Mulheres Chicano em festa: análise das relações socioculturais de lazer na Festa do Pau na Colônia Chicano em Santa Bárbara do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Junior, Jose Ribamar Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-29042019-150047/
Resumo: As festividades são muito mais do que encontros para divertimento e distração da rotina. Elas constituem uma forma de atuação social que possibilita o encontro de indivíduos, bem como a formação de grupos sociais, fortalecendo, direta e indiretamente, a identidade e a cultura daqueles que participam delas e da comunidade que as acolhe. Dentro da área de estudos do Turismo, o lazer representa um campo de investigação que abrange muito mais do que o senso comum denomina como tempo livre, descanso e/ou divertimento. O lazer, nessa perspectiva, faz parte do desenvolvimento pessoal e social, podendo até ser considerado uma reivindicação da cidadania de um povo. Desse modo, as festividades, entendidas a partir desse campo de estudo, podem ser examinadas como um espaço-tempo de interação social, em que laços culturais são (re)criados, bem como transformados. Por isso, o Turismo, concebido como prática social e não como ação apenas mercadológica, pode contribuir para entender as festividades em suas potencialidades socioculturais. Partindo desses pressupostos, este estudo teve, como objetivo, investigar a relação do lazer e do turismo na Festividade de São Raimundo Nonato, conhecida popularmente como Festa do Pau, realizada no segundo final de semana de setembro de todos anos desde 1952, na Colônia Chicano, situada na região metropolitana de Belém do Pará, dentro do município de Santa Bárbara. Essa festividade foi escolhida dadas as suas particularidades socioculturais, como: (a) ela é realizada prioritariamente por mulheres residentes da Colônia Chicano, mas aceita a participação de mulheres externas a essa comunidade; (b) tem caráter religioso (em prol de uma promessa cristã), mas utiliza instrumentos profanos para a sua execução (elementos fálicos; bebidas alcóolicas; músicas populares; dentre outros); (c) é tradicional, isto é, os costumes do festejo são passados de mãe para filha, mas todo ano tem variações em execução. Como se nota, é uma festividade que rompe com paradigmas patriarcais ao colocar o gênero feminino à frente em sua realização, bem como prevê a comunhão entre elementos do sagrado e do profano, entendidos estes como ações e instrumentos mundanos e aqueles como atos e símbolos religiosos. Essas características são observadas pelo viés teórico do Lazer e do Turismo neste estudo a partir das pesquisas de diferentes autores relacionados às duas áreas. Para tanto, partiu-se de uma metodologia que utilizou o método qualitativo, com a combinação da pesquisa bibliográfica, documental e empírica. O método utilizado foi o estudo de caso, e as principais técnicas a utilizadas foram a observação participante e a análise de conteúdo, a partir da coleta de dados in loco, entrevistas e relatos. Os principais resultados que podem ser apontados em relação à Festividade de São Raimundo Nonato são que se trata de um evento comunitário que reúne diversos nichos sociais, transformando as relações entre os indivíduos para além e aquém do mero divertimento, sendo, inclusive, um tipo de afirmação social, em especial do público feminino. Isso também permite visualizar que o lazer pode ser um indutor da cidadania que não se restringe ao poder público, nem precisa necessariamente dele para se consolidar
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spelling Mulheres Chicano em festa: análise das relações socioculturais de lazer na Festa do Pau na Colônia Chicano em Santa Bárbara do ParáChicano Women in Celebration: analysis of the socio-cultural relations of leisure in the Feast of Pau Chicano Colony, in Santa Bárbara do ParáAtividades de lazerCommunity participationCulturaCultureFestividadeFestivityLeisure activitiesParticipação da comunidadeTourismTurismoAs festividades são muito mais do que encontros para divertimento e distração da rotina. Elas constituem uma forma de atuação social que possibilita o encontro de indivíduos, bem como a formação de grupos sociais, fortalecendo, direta e indiretamente, a identidade e a cultura daqueles que participam delas e da comunidade que as acolhe. Dentro da área de estudos do Turismo, o lazer representa um campo de investigação que abrange muito mais do que o senso comum denomina como tempo livre, descanso e/ou divertimento. O lazer, nessa perspectiva, faz parte do desenvolvimento pessoal e social, podendo até ser considerado uma reivindicação da cidadania de um povo. Desse modo, as festividades, entendidas a partir desse campo de estudo, podem ser examinadas como um espaço-tempo de interação social, em que laços culturais são (re)criados, bem como transformados. Por isso, o Turismo, concebido como prática social e não como ação apenas mercadológica, pode contribuir para entender as festividades em suas potencialidades socioculturais. Partindo desses pressupostos, este estudo teve, como objetivo, investigar a relação do lazer e do turismo na Festividade de São Raimundo Nonato, conhecida popularmente como Festa do Pau, realizada no segundo final de semana de setembro de todos anos desde 1952, na Colônia Chicano, situada na região metropolitana de Belém do Pará, dentro do município de Santa