Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo: desenvolvimento e validação de um software educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luciana Mara Monti
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-11052007-161444/
Resumo: Tanto na formação de enfermeiros como na capacitação de profissionais que atuam na assistência ao pré-termo, há escassez de material didático-pedagógico sobre semiotécnica e semiologia. A revisão da literatura sugere que este tema seja ministrado aos alunos, utilizando tecnologia que permita a aproximação máxima da realidade. Desta forma, é importante elaborar estratégias e instrumentos que apresentem, gradativamente, a complexidade e a especificidade do recém-nascido prétermo. Na era da informática, vislumbra-se as inúmeras possibilidades do uso do computador na educação. Assim, o objetivo do presente estudo é desenvolver e validar um software educacional sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo. Para tal, utilizou-se o referencial pedagógico da problematização e a metodologia de desenvolvimento de software de Bernardo. O software foi desenvolvido utilizando tecnologia avançada, informatizada, interativa e com simulações. Por meio de recursos de hipertexto apresenta-se uma série de mídias integradas, como fotos, figuras, vídeos e sons. O conteúdo foi organizado em quatro partes: 1. apresentação, que inclui também a justificativa e o objetivo do software educativo e uma lista das abreviaturas utilizadas; 2. semiotécnica, contendo conceitos teóricos e práticos das técnicas de inspeção, palpação, percussão e ausculta utilizadas na avaliação clínica; 3. semiologia, contendo aspectos conceituais e históricos, o contexto da avaliação clínica na unidade neonatal (o recém-nascido pré-termo, o avaliador, o ambiente e a família) e os tipos de avaliação (ao nascimento, de transição e sistemática). A avaliação clínica sistemática foi organizada por necessidades humanas básicas (psicobiológica-oxigenação, circulação, termorregulação, alimentação e hidratação, eliminação, integridade tecidual, sono e repouso, sexualidade e percepção sensorial; psicossocial-segurança, amor e aceitação, gregária e atenção; e psicoespiritual); 4. simulações, com 143 questões de múltipla escolha e respectivos feedback de resposta certa ou errada, visando testar os conhecimentos adquiridos com o uso do software, que são apresentadas aleatoriamente, considerando-se que houve aprendizado adequado quando o estudante acertar pelo menos 70% das questões. O software apresenta também os links galeria, referências e ficha técnica. A validação de conteúdo e aparência do software foi feita com a participação de três especialistas em informática, dois técnicos em audiovisual e onze enfermeiros (docentes e enfermeiros assistenciais). A grande maioria dos itens avaliados no software recebeu conceitos bom e muito bom de mais de 70% dos avaliadores, sendo portanto validado sua aparência e seu conteúdo. Assim, consideramos que o produto desenvolvido Resumo está adequado para ser disponibilizado para uso no ensino de enfermagem sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico da problematização.
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Assim, o objetivo do presente estudo é desenvolver e validar um software educacional sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo. Para tal, utilizou-se o referencial pedagógico da problematização e a metodologia de desenvolvimento de software de Bernardo. O software foi desenvolvido utilizando tecnologia avançada, informatizada, interativa e com simulações. Por meio de recursos de hipertexto apresenta-se uma série de mídias integradas, como fotos, figuras, vídeos e sons. O conteúdo foi organizado em quatro partes: 1. apresentação, que inclui também a justificativa e o objetivo do software educativo e uma lista das abreviaturas utilizadas; 2. semiotécnica, contendo conceitos teóricos e práticos das técnicas de inspeção, palpação, percussão e ausculta utilizadas na avaliação clínica; 3. semiologia, contendo aspectos conceituais e históricos, o contexto da avaliação clínica na unidade neonatal (o recém-nascido pré-termo, o avaliador, o ambiente e a família) e os tipos de avaliação (ao nascimento, de transição e sistemática). A avaliação clínica sistemática foi organizada por necessidades humanas básicas (psicobiológica-oxigenação, circulação, termorregulação, alimentação e hidratação, eliminação, integridade tecidual, sono e repouso, sexualidade e percepção sensorial; psicossocial-segurança, amor e aceitação, gregária e atenção; e psicoespiritual); 4. simulações, com 143 questões de múltipla escolha e respectivos feedback de resposta certa ou errada, visando testar os conhecimentos adquiridos com o uso do software, que são apresentadas aleatoriamente, considerando-se que houve aprendizado adequado quando o estudante acertar pelo menos 70% das questões. O software apresenta também os links galeria, referências e ficha técnica. A validação de conteúdo e aparência do software foi feita com a participação de três especialistas em informática, dois técnicos em audiovisual e onze enfermeiros (docentes e enfermeiros assistenciais). A grande maioria dos itens avaliados no software recebeu conceitos bom e muito bom de mais de 70% dos avaliadores, sendo portanto validado sua aparência e seu conteúdo. Assim, consideramos que o produto desenvolvido Resumo está adequado para ser disponibilizado para uso no ensino de enfermagem sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico da problematização.In nursing education as well as in preterm care professional training, there is a lack of didactical-pedagogical material on physical examination. A literature review suggests that this theme be presented to students with the help of technology that permits the closest possible approximation of reality. Hence, it is important to elaborate strategies and instruments that gradually present the complexity and specificity of preterm infants. In the age of informatics, the use of computers in education offers countless possibilities. This study aims to develop and validate an educational software on physical examination of preterm infants. We used the problematizing pedagogical reference framework and Bernardo s software development methodology. The software was developed through advanced interactive computer technology and simulations. Hypertext resources were used to present a series of integrated media, such as pictures, figures, videos and sound fragments. The content was organized in four parts: 1. the presentation, which also included the justification and objective of the educational software, and a list of used abbreviations; 2. semiological techniques, containing theoretical and practical concepts of inspection, palpation, percussion and auscultation techniques used in clinical assessment; 3. semiology, discussing conceptual and historical aspects, the context of clinical assessment at the neonatal unit (preterm infant, evaluator, environment and family) and assessment types (at birth, transition and systematic assessment). Systematic clinical assessment was organized according to basic human needs (psychobiological-oxygenation, circulation, thermoregulation, feeding and hydration, elimination, tissue integrity, sleep and rest, sexuality and sensory perception; psychosocial-security, love and acceptance, gregarious and attention; and psychospiritual); 4. simulations, covering 143 multiple choice questions and the respective feedback on right or wrong answers, with a view to testing the knowledge acquired through the software, in a random presentation. Learning was considered adequate if the student answered correctly at least 70% of questions. The software also presents links to gallery, references and technical card. Content and face validation involved three informatics specialists, two audiovisual technicians and eleven nurses (faculty members and clinical nurses). More than 70% of the experts assessed a large majority of the assessed software items as good or very good, so that its face and contents were validated. Thus, we consider that the developed product is adequate for use in nursing teaching about physical examination of preterm infants, in the context of the problematizing pedagogical reference framework.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScochi, Carmen Gracinda SilvanFonseca, Luciana Mara Monti2007-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-11052007-161444/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-11052007-161444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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