O protagonismo das pastilhas na cromaticidade da arquitetura: o caso do bairro Higienópolis em São Paulo (1940-1950)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-01122021-175123/ |
Resumo: | A cromatização da arquitetura se dá de diferentes formas, variando de acordo com cada cultura, região e época, sendo especialmente definida pelos materiais empregados na construção. Esta pesquisa investiga o papel do revestimento de pastilhas em edifícios de múltiplos pavimentos, enquanto elemento cromático das fachadas. Este revestimento foi amplamente utilizado em São Paulo, no período em que a cidade se verticalizava, sendo empregado tanto por arquitetos renomados, quanto, pelo mercado imobiliário. Assim, foi objetivo deste estudo coletar, sistematizar e documentar dados provenientes de levantamentos cromáticos realizados nas fachadas e áreas comuns de edifícios residenciais, tendo em vista a investigação da função da cor, enquanto componente do projeto arquitetônico. O recorte metodológico proposto foi o bairro de Higienópolis, nas décadas de 1940 e 1950. Para isso, foram selecionados três estudos de caso: o Ed. Prudência (1944), de Rino Levi; o Ed. Louveira (1946), de Vilanova Artigas; e o Ed. Parque das Hortênsias (1951), de Artacho Jurado. Este estudo se justifica por sua contribuição para a historiografia da Arquitetura Moderna, ao explorar a temática da materialidade e da função da cor no projeto de arquitetura. A metodologia aplicada nas análises arquitetônicas se respalda nas propostas de Afonso (2019), já os registros, sistematização e produção das fichas cromáticas se basearam nos levantamentos de Balieiro (2020). O referencial teórico se apoia na produção de autores que tratam do tema, cor na arquitetura, como Pernão (2012), Cesar (2015), e Moceri (2016). Quanto a materialidade da arquitetura, são explorados os trabalhos de Cunha (2016), Ruas (2014) e Bedolini (2019). Sobre o contexto histórico de verticalização da cidade de São Paulo, e da atuação dos arquitetos neste cenário, foram os estudados os autores Segawa (2014), Homem (1980), Lemos (1990), dentre outros. |
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O protagonismo das pastilhas na cromaticidade da arquitetura: o caso do bairro Higienópolis em São Paulo (1940-1950)The role of mosaic tiles in the chromaticity of architecture: the case of the Higienópolis neighborhood in São Paulo (1940-1950).Arquitetura modernaColor checkColor in architectureCor na arquiteturaHigienópolisHigienópolisLevantamentos cromáticosModern architectureMosaic tilesRevestimento de pastilhasA cromatização da arquitetura se dá de diferentes formas, variando de acordo com cada cultura, região e época, sendo especialmente definida pelos materiais empregados na construção. Esta pesquisa investiga o papel do revestimento de pastilhas em edifícios de múltiplos pavimentos, enquanto elemento cromático das fachadas. Este revestimento foi amplamente utilizado em São Paulo, no período em que a cidade se verticalizava, sendo empregado tanto por arquitetos renomados, quanto, pelo mercado imobiliário. Assim, foi objetivo deste estudo coletar, sistematizar e documentar dados provenientes de levantamentos cromáticos realizados nas fachadas e áreas comuns de edifícios residenciais, tendo em vista a investigação da função da cor, enquanto componente do projeto arquitetônico. O recorte metodológico proposto foi o bairro de Higienópolis, nas décadas de 1940 e 1950. Para isso, foram selecionados três estudos de caso: o Ed. Prudência (1944), de Rino Levi; o Ed. Louveira (1946), de Vilanova Artigas; e o Ed. Parque das Hortênsias (1951), de Artacho Jurado. Este estudo se justifica por sua contribuição para a historiografia da Arquitetura Moderna, ao explorar a temática da materialidade e da função da cor no projeto de arquitetura. A metodologia aplicada nas análises arquitetônicas se respalda nas propostas de Afonso (2019), já os registros, sistematização e produção das fichas cromáticas se basearam nos levantamentos de Balieiro (2020). O referencial teórico se apoia na produção de autores que tratam do tema, cor na arquitetura, como Pernão (2012), Cesar (2015), e Moceri (2016). Quanto a materialidade da arquitetura, são explorados os trabalhos de Cunha (2016), Ruas (2014) e Bedolini (2019). Sobre o contexto histórico de verticalização da cidade de São Paulo, e da atuação dos arquitetos neste cenário, foram os estudados os autores Segawa (2014), Homem (1980), Lemos (1990), dentre outros.The chromaticization of architecture takes place in different ways, varying according to each culture, region and time, being especially defined by the materials used in the construction. This research investigates the role of mosaic tiles in multi-storey buildings as a chromatic element of facades. This coating was widely used in São Paulo, during the period when the city became vertical, being used both by renowned architects, and by the real estate market. Thus, the objective of this study was to collect, systematize and document data from chromatic surveys carried out on the facades and common areas of residential buildings, with a view to investigating the function of color as a component of the architectural project. The proposed methodological approach was the investigation of the neighborhood of Higienópolis, in the 1940s and 1950s. For this, three case studies were selected: Ed. Prudência (1944), by Rino Levi; Ed. Louveira (1946), by Vilanova Artigas; and the Ed. Parque das Hortênsias (1951), by Artacho Jurado. This study is justified by its contribution to the historiography of Modern Architecture, exploring the theme of materiality and the function of color in architectural design. The methodology applied in the architectural analysis is supported by the proposals of Afonso (2019), while the records, systematization and production of color sheets were based on surveys by Balieiro (2020). The theoretical framework is based on the production of authors who deal with the theme, color in architecture, such as Pernão (2012), Cesar (2015), and Moceri (2016). As for the materiality of architecture, the works of Cunha (2016), Ruas (2014) and Bedolini (2019) are explored. About the historical context of the verticalization of the city of São Paulo, and the role of architects in this scenario, the authors Segawa (2014), Homem (1980), Lemos (1990), among others, were studied.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCesar, João Carlos de OliveiraCoêlho, Camilla Thais de Meneses2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-01122021-175123/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-07T18:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-01122021-175123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-07T18:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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