Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-152646/ |
Resumo: | O estágio supervisionado é um período de aproximação entre teoria e prática, no qual o futuro professor adquire saberes docentes a partir da experiência, contribuindo para a construção de sua identidade docente (PIMENTA, 2005). Essa experiência pode estar embebida de outras proposições, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que ao longo da formação inicial, possibilita a aquisição de conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho colaborativo, para a resolução de questões-problema (MARTINS, 2016). Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compeender uma proposta de Aprendizagem baseada em projetos (ABP) na formação inicial de professores de Educação Física para a sua atuação no estágio supervisionado. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual possui uma amostra constituída de 8 participantes. Para a análise dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) com apoio da estatística descritiva (SILVESTRE, 2007). As conclusões apontam que a ABP, em culminância com o estágio supervisionado, possibilitaram aos participantes compreenderem sua trajetória de vida e os elementos que influenciam na aquisição de saberes docentes e na ressiginificação de sua identidade como futuros docentes. Todavia ainda são necessários futuros estudos para que se possa compreender a influência da ABP na formação inicial nos cursos de licenciatura em Educação Física, no que tange a aquisição de conhecimentos no momento do estágio supervisionado |
id |
USP_d7b141029c608b571325d9710d220a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07052024-152646 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docenteProject-based learning in Physical Education initial formation reframing teaching identityEducação física escolarFormação docenteLife projectProjeto de vidaSchool physical educationTeacher identityO estágio supervisionado é um período de aproximação entre teoria e prática, no qual o futuro professor adquire saberes docentes a partir da experiência, contribuindo para a construção de sua identidade docente (PIMENTA, 2005). Essa experiência pode estar embebida de outras proposições, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que ao longo da formação inicial, possibilita a aquisição de conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho colaborativo, para a resolução de questões-problema (MARTINS, 2016). Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compeender uma proposta de Aprendizagem baseada em projetos (ABP) na formação inicial de professores de Educação Física para a sua atuação no estágio supervisionado. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual possui uma amostra constituída de 8 participantes. Para a análise dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) com apoio da estatística descritiva (SILVESTRE, 2007). As conclusões apontam que a ABP, em culminância com o estágio supervisionado, possibilitaram aos participantes compreenderem sua trajetória de vida e os elementos que influenciam na aquisição de saberes docentes e na ressiginificação de sua identidade como futuros docentes. Todavia ainda são necessários futuros estudos para que se possa compreender a influência da ABP na formação inicial nos cursos de licenciatura em Educação Física, no que tange a aquisição de conhecimentos no momento do estágio supervisionadoThe supervised internship is a period of approximation between theory and practice, in which the future teacher acquires knowledge from experience, contributing to the construction of their teaching identity (PIMENTA, 2005). This experience may be embedded in other propositions, such as Project-Based Learning (PBL), which in higher education teaches academic content to students in the context of collaborative work to solve problems (MARTINS, 2016). Therefore, the present research project aims to understand a Project Based Learning (PBL) approach in the Physical Education course. There were 8 participants on this qualitative study, and the data were analyzed using methodological instruments such as the Content Analysis (BARDIN, 2016) supported by Descriptive Statistics (SILVESTRE, 2007). The conclusions point out that the PBL aligned with the supervised internship have helped participants reflect upon their live journey thus facilitating the understanding of the elements which take part on the construction of their teaching identity. However, deeper projects are needed to fully understand the influence of the PBL on the Physical Education courses and how they affect the acquisition of the practical knowledge by the studentsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Sergio RobertoCarrascoza, Lucas Sertório2024-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-152646/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-10T15:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-07052024-152646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-10T15:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente Project-based learning in Physical Education initial formation reframing teaching identity |
title |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente Carrascoza, Lucas Sertório Educação física escolar Formação docente Life project Projeto de vida School physical education Teacher identity |
title_short |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente |
title_full |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente |
title_sort |
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente |
author |
Carrascoza, Lucas Sertório |
author_facet |
Carrascoza, Lucas Sertório |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Sergio Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrascoza, Lucas Sertório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Formação docente Life project Projeto de vida School physical education Teacher identity |
topic |
Educação física escolar Formação docente Life project Projeto de vida School physical education Teacher identity |
description |
O estágio supervisionado é um período de aproximação entre teoria e prática, no qual o futuro professor adquire saberes docentes a partir da experiência, contribuindo para a construção de sua identidade docente (PIMENTA, 2005). Essa experiência pode estar embebida de outras proposições, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que ao longo da formação inicial, possibilita a aquisição de conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho colaborativo, para a resolução de questões-problema (MARTINS, 2016). Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compeender uma proposta de Aprendizagem baseada em projetos (ABP) na formação inicial de professores de Educação Física para a sua atuação no estágio supervisionado. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual possui uma amostra constituída de 8 participantes. Para a análise dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) com apoio da estatística descritiva (SILVESTRE, 2007). As conclusões apontam que a ABP, em culminância com o estágio supervisionado, possibilitaram aos participantes compreenderem sua trajetória de vida e os elementos que influenciam na aquisição de saberes docentes e na ressiginificação de sua identidade como futuros docentes. Todavia ainda são necessários futuros estudos para que se possa compreender a influência da ABP na formação inicial nos cursos de licenciatura em Educação Física, no que tange a aquisição de conhecimentos no momento do estágio supervisionado |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-152646/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-152646/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090479729410048 |