Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Danilo da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-30052008-111539/
Resumo: Este trabalho aborda um problema ainda não explorado na literatura denominado 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), que compreende resolver simultaneamente o roteamento e carregamento tridimensional de veículos considerando frota heterogênea e janela de tempo. Foi desenvolvido um algoritmo específico para resolver o problema, denominado 3DC. Neste algoritmo foram introduzidas algumas inovações, entre elas, um novo operador de busca local (k-IntensiveSwap) e uma nova heurística de carregamento de contêiner. O algoritmo foi comparado aos melhores resultados disponíveis na literatura para problemas particulares ao apresentado. Houve bom desempenho no caso do CLP (container loading problem), bom resultado na redução do tamanho de frota no caso do 3L-VRP (threedimensional loading vehicle routing problem) e desempenho superior ao problema mais complexo estudado, o 3L-VRPTW (three-dimensional loading vehicle routing problem with time windows). Finalmente, apresentou-se um conjunto de avaliação, instâncias e soluções, para o problema completo com frota heterogênea e janela de tempo.
id USP_d790e0a427b764eac9326155100b8411
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30052008-111539
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.Integration of loading and vehicle routing problems with time windows and heterogeneous fleet.Container loading problemContêineresEmpacotamento tridimensionalHeurísticasHeuristicsLocal searchOptimizationOtimização combinatóriaRoteirizarãoTransporte de cargasVehicle routing problemEste trabalho aborda um problema ainda não explorado na literatura denominado 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), que compreende resolver simultaneamente o roteamento e carregamento tridimensional de veículos considerando frota heterogênea e janela de tempo. Foi desenvolvido um algoritmo específico para resolver o problema, denominado 3DC. Neste algoritmo foram introduzidas algumas inovações, entre elas, um novo operador de busca local (k-IntensiveSwap) e uma nova heurística de carregamento de contêiner. O algoritmo foi comparado aos melhores resultados disponíveis na literatura para problemas particulares ao apresentado. Houve bom desempenho no caso do CLP (container loading problem), bom resultado na redução do tamanho de frota no caso do 3L-VRP (threedimensional loading vehicle routing problem) e desempenho superior ao problema mais complexo estudado, o 3L-VRPTW (three-dimensional loading vehicle routing problem with time windows). Finalmente, apresentou-se um conjunto de avaliação, instâncias e soluções, para o problema completo com frota heterogênea e janela de tempo.This work presents a problem not treated yet on the literature referenced as 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), which deals simultaneously with vehicle routing and its three-dimensional loading considering heterogeneous fleet and time windows. The algorithm developed for the specific problem is called 3DC. This algorithm introduces a new local search operator called k-IntensiveSwap and a new container loading heuristic. The results are compared with the best-known results from literature for particular problems embeeded on the general problem presented. The quality of solution was good in comparison other methods for CLP (container loading problem), it has good results in terms of reduction fleet sizing in the case of 3L-VRP (three-dimensional loading vehicle routing problem) and as for 3L-VRPTW (threedimensional loading vehicle routing problem with time windows) the performance was very superior. Finally, it is presented a solution set as benchmark for future comparison with the general problem, with heterogeneous fleet.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYoshizaki, Hugo Tsugunobu YoshidaCampos, Danilo da Silva2008-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-30052008-111539/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-30052008-111539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
Integration of loading and vehicle routing problems with time windows and heterogeneous fleet.
title Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
spellingShingle Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
Campos, Danilo da Silva
Container loading problem
Contêineres
Empacotamento tridimensional
Heurísticas
Heuristics
Local search
Optimization
Otimização combinatória
Roteirizarão
Transporte de cargas
Vehicle routing problem
title_short Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
title_full Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
title_fullStr Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
title_full_unstemmed Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
title_sort Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
author Campos, Danilo da Silva
author_facet Campos, Danilo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Danilo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Container loading problem
Contêineres
Empacotamento tridimensional
Heurísticas
Heuristics
Local search
Optimization
Otimização combinatória
Roteirizarão
Transporte de cargas
Vehicle routing problem
topic Container loading problem
Contêineres
Empacotamento tridimensional
Heurísticas
Heuristics
Local search
Optimization
Otimização combinatória
Roteirizarão
Transporte de cargas
Vehicle routing problem
description Este trabalho aborda um problema ainda não explorado na literatura denominado 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), que compreende resolver simultaneamente o roteamento e carregamento tridimensional de veículos considerando frota heterogênea e janela de tempo. Foi desenvolvido um algoritmo específico para resolver o problema, denominado 3DC. Neste algoritmo foram introduzidas algumas inovações, entre elas, um novo operador de busca local (k-IntensiveSwap) e uma nova heurística de carregamento de contêiner. O algoritmo foi comparado aos melhores resultados disponíveis na literatura para problemas particulares ao apresentado. Houve bom desempenho no caso do CLP (container loading problem), bom resultado na redução do tamanho de frota no caso do 3L-VRP (threedimensional loading vehicle routing problem) e desempenho superior ao problema mais complexo estudado, o 3L-VRPTW (three-dimensional loading vehicle routing problem with time windows). Finalmente, apresentou-se um conjunto de avaliação, instâncias e soluções, para o problema completo com frota heterogênea e janela de tempo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-30052008-111539/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-30052008-111539/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091198628921344