Do seu olho, eu sou o olhar: decifrando Enigmas de Beatriz Martín Vidal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Regina Celia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-20082024-103517/
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise de sete contos inseridos no livro ilustrado Enigmas, da artista plástica espanhola Beatriz Martín Vidal, o qual apresenta, de forma singular, releituras de contos de fadas, repletas de desafios à sensibilidade perceptiva e à intelecção crítica. A obra, cuja composição pós-moderna é presidida por uma lógica de desconstrução e de montagem conceitual, comporta procedimentos intertextuais e metaficcionais que desautomatizam o olhar do interlocutor. O procedimento utilizado pela autora requer a cumplicidade do leitor para destecer a linearidade narrativa própria dos textos com os quais dialoga, e convoca-o a sondar enigmas, os quais propõe por meio de inquietantes perguntas. A leitura analítica, a que se procede nesta pesquisa, recorre, em especial, às inovadoras ideias do historiador de arte alemão Abraham Moritz Warburg, conhecido como Aby Warburg, e busca sondar, no limiar das múltiplas linguagens, espectros ou elementos nínficos que sobrevivem no fiar das narrativas da obra em referência, ou seja, nos contos de fadas, nela contidos, revelando-se como presenças que sobrevivem a tempos, espaços e culturas, carregando as essências que constituem as questões existenciais humanas. Aby Warburg cunhou a expressão Nachleben referindo-se à vida póstuma ou pós-vida de uma presença espectral que pode ocorrer de forma mais ou menos evidente, atuando de maneira a romper com a temporalidade, transformando-a em algo novo, tomado pela influência dos fantasmas. No perfazer do processo investigativo, recorre-se a uma bibliografia que abarca análises críticas e interpretativas de base filosófica, cujos pensadores alinham filosofia à poesia e analisam os fenômenos literários no contexto das questões humanas que permeiam a sociedade, estudiosos como Michel Maffesoli, Giorgio Agamben, Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. Este último pesquisador traz contribuições fundamentais para o estudo relacionado às imagens dos sete contos: La Bella Durmiente, Caperucita Roja, Caperucita Blanca, Caperucita Negra, Blancanieves, Rapunzel e Los Cisnes Salvajes.
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O procedimento utilizado pela autora requer a cumplicidade do leitor para destecer a linearidade narrativa própria dos textos com os quais dialoga, e convoca-o a sondar enigmas, os quais propõe por meio de inquietantes perguntas. A leitura analítica, a que se procede nesta pesquisa, recorre, em especial, às inovadoras ideias do historiador de arte alemão Abraham Moritz Warburg, conhecido como Aby Warburg, e busca sondar, no limiar das múltiplas linguagens, espectros ou elementos nínficos que sobrevivem no fiar das narrativas da obra em referência, ou seja, nos contos de fadas, nela contidos, revelando-se como presenças que sobrevivem a tempos, espaços e culturas, carregando as essências que constituem as questões existenciais humanas. Aby Warburg cunhou a expressão Nachleben referindo-se à vida póstuma ou pós-vida de uma presença espectral que pode ocorrer de forma mais ou menos evidente, atuando de maneira a romper com a temporalidade, transformando-a em algo novo, tomado pela influência dos fantasmas. No perfazer do processo investigativo, recorre-se a uma bibliografia que abarca análises críticas e interpretativas de base filosófica, cujos pensadores alinham filosofia à poesia e analisam os fenômenos literários no contexto das questões humanas que permeiam a sociedade, estudiosos como Michel Maffesoli, Giorgio Agamben, Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. Este último pesquisador traz contribuições fundamentais para o estudo relacionado às imagens dos sete contos: La Bella Durmiente, Caperucita Roja, Caperucita Blanca, Caperucita Negra, Blancanieves, Rapunzel e Los Cisnes Salvajes.This research aims to carry out an analysis of seven tales inserted in the illustrated book Enigmas, by the Spanish artist Beatriz Martín Vidal, which presents, in a unique way, rereadings of fairy tales, full of challenges to perceptual sensitivity and critical intellection. The work, whose postmodern composition is presided over by a logic of deconstruction and conceptual montage, includes intertextual and metafictional procedures that deautomate the interlocutor\'s gaze. The procedure used by the author requires the reader\'s complicity in order to unravel the narrative linearity of the texts with which she dialogues, and summons him to probe enigmas, which she proposes by means of disturbing questions. The analytical reading, which is carried out in this research, resorts, in particular, to the innovative ideas of the German art historian Abraham Moritz Warburg, known as Aby Warburg, and seeks to probe, at the threshold of multiple languages, spectra or nymphic elements that survive in the thread of the narratives of the work in question, That is, in the fairy tales contained in them, revealing themselves as presences that survive times, spaces and cultures, carrying the essences that constitute human existential questions. Aby Warburg coined the expression Nachleben referring to the \"posthumous life\" or \"afterlife\" of a spectral presence that can occur in a more or less evident way, acting in a way that breaks with temporality, transforming it into something new, taken over by the influence of ghosts. In the course of the investigative process, we use a bibliography that encompasses critical and interpretative analyses of philosophical basis, whose thinkers align philosophy with poetry and analyze literary phenomena in the context of human issues that permeate society, scholars such as Michel Maffesoli, Giorgio Agamben, Walter Benjamin and Georges Didi-Huberman. The latter researcher brings fundamental contributions to the study related to the images of the seven tales: La Bella Durmiente, Caperucita Roja, Caperucita Blanca, Caperucita Negra, Blancanieves, Rapunzel e Los cisnes salvajes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Maria Zilda daRuiz, Regina Celia2024-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-20082024-103517/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-20T13:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-20082024-103517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-20T13:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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