Uma contribuição ao estudo do processo de recuperação de empresas em dificuldades financeiras no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Marcelo Monteiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-02092008-155403/
Resumo: Inúmeras razões podem levar uma empresa até então saudável a enfrentar dificuldades financeiras. Entretanto, as pesquisas demonstram que a falta de liquidez, geralmente, não é o problema central, mas apenas uma conseqüência de outros fatores que, possivelmente, já manifestaram seus sintomas antes da crise financeira se instalar. Se os primeiros indícios desta situação puderem ser percebidos em tempo hábil, talvez a espiral decrescente possa ser evitada ou revertida, desde que haja um trabalho consciente de detecção dos reais problemas enfrentados pela empresa, conjugado com intervenções rápidas e eficazes que restabeleçam o seu equilíbrio econômico e financeiro. Esta tese estuda todo este processo de recuperação de empresas em dificuldades financeiras, desde os sinais de uma eventual deterioração, o diagnóstico que identifique suas causas, a formulação de um plano de recuperação e a sua negociação com os stakeholders em circunstâncias de fortes conflitos de interesses, até o turnaround em si. Os objetivos centrais foram identificar fatores críticos que mais podem contribuir para o sucesso de uma recuperação e propor um modelo teórico que sirva de referência para a estruturação destes processos. Para tanto, esta tese desenvolveu uma significativa pesquisa qualitativa, com características descritivas, explicativas e exploratórias. A técnica utilizada como estratégia de coleta de dados foi a entrevista individual e em profundidade, visto que se buscava conhecer detalhes de um processo e o universo da pesquisa é composto por experts profissionais. Todas as entrevistas foram conduzidas com base em um formulário de pesquisa semi-estruturado e flexível, o que permitiu grande interação ao longo de diálogos orientados. A amostra da pesquisa se baseou no critério da representatividade, permitindo aprofundamento, abrangência e diversidade na compreensão das múltiplas dimensões de um turnaround. Foram entrevistados conceituados consultores com vasta experiência nesta atividade, além de outros importantes agentes envolvidos neste processo, como investidores, gestores, advogados e administradores judiciais. Trata-se de uma amostra representativa, cujo valor provém do conhecimento, da experiência e da reputação dos profissionais ouvidos. Os resultados da pesquisa distinguem causas e sintomas das crises financeiras e evidenciam a existência de problemas recorrentes, padrões de atitudes, erros e comportamentos que precedem o insucesso das empresas. Foram identificados dez fatores críticos de sucesso para a recuperação de empresas em dificuldades financeiras; são eles: negociação, estabilização, tempo, atitude, os fundamentos do negócio, credibilidade, informação, unidade de comando, implementação e uma oportunidade. Por fim, foi proposto um modelo conceitual com três dimensões básicas: estratégica, organizacional e financeira, cujas fases em cada dimensão evoluem ao longo do tempo e afetam a função-objetivo da empresa.
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Esta tese estuda todo este processo de recuperação de empresas em dificuldades financeiras, desde os sinais de uma eventual deterioração, o diagnóstico que identifique suas causas, a formulação de um plano de recuperação e a sua negociação com os stakeholders em circunstâncias de fortes conflitos de interesses, até o turnaround em si. Os objetivos centrais foram identificar fatores críticos que mais podem contribuir para o sucesso de uma recuperação e propor um modelo teórico que sirva de referência para a estruturação destes processos. Para tanto, esta tese desenvolveu uma significativa pesquisa qualitativa, com características descritivas, explicativas e exploratórias. A técnica utilizada como estratégia de coleta de dados foi a entrevista individual e em profundidade, visto que se buscava conhecer detalhes de um processo e o universo da pesquisa é composto por experts profissionais. Todas as entrevistas foram conduzidas com base em um formulário de pesquisa semi-estruturado e flexível, o que permitiu grande interação ao longo de diálogos orientados. A amostra da pesquisa se baseou no critério da representatividade, permitindo aprofundamento, abrangência e diversidade na compreensão das múltiplas dimensões de um turnaround. Foram entrevistados conceituados consultores com vasta experiência nesta atividade, além de outros importantes agentes envolvidos neste processo, como investidores, gestores, advogados e administradores judiciais. Trata-se de uma amostra representativa, cujo valor provém do conhecimento, da experiência e da reputação dos profissionais ouvidos. Os resultados da pesquisa distinguem causas e sintomas das crises financeiras e evidenciam a existência de problemas recorrentes, padrões de atitudes, erros e comportamentos que precedem o insucesso das empresas. Foram identificados dez fatores críticos de sucesso para a recuperação de empresas em dificuldades financeiras; são eles: negociação, estabilização, tempo, atitude, os fundamentos do negócio, credibilidade, informação, unidade de comando, implementação e uma oportunidade. Por fim, foi proposto um modelo conceitual com três dimensões básicas: estratégica, organizacional e financeira, cujas fases em cada dimensão evoluem ao longo do tempo e afetam a função-objetivo da empresa.A previously healthy company can find itself in financial difficulty for countless reasons. Research shows, however, that lack of liquidity is generally not the central problem, but a consequence of other factors, whose symptoms may have already started to appear before the financial crisis began. If the first signs of this situation can be recognized far enough in advance, the downward spiral may be avoided or even reversed, as long as there is a conscious effort to detect the company\'s real problems, together with quick, effective interventions to reestablish economic and financial balance. This thesis examines the whole turnaround process of companies in financial difficulty, from the first signs of deterioration, through a diagnosis of the causes, the formulation of a recovery plan and negotiations with stakeholders in a situation where there are strong conflicts of interests, to the actual turnaround itself. Our main objectives were to identify the critical factors that most contributed to the success of a recovery and to propose a theoretical model to serve as a reference for the structuring of these processes. To this end, this thesis involved an extensive qualitative study, which was descriptive, explanatory, and exploratory. We used in-depth, individual interviews as a data collection strategy, since we were interested in the details of the process, and the interviewees were all experts. All of the interviews were based on a loosely structured, flexible questionnaire, which allowed a great deal of interaction throughout the prompted conversations. Study participants were chosen for their representativeness, allowing for depth, breadth, and diversity in the understanding of the multiple dimensions of a turnaround. We interviewed highly respected consultants with extensive experience in the area, as well as other important agents in the process, such as investors, managers, lawyers, and legal administrators. It is a representative sampling, whose value is derived from the knowledge, experience, and reputation of the professionals interviewed. The results of the study distinguish between causes and symptoms of financial crises and show that there are recurrent problems and patterns of attitudes, errors, and behaviors that precede such crises within companies. We identified ten factors critical to the successful recovery of companies experiencing financial difficulties, these being: negotiation, stabilization, time, attitude, business foundations, credibility, information, unity of command, implementation, and an opportunity. Finally, we propose a conceptual model with three basic dimensions - strategic, organizational, and financial - whose phases in each dimension develop over time and affect the objective function of the company.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFama, RubensPerez, Marcelo Monteiro2008-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-02092008-155403/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-02092008-155403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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