Cirurgia segura: as evidências científicas para elaboração de uma intervenção educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bartira Aparecida Cury
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-05102018-185655/
Resumo: Resumo: A segurança na assistência cirúrgica é um grande desafio nas instituições hospitalares, sendo que a implantação da lista de verificação de cirurgia segura tem mobilizado os profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, que atuam em centros cirúrgicos. Objetivos: este estudo objetivou analisar as evidências científicas sobre a lista de verificação de cirurgia segura; e propor uma estratégia educativa para a implantação da lista de verificação de cirurgia segura com base nestas evidências. Materiais e método: Trata-se de um estudo metodológico, de revisão integrativa (RI), fundamentada na Prática Baseada em Evidências, cuja busca foi realizada com os descritores segurança do paciente e enfermagem perioperatória/patient safety e perioperative nursing, nas base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), com a questão de pesquisa \"Quais as evidências científicas nacionais e internacionais sobre a lista de verificação de cirurgia segura, que podem subsidiar a proposição de uma estratégia educativa para a sua implantação?\". Mediante critérios de inclusão e de exclusão, a amostra final foi constituída por 16 artigos científicos, que foram categorizados em dois temas. No tema \"Participação para implantação do checklist\" houve indicação de estratégias que podem favorecer a participação ativa dos profissionais de saúde, tanto para a sua implantação como seu aperfeiçoamento; e no tema \"Avaliação da implantação do checklist\" evidenciou-se aspectos importantes para a avaliação do processo de implantação na prática clínica, mas também há necessidade de estratégias para melhorar o comprometimento interprofissional. Com a análise destas evidências, elaborou-se a proposição de uma estratégia educativa para favorecer a implantação da lista de verificação de cirurgia segura em unidades de centro cirúrgico. Acreditamos que a estratégia proposta favorecerá a implantação e aperfeiçoamento da segurança na assistência cirúrgica aos pacientes, bem como a participação interprofissional.
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Materiais e método: Trata-se de um estudo metodológico, de revisão integrativa (RI), fundamentada na Prática Baseada em Evidências, cuja busca foi realizada com os descritores segurança do paciente e enfermagem perioperatória/patient safety e perioperative nursing, nas base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), com a questão de pesquisa \"Quais as evidências científicas nacionais e internacionais sobre a lista de verificação de cirurgia segura, que podem subsidiar a proposição de uma estratégia educativa para a sua implantação?\". Mediante critérios de inclusão e de exclusão, a amostra final foi constituída por 16 artigos científicos, que foram categorizados em dois temas. No tema \"Participação para implantação do checklist\" houve indicação de estratégias que podem favorecer a participação ativa dos profissionais de saúde, tanto para a sua implantação como seu aperfeiçoamento; e no tema \"Avaliação da implantação do checklist\" evidenciou-se aspectos importantes para a avaliação do processo de implantação na prática clínica, mas também há necessidade de estratégias para melhorar o comprometimento interprofissional. Com a análise destas evidências, elaborou-se a proposição de uma estratégia educativa para favorecer a implantação da lista de verificação de cirurgia segura em unidades de centro cirúrgico. Acreditamos que a estratégia proposta favorecerá a implantação e aperfeiçoamento da segurança na assistência cirúrgica aos pacientes, bem como a participação interprofissional.Abstract: Safety in surgical care is a great challenge in hospital institutions, and the implementation of a surgical safety checklist has mobilized health professionals, mainly nurses, who work in surgical centers. Objectives: This study was intended to analyze the national and international scientific evidence on surgical safety checklist; and to propose an educational strategy for its implementation, based on such evidence. Materials and methods: This is a methodological study, typified as integrative review (IR), underpinned by Evidence-Based Practice, whose search was held using the descriptors \"segurança do paciente\", \"enfermagem perioperatória\"/\"patient safety\", \"perioperative nursing\", in the Latin American & Caribbean Health Sciences Literature (LILACS) and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) databases, with the research question \"What can the national and international scientific evidence on surgical safety checklist offer to subsidize the proposal of an educational strategy for its implementation?\". After applying the inclusion and exclusion criteria, the final sample consisted of 16 scientific articles, which were categorized into two topics. In the topic \"Participation for implementation of the checklist\", strategies capable of fostering the active participation of health professionals were indicated, both for their implementation and for their enhancement; and in the topic \"Evaluation of the implementation of the checklist\", important aspects for the evaluation of the implementation process in clinical practice were evidenced, but there was also an emphasis on the need for strategies to improve the interprofessional commitment. With the analysis of such evidence, we drew up the proposition of an educational strategy to foster the implementation of the surgical safety checklist in surgical centers. We believe that the proposed strategy will foster the implementation and enhancement of the safety in the surgical care to patients, as well as the interprofessional participation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSonobe, Helena MegumiSilva, Bartira Aparecida Cury2018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-05102018-185655/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-05102018-185655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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