Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrascoza, Lucas Sertório
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-152646/
Resumo: O estágio supervisionado é um período de aproximação entre teoria e prática, no qual o futuro professor adquire saberes docentes a partir da experiência, contribuindo para a construção de sua identidade docente (PIMENTA, 2005). Essa experiência pode estar embebida de outras proposições, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que ao longo da formação inicial, possibilita a aquisição de conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho colaborativo, para a resolução de questões-problema (MARTINS, 2016). Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compeender uma proposta de Aprendizagem baseada em projetos (ABP) na formação inicial de professores de Educação Física para a sua atuação no estágio supervisionado. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual possui uma amostra constituída de 8 participantes. Para a análise dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) com apoio da estatística descritiva (SILVESTRE, 2007). As conclusões apontam que a ABP, em culminância com o estágio supervisionado, possibilitaram aos participantes compreenderem sua trajetória de vida e os elementos que influenciam na aquisição de saberes docentes e na ressiginificação de sua identidade como futuros docentes. Todavia ainda são necessários futuros estudos para que se possa compreender a influência da ABP na formação inicial nos cursos de licenciatura em Educação Física, no que tange a aquisição de conhecimentos no momento do estágio supervisionado
id USP_d7b141029c608b571325d9710d220a8c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07052024-152646
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docenteProject-based learning in Physical Education initial formation reframing teaching identityEducação física escolarFormação docenteLife projectProjeto de vidaSchool physical educationTeacher identityO estágio supervisionado é um período de aproximação entre teoria e prática, no qual o futuro professor adquire saberes docentes a partir da experiência, contribuindo para a construção de sua identidade docente (PIMENTA, 2005). Essa experiência pode estar embebida de outras proposições, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que ao longo da formação inicial, possibilita a aquisição de conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho colaborativo, para a resolução de questões-problema (MARTINS, 2016). Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compeender uma proposta de Aprendizagem baseada em projetos (ABP) na formação inicial de professores de Educação Física para a sua atuação no estágio supervisionado. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual possui uma amostra constituída de 8 participantes. Para a análise dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) com apoio da estatística descritiva (SILVESTRE, 2007). As conclusões apontam que a ABP, em culminância com o estágio supervisionado, possibilitaram aos participantes compreenderem sua trajetória de vida e os elementos que influenciam na aquisição de saberes docentes e na ressiginificação de sua identidade como futuros docentes. Todavia ainda são necessários futuros estudos para que se possa compreender a influência da ABP na formação inicial nos cursos de licenciatura em Educação Física, no que tange a aquisição de conhecimentos no momento do estágio supervisionadoThe supervised internship is a period of approximation between theory and practice, in which the future teacher acquires knowledge from experience, contributing to the construction of their teaching identity (PIMENTA, 2005). This experience may be embedded in other propositions, such as Project-Based Learning (PBL), which in higher education teaches academic content to students in the context of collaborative work to solve problems (MARTINS, 2016). Therefore, the present research project aims to understand a Project Based Learning (PBL) approach in the Physical Education course. There were 8 participants on this qualitative study, and the data were analyzed using methodological instruments such as the Content Analysis (BARDIN, 2016) supported by Descriptive Statistics (SILVESTRE, 2007). The conclusions point out that the PBL aligned with the supervised internship have helped participants reflect upon their live journey thus facilitating the understanding of the elements which take part on the construction of their teaching identity. However, deeper projects are needed to fully understand the influence of the PBL on the Physical Education courses and how they affect the acquisition of the practical knowledge by the studentsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Sergio RobertoCarrascoza, Lucas Sertório2024-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-152646/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-10T15:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-07052024-152646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-10T15:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
Project-based learning in Physical Education initial formation reframing teaching identity
title Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
spellingShingle Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
Carrascoza, Lucas Sertório
Educação física escolar
Formação docente
Life project
Projeto de vida
School physical education
Teacher identity
title_short Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
title_full Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
title_fullStr Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
title_sort Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
author Carrascoza, Lucas Sertório
author_facet Carrascoza, Lucas Sertório
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Sergio Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrascoza, Lucas Sertório
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Formação docente
Life project
Projeto de vida
School physical education
Teacher identity
topic Educação física escolar
Formação docente
Life project
Projeto de vida
School physical education
Teacher identity
description O estágio supervisionado é um período de aproximação entre teoria e prática, no qual o futuro professor adquire saberes docentes a partir da experiência, contribuindo para a construção de sua identidade docente (PIMENTA, 2005). Essa experiência pode estar embebida de outras proposições, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que ao longo da formação inicial, possibilita a aquisição de conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho colaborativo, para a resolução de questões-problema (MARTINS, 2016). Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compeender uma proposta de Aprendizagem baseada em projetos (ABP) na formação inicial de professores de Educação Física para a sua atuação no estágio supervisionado. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual possui uma amostra constituída de 8 participantes. Para a análise dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) com apoio da estatística descritiva (SILVESTRE, 2007). As conclusões apontam que a ABP, em culminância com o estágio supervisionado, possibilitaram aos participantes compreenderem sua trajetória de vida e os elementos que influenciam na aquisição de saberes docentes e na ressiginificação de sua identidade como futuros docentes. Todavia ainda são necessários futuros estudos para que se possa compreender a influência da ABP na formação inicial nos cursos de licenciatura em Educação Física, no que tange a aquisição de conhecimentos no momento do estágio supervisionado
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-152646/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-152646/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090479729410048