, since the industry outlined reactions and showed signs of wear. The analysis developed using this method establishes as a parameter the use of urban modes of collective and individual transportation. It presents the analysis of an initiative implemented in São Paulo City Night Network and four researches. Two being widely publicized, one from the commercial services industry focused on a company using a digital technology platform and another unpublished, developed exclusively for the purposes of this monograph, together to corroborate the validation of the method. The method was developed due to the problems observed by the sector, the need for improvement in case shown by the São Paulo Controlled Operation, research and articles, which showed the relationship of demand evasion due to the negative image of the transport system by City bus. And it was validated taking as its parameter the most representative research in the sector.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, Eduardo MarioFacchini, Eduardo2020-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-19052021-143242/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-19T21:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-19052021-143242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-19T21:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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