Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torquato, Tiago Lourenço de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-17022020-194737/
Resumo: As ocorrências de trânsito são grandes causadoras de mortes tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Tradicionalmente, atribuiu-se aos condutores a maior parte da responsabilidade por esses registros, porém a repetição dos casos em regiões específicas nutriria a hipótese da existência de locais com maior risco. Entende-se que a identicação desses trechos teria importância fundamental na tentativa de mitigar esse problema grave. Já que essa possibilitaria maior eficiência na aplicação de medidas de segurança para reduzir as probabilidades, ou até a gravidade, das ocorrências. Essa tese teve o objetivo de investigar o uso da variável jerk (primeira derivada da aceleração no tempo) como indicadora de locais de risco de saídas de pista ocasionadas por falta de consistência geométrica entre as tangentes de aproximação e as curvas horizontais subsequentes. Para tanto, realizou-se um experimento controlado em simulador de direção de base fixa. Os resultados do trabalho mostraram que houve efeito significativo da variação das características geométricas no valor do jerk mínimo médio aplicado. Ainda houve correlação forte do indicador proposto com dois métodos tradicionais. Fomenta-se a continuação do desenvolvimento do uso do jerk mínimo como indicador de consistência geométrica para rodovias. Em tempos de Big Data e sensores espalhados pela população, o uso de uma variável de obtenção, aparentemente, simplificada possibilitaria o levantamento em tempo real de problemas de infraestrutura, como a inconsistência geométrica nas rodovias, com a contribuição dos próprios usuários.
id USP_d5b4e4ca3bdfebf5226efd4ac73a4172
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17022020-194737
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Jerk como indicador de consistência geométrica para rodoviasJerk as a road geometric consistency indicatorConsistência de TraçadoControlled ExperimentDriving SimulatorExperimento ControladoGeometric ConsistencyJerkJerkSimulador de DireçãoAs ocorrências de trânsito são grandes causadoras de mortes tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Tradicionalmente, atribuiu-se aos condutores a maior parte da responsabilidade por esses registros, porém a repetição dos casos em regiões específicas nutriria a hipótese da existência de locais com maior risco. Entende-se que a identicação desses trechos teria importância fundamental na tentativa de mitigar esse problema grave. Já que essa possibilitaria maior eficiência na aplicação de medidas de segurança para reduzir as probabilidades, ou até a gravidade, das ocorrências. Essa tese teve o objetivo de investigar o uso da variável jerk (primeira derivada da aceleração no tempo) como indicadora de locais de risco de saídas de pista ocasionadas por falta de consistência geométrica entre as tangentes de aproximação e as curvas horizontais subsequentes. Para tanto, realizou-se um experimento controlado em simulador de direção de base fixa. Os resultados do trabalho mostraram que houve efeito significativo da variação das características geométricas no valor do jerk mínimo médio aplicado. Ainda houve correlação forte do indicador proposto com dois métodos tradicionais. Fomenta-se a continuação do desenvolvimento do uso do jerk mínimo como indicador de consistência geométrica para rodovias. Em tempos de Big Data e sensores espalhados pela população, o uso de uma variável de obtenção, aparentemente, simplificada possibilitaria o levantamento em tempo real de problemas de infraestrutura, como a inconsistência geométrica nas rodovias, com a contribuição dos próprios usuários.Traffic crashes are a major cause of death in both developed and developing countries. Traditionally, most of the responsibility for such records was attributed to drivers, but the repetition of the cases in specific regions would support the hypothesis of the existence of higher risk locations. In a general understanding, this identification would have a fundamental importance in attempting to mitigate this serious problem. Since this would allow greater efficiency in the application of safety measures to reduce the probabilities, or even the severity, of the occurrences. The aim of this thesis was to investigate the use of the jerk (the first derivative of acceleration in time) as an indicator of run-off-road risk locations caused by lack of geometric consistency between the approach tangents and the subsequent horizontal curves. For this purpose, a controlled experiment was carried out in a fixed-base driving simulator. The results of the research showed that there was a significant effect of the variation of the geometric characteristics in the value of the applied average minimum jerk. There was still a strong correlation between the proposed indicator with two traditional methods. The results would encourage the further development of the use of the minimum jerk as an indicator of geometric consistency for highways. In times of Big Data and sensors spread out throughout the population, the use of a seemingly simplified obtainable variable would allow the real-time survey of infrastructure problems, such as the geometric inconsistency of the roads, with the contribution of the users themselves.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLarocca, Ana Paula CamargoTorquato, Tiago Lourenço de Lima2019-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-17022020-194737/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-19T22:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-17022020-194737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-19T22:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias
Jerk as a road geometric consistency indicator
title Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias
spellingShingle Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias
Torquato, Tiago Lourenço de Lima
Consistência de Traçado
Controlled Experiment
Driving Simulator
Experimento Controlado
Geometric Consistency
Jerk
Jerk
Simulador de Direção
title_short Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias
title_full Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias
title_fullStr Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias
title_full_unstemmed Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias
title_sort Jerk como indicador de consistência geométrica para rodovias
author Torquato, Tiago Lourenço de Lima
author_facet Torquato, Tiago Lourenço de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Larocca, Ana Paula Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Torquato, Tiago Lourenço de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Consistência de Traçado
Controlled Experiment
Driving Simulator
Experimento Controlado
Geometric Consistency
Jerk
Jerk
Simulador de Direção
topic Consistência de Traçado
Controlled Experiment
Driving Simulator
Experimento Controlado
Geometric Consistency
Jerk
Jerk
Simulador de Direção
description As ocorrências de trânsito são grandes causadoras de mortes tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Tradicionalmente, atribuiu-se aos condutores a maior parte da responsabilidade por esses registros, porém a repetição dos casos em regiões específicas nutriria a hipótese da existência de locais com maior risco. Entende-se que a identicação desses trechos teria importância fundamental na tentativa de mitigar esse problema grave. Já que essa possibilitaria maior eficiência na aplicação de medidas de segurança para reduzir as probabilidades, ou até a gravidade, das ocorrências. Essa tese teve o objetivo de investigar o uso da variável jerk (primeira derivada da aceleração no tempo) como indicadora de locais de risco de saídas de pista ocasionadas por falta de consistência geométrica entre as tangentes de aproximação e as curvas horizontais subsequentes. Para tanto, realizou-se um experimento controlado em simulador de direção de base fixa. Os resultados do trabalho mostraram que houve efeito significativo da variação das características geométricas no valor do jerk mínimo médio aplicado. Ainda houve correlação forte do indicador proposto com dois métodos tradicionais. Fomenta-se a continuação do desenvolvimento do uso do jerk mínimo como indicador de consistência geométrica para rodovias. Em tempos de Big Data e sensores espalhados pela população, o uso de uma variável de obtenção, aparentemente, simplificada possibilitaria o levantamento em tempo real de problemas de infraestrutura, como a inconsistência geométrica nas rodovias, com a contribuição dos próprios usuários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-17022020-194737/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-17022020-194737/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257091589275648