A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Beatriz Santos de
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-05122022-135820/
Resumo: Este estudo pretende investigar o que foi a modernidade brasileira durante seu período inicial, a partir da arquitetura das escolas públicas construídas na capital do país durante o período de 1928-1940. A arquitetura das escolas, pensada dentro de uma historicidade concreta, foi discutida como paradigma de um projeto de modernização da sociedade e da própria arquitetura. Os conteúdos globais e culturais implícitos no desenvolvimento de uma tipologia funcional - o prédio escolar - permitiram pensar não só o próprio processo de desenho e as implicações da atividade projetual, como também, responder objetivamente sobre a criação de um espaço moderno em arquitetura, condizente com o discurso oficial que se dizia moderno e revolucionário. De uma maneira mais abrangente, o estudo reflete sobre o grau de influência das determinações sociais globais sobre a forma, enquanto expressão plástica e organização espacial.
id USP_d77c5f5d394ee62702153a2e075372ff
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05122022-135820
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)The official modernity: the architecture of Federal District\'s Public Schools (1928-1940)EscolasHistória da arquiteturaNot availableEste estudo pretende investigar o que foi a modernidade brasileira durante seu período inicial, a partir da arquitetura das escolas públicas construídas na capital do país durante o período de 1928-1940. A arquitetura das escolas, pensada dentro de uma historicidade concreta, foi discutida como paradigma de um projeto de modernização da sociedade e da própria arquitetura. Os conteúdos globais e culturais implícitos no desenvolvimento de uma tipologia funcional - o prédio escolar - permitiram pensar não só o próprio processo de desenho e as implicações da atividade projetual, como também, responder objetivamente sobre a criação de um espaço moderno em arquitetura, condizente com o discurso oficial que se dizia moderno e revolucionário. De uma maneira mais abrangente, o estudo reflete sobre o grau de influência das determinações sociais globais sobre a forma, enquanto expressão plástica e organização espacial.This research aims to investigate the Brazilian modernity during its initial period, through the architecture of public schools, built in the capital of the country in the years of 1928-1940. The schools architecture, reflected from a historical perspective, is discussed as being the paradigm of a society modernization project as well as architecture\'s. The global and cultural contents within the development of a functional typology the school building enabled analyzing not only the designing process itself implications of the projecting activities, but also objectively answering about the generation of a modern space in architecture, in accordance presented as with the governmental speech, pretending to be modern and revolutionary. From a broader perspective, the research reflects about the level of the influence of the global social directions over the form, while plastic expression and special organization.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorona, EduardoOliveira, Beatriz Santos de1991-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-05122022-135820/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-05T17:03:57Zoai:teses.usp.br:tde-05122022-135820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-05T17:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
The official modernity: the architecture of Federal District\'s Public Schools (1928-1940)
title A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
spellingShingle A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
Oliveira, Beatriz Santos de
Escolas
História da arquitetura
Not available
title_short A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
title_full A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
title_fullStr A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
title_full_unstemmed A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
title_sort A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
author Oliveira, Beatriz Santos de
author_facet Oliveira, Beatriz Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corona, Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Beatriz Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
História da arquitetura
Not available
topic Escolas
História da arquitetura
Not available
description Este estudo pretende investigar o que foi a modernidade brasileira durante seu período inicial, a partir da arquitetura das escolas públicas construídas na capital do país durante o período de 1928-1940. A arquitetura das escolas, pensada dentro de uma historicidade concreta, foi discutida como paradigma de um projeto de modernização da sociedade e da própria arquitetura. Os conteúdos globais e culturais implícitos no desenvolvimento de uma tipologia funcional - o prédio escolar - permitiram pensar não só o próprio processo de desenho e as implicações da atividade projetual, como também, responder objetivamente sobre a criação de um espaço moderno em arquitetura, condizente com o discurso oficial que se dizia moderno e revolucionário. De uma maneira mais abrangente, o estudo reflete sobre o grau de influência das determinações sociais globais sobre a forma, enquanto expressão plástica e organização espacial.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-05122022-135820/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-05122022-135820/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090429747986432