O lugar onde vivo: uma experiência de leitura, escrita e (re)construção de identidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-13062020-184339/ |
Resumo: | Compreender a leitura e a escrita como instrumento de poder que dá voz e favorece o protagonismