Investigação numérica do ruído aerodinâmico irradiado por barras prismáticas transversais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-05032021-103602/ |
Resumo: | O ruído aerodinâmico é uma fonte de ruído relevante em automóveis e domina a pressão sonora total no interior do habitáculo em velocidades de cruzeiro acima dos 110km/h superando as contribuições sonoras oriundas da rodagem e do conjunto motopropulsor. Acessórios externos como os racks de teto podem irradiar ruído aerodinâmico com características tonais em adição ao ruído de banda larga, configurando assim um dos problemas mais críticos para o desempenho de aeroacústica de um veículo. Ciente das vantagens de comprovar o desempenho destes acessórios ainda nas fases inicias do projeto, optou-se por analisar, via método híbrido de aeroacústica computacional, o ruído irradiado por cilindros submetidos a escoamento de ar transversal em regime subsônico e em diferentes configurações pelo fato destes possuírem vasta documentação técnica disponível e também por irradiarem ruído aerodinâmico com características semelhantes ao ruído emitido pelas barras transversais dos racks de teto. O método de Lattice-Boltzmann e a analogia acústica de Ffowcs-Williams e Hawkings foram aplicados nas simulações numéricas de casos como o de um cilindro isolado e o de cilindros alinhados em tandem em túnel de vento anecóico e o de um cilindro em túnel de vento semi-anecóico, sendo que, após a obtenção das curvas de densidade espectral de potência do ruído irradiado, utilizou-se a análise de decomposição em modos dinâmicos para determinar as estruturas coerentes presentes no escoamento em cada uma das frequências de interesse. As frequências fundamentais e as harmônicas dos tonais foram capturadas com precisão de ao menos 95% e as amplitudes das curvas do ruído em campo afastado mostram boa aproximação com os testes de referência. As estruturas coerentes resultantes da análise de decomposição em modos dinâmicos também apresentaram boa aproximação com a física dos problemas e a natureza do ruído aerodinâmico. O método abordado mostrou-se eficaz e versátil em aplicações de aeroacústica e aerodinâmica servindo de ferramenta importante na solução de problemas nas fases iniciais do projeto onde o custo de modificação é baixo e a facilidade de modificação elevada. |
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Investigação numérica do ruído aerodinâmico irradiado por barras prismáticas transversais.Numerical investigation of aerodynamic noise irradiate by transverse prismatic bars.Acoustic analogyAeroacústicaAnalogia acústicaComputational aeroacousticsDecomposição em modos dinâmicos.Dynamic mode decompositionLattice-BoltzmannLattice-BoltzmannO ruído aerodinâmico é uma fonte de ruído relevante em automóveis e domina a pressão sonora total no interior do habitáculo em velocidades de cruzeiro acima dos 110km/h superando as contribuições sonoras oriundas da rodagem e do conjunto motopropulsor. Acessórios externos como os racks de teto podem irradiar ruído aerodinâmico com características tonais em adição ao ruído de banda larga, configurando assim um dos problemas mais críticos para o desempenho de aeroacústica de um veículo. Ciente das vantagens de comprovar o desempenho destes acessórios ainda nas fases inicias do projeto, optou-se por analisar, via método híbrido de aeroacústica computacional, o ruído irradiado por cilindros submetidos a escoamento de ar transversal em regime subsônico e em diferentes configurações pelo fato destes possuírem vasta documentação técnica disponível e também por irradiarem ruído aerodinâmico com características semelhantes ao ruído emitido pelas barras transversais dos racks de teto. O método de Lattice-Boltzmann e a analogia acústica de Ffowcs-Williams e Hawkings foram aplicados nas simulações numéricas de casos como o de um cilindro isolado e o de cilindros alinhados em tandem em túnel de vento anecóico e o de um cilindro em túnel de vento semi-anecóico, sendo que, após a obtenção das curvas de densidade espectral de potência do ruído irradiado, utilizou-se a análise de decomposição em modos dinâmicos para determinar as estruturas coerentes presentes no escoamento em cada uma das frequências de interesse. As frequências fundamentais e as harmônicas dos tonais foram capturadas com precisão de ao menos 95% e as amplitudes das curvas do ruído em campo afastado mostram boa aproximação com os testes de referência. As estruturas coerentes resultantes da análise de decomposição em modos dinâmicos também apresentaram boa aproximação com a física dos problemas e a natureza do ruído aerodinâmico. O método abordado mostrou-se eficaz e versátil em aplicações de aeroacústica e aerodinâmica servindo de ferramenta importante na solução de problemas nas fases