Bárbara. Essa festividade foi escolhida dadas as suas particularidades socioculturais, como: (a) ela é realizada prioritariamente por mulheres residentes da Colônia Chicano, mas aceita a participação de mulheres externas a essa comunidade; (b) tem caráter religioso (em prol de uma promessa cristã), mas utiliza instrumentos profanos para a sua execução (elementos fálicos; bebidas alcóolicas; músicas populares; dentre outros); (c) é tradicional, isto é, os costumes do festejo são passados de mãe para filha, mas todo ano tem variações em execução. Como se nota, é uma festividade que rompe com paradigmas patriarcais ao colocar o gênero feminino à frente em sua realização, bem como prevê a comunhão entre elementos do sagrado e do profano, entendidos estes como ações e instrumentos mundanos e aqueles como atos e símbolos religiosos. Essas características são observadas pelo viés teórico do Lazer e do Turismo neste estudo a partir das pesquisas de diferentes autores relacionados às duas áreas. Para tanto, partiu-se de uma metodologia que utilizou o método qualitativo, com a combinação da pesquisa bibliográfica, documental e empírica. O método utilizado foi o estudo de caso, e as principais técnicas a utilizadas foram a observação participante e a análise de conteúdo, a partir da coleta de dados in loco, entrevistas e relatos. Os principais resultados que podem ser apontados em relação à Festividade de São Raimundo Nonato são que se trata de um evento comunitário que reúne diversos nichos sociais, transformando as relações entre os indivíduos para além e aquém do mero divertimento, sendo, inclusive, um tipo de afirmação social, em especial do público feminino. Isso também permite visualizar que o lazer pode ser um indutor da cidadania que não se restringe ao poder público, nem precisa necessariamente dele para se consolidarFestivities are more than just fun and distracting encounters. They constitute a form of social action that enables the encounter of individuals, as well as the formation of social groups, directly and indirectly strengthening the identity and culture of those who participate in them and the community that welcomes them. Within the area of tourism studies, leisure represents a field of research that encompasses much more than what common sense calls free time, rest and/or fun. Leisure, in this perspective, is part of personal and social development, and may even be considered a claim of citizenship of a people. In this way, festivals, understood from this field of study, can be examined as a space-time of social interaction, in which cultural bonds are (re)created as well as transformed. For this reason, tourism, conceived as social practice and not as market-only action, can contribute to understand the festivities in their socio-cultural potentialities. Based on these assumptions, this study aims to investigate the relationship between leisure and tourism in the Festival of São Raimundo Nonato, popularly known as \"Stick Party, held in the second weekend of September of all years since 1952, in Chicano Colony, located in the metropolitan area of Belém do Pará, within the municipality of Santa Bárbara. This festivity was chosen due to its socio-cultural particularities as: (a) it is carried out primarily by women residents of the Chicano Colony, but accepts the participation of women external to this community; (b) it has a religious character (in favor of a Christian promise), but uses profane instruments for its execution (phallic elements, alcoholic drinks, popular music, among others); (c) is traditional, that is, the customs of the celebration are passed from mother to daughter, but every year there are variations running. As we can see, it is a festivity that breaks with the patriarch\'s paradigms by placing the feminine gender ahead in its realization, as well as foresees the communion between elements of the sacred and the profane, understood as mundane actions and instruments and those, as acts and symbols religious. These characteristics are observed by the theoretical bias of Leisure and Tourism in this study from the researches of different authors related to the two areas. For this, it is based on a methodology that uses the qualitative method, with the combination of bibliographical, documentary and empirical research. The method used will be a case study and the main techniques to be used are participant observation and data collection in loco, through photographs, interviews and reports. The research has relevance in the area of leisure and tourism because the Festival of São Raimundo Nonato is an event that brings together various social niches, transforming relations between individuals beyond, mere fun, and is even a kind of social affirmation, in particular the female audience. This also exposes that leisure can be an inducer of citizenship that is not restricted to the Public Power, nor does it necessarily need to consolidate itBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPStoppa, Edmur AntonioFerreira Junior, Jose Ribamar Carvalho2019-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-29042019-150047/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:53:30Zoai:teses.usp.br:tde-29042019-150047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:53:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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