Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camps, Christiane Isabelle Couve de Murville
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-28052009-194703/
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar psicanaliticamente a potencialidade mutativa de oficinas de teatro espontâneo no atendimento a adolescentes em fase de escolha profissional, que concebemos, winnicottianamente, como gesto espontâneo quando pode se dar de modo emocionalmente amadurecido e integrado. O trabalho foi realizado com sete estudantes de escola particular, durante duas semanas, em cinco sessões grupais de até três horas de duração. O acontecer clínico seguiu a configuração das oficinas \"Ser e Fazer\", que se caracterizam pelo uso de materialidades mediadoras, pela adoção do holding como intervenção essencial e pela prática de contínuo diálogo com o pensamento winnicottiano. Foram então elaboradas narrativas psicanalíticas, consideradas à luz do método psicanalítico, no sentido da busca de evidências de transformações dos campos psicológicos-vivenciais. A partir das análises, foi possível constatar a ocorrência de transformações significativas na experiência emocional relativa à escolha profissional, que podem ser atribuídas ao fato de os jovens terem podido utilizar transicionalmente um ambiente fundamentalmente sustentador.
id USP_d61bae044fa9c9a6ef09890bd0332d16
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28052009-194703
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottianaBeing and Doing in the Professional choice: Differentiated Attendance in the Winnicott Clinic.AdolescentesAdolescentsEscolha profissionalProfessional choicePsicanálisePsychoanalysiisSpontaneity theatreTeatro de espontaneidadeWinnicott Donald Woods 1896-1971Winnicott Donald Woods 1896-1971Este estudo tem como objetivo investigar psicanaliticamente a potencialidade mutativa de oficinas de teatro espontâneo no atendimento a adolescentes em fase de escolha profissional, que concebemos, winnicottianamente, como gesto espontâneo quando pode se dar de modo emocionalmente amadurecido e integrado. O trabalho foi realizado com sete estudantes de escola particular, durante duas semanas, em cinco sessões grupais de até três horas de duração. O acontecer clínico seguiu a configuração das oficinas \"Ser e Fazer\", que se caracterizam pelo uso de materialidades mediadoras, pela adoção do holding como intervenção essencial e pela prática de contínuo diálogo com o pensamento winnicottiano. Foram então elaboradas narrativas psicanalíticas, consideradas à luz do método psicanalítico, no sentido da busca de evidências de transformações dos campos psicológicos-vivenciais. A partir das análises, foi possível constatar a ocorrência de transformações significativas na experiência emocional relativa à escolha profissional, que podem ser atribuídas ao fato de os jovens terem podido utilizar transicionalmente um ambiente fundamentalmente sustentador.This study aims at investigating on a psychoanalytical basis the mutative potentiality of spontaneous theater workshops in the attendance to adolescents at professional choice phase, which we conceive, on a Winnicott basis, as spontaneous gesture when it can happen emotionally mature and integrated. The work was conducted with seven private school students, during two weeks, in five group sessions lasting up to three hours. The clinical happening followed the workshops configuration \"Being and Doing\", characterized by the use of mediator materialities, upon the adoption of the holding as essential intervention by the continuous dialogue with Winnicott thought. Psychoanalytical narratives have been prepared in the light of the psychoanalytical method, in the sense of searching for evidences of transformations of the experiential psychological fields. As from the analyses, it was possible to notice the occurrence of significant transformations in the emotional experience related to the professional choice, which may be attributed to the fact that the young people were able to use on a transitional basis a fundamentally supporting environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVaisberg, Tania Maria Jose AielloCamps, Christiane Isabelle Couve de Murville2009-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-28052009-194703/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-28052009-194703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana
Being and Doing in the Professional choice: Differentiated Attendance in the Winnicott Clinic.
title Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana
spellingShingle Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana
Camps, Christiane Isabelle Couve de Murville
Adolescentes
Adolescents
Escolha profissional
Professional choice
Psicanálise
Psychoanalysiis
Spontaneity theatre
Teatro de espontaneidade
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Winnicott Donald Woods 1896-1971
title_short Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana
title_full Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana
title_fullStr Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana
title_full_unstemmed Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana
title_sort Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana
author Camps, Christiane Isabelle Couve de Murville
author_facet Camps, Christiane Isabelle Couve de Murville
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.author.fl_str_mv Camps, Christiane Isabelle Couve de Murville
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Adolescents
Escolha profissional
Professional choice
Psicanálise
Psychoanalysiis
Spontaneity theatre
Teatro de espontaneidade
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Winnicott Donald Woods 1896-1971
topic Adolescentes
Adolescents
Escolha profissional
Professional choice
Psicanálise
Psychoanalysiis
Spontaneity theatre
Teatro de espontaneidade
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Winnicott Donald Woods 1896-1971
description Este estudo tem como objetivo investigar psicanaliticamente a potencialidade mutativa de oficinas de teatro espontâneo no atendimento a adolescentes em fase de escolha profissional, que concebemos, winnicottianamente, como gesto espontâneo quando pode se dar de modo emocionalmente amadurecido e integrado. O trabalho foi realizado com sete estudantes de escola particular, durante duas semanas, em cinco sessões grupais de até três horas de duração. O acontecer clínico seguiu a configuração das oficinas \"Ser e Fazer\", que se caracterizam pelo uso de materialidades mediadoras, pela adoção do holding como intervenção essencial e pela prática de contínuo diálogo com o pensamento winnicottiano. Foram então elaboradas narrativas psicanalíticas, consideradas à luz do método psicanalítico, no sentido da busca de evidências de transformações dos campos psicológicos-vivenciais. A partir das análises, foi possível constatar a ocorrência de transformações significativas na experiência emocional relativa à escolha profissional, que podem ser atribuídas ao fato de os jovens terem podido utilizar transicionalmente um ambiente fundamentalmente sustentador.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-28052009-194703/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-28052009-194703/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091148771229696