iniciais do projeto onde o custo de modificação é baixo e a facilidade de modificação elevada.Aerodynamic noise is a relevant source of noise in ground vehicles, dominating the total sound pressure level inside the cabin at cruising speeds above 110km/h and exceeding the acoustic contributions of the road and powertrain. External accessories, such as roof racks, can irradiate aerodynamic noise with tonal characteristics in addition to the broadband noise, being this one of the most critical problems for vehicle\'s aeroacoustic performance. Aware of the advantages of verifying the performance of these accessories in the early stages of the project, it was decided to analyze, via hybrid computational aeroacoustics method, the noise radiated by transverse cylinders in subsonic air flow and in different configurations due to the fact that they have a wide range of technical documentation available and also for radiating aerodynamic noise with similar characteristics to the noise emitted by the roof rack crossbars. The Lattice-Boltzmann method and the Ffowcs-Williams and Hawking acoustic analogy have been applied in numerical simulations of cases such as one cylinder and two cylinders arranged in tandem in 12qan anechoic wind tunnel and that of a cylinder in a semi-anechoic wind tunnel and, after obtaining the power spectral density curves of the radiated noise the dynamic mode decomposition analysis was applied to determine the coherent structures present in the flow at each of the frequencies of interest. The fundamental frequencies and the harmonics of the tonal noise have been captured with an accuracy of at least 95% and the amplitudes of the far field noise power spectral density curves shown good approximation with the reference tests. The coherent structures resulting from the dynamic mode decomposition analysis also presented a good approximation with the physics of the simulated cases and with the nature of the aerodynamic noise. The method employed in the present investigation proved to be effectiveand versatile in aeroacoustics and aerodynamics applications, serving as important tool in solving problems in the early phases of the project where the cost of modification is low and the ease for modification high.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAssi, Gustavo Roque da SilvaPadial, Lucas Mozelli2020-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-05032021-103602/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:03:42Zoai:teses.usp.br:tde-05032021-103602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O ruído aerodinâmico é uma fonte de ruído relevante em automóveis e domina a pressão sonora total no interior do habitáculo em velocidades de cruzeiro acima dos 110km/h superando as contribuições sonoras oriundas da rodagem e do conjunto motopropulsor. Acessórios externos como os racks de teto podem irradiar ruído aerodinâmico com características tonais em adição ao ruído de banda larga, configurando assim um dos problemas mais críticos para o desempenho de aeroacústica de um veículo. Ciente das vantagens de comprovar o desempenho destes acessórios ainda nas fases inicias do projeto, optou-se por analisar, via método híbrido de aeroacústica computacional, o ruído irradiado por cilindros submetidos a escoamento de ar transversal em regime subsônico e em diferentes configurações pelo fato destes possuírem vasta documentação técnica disponível e também por irradiarem ruído aerodinâmico com características semelhantes ao ruído emitido pelas barras transversais dos racks de teto. O método de Lattice-Boltzmann e a analogia acústica de Ffowcs-Williams e Hawkings foram aplicados nas simulações numéricas de casos como o de um cilindro isolado e o de cilindros alinhados em tandem em túnel de vento anecóico e o de um cilindro em túnel de vento semi-anecóico, sendo que, após a obtenção das curvas de densidade espectral de potência do ruído irradiado, utilizou-se a análise de decomposição em modos dinâmicos para determinar as estruturas coerentes presentes no escoamento em cada uma das frequências de interesse. As frequências fundamentais e as harmônicas dos tonais foram capturadas com precisão de ao menos 95% e as amplitudes das curvas do ruído em campo afastado mostram boa aproximação com os testes de referência. As estruturas coerentes resultantes da análise de decomposição em modos dinâmicos também apresentaram boa aproximação com a física dos problemas e a natureza do ruído aerodinâmico. O método abordado mostrou-se eficaz e versátil em aplicações de aeroacústica e aerodinâmica servindo de ferramenta importante na solução de problemas nas fases iniciais do projeto onde o custo de modificação é baixo e a facilidade de modificação elevada. |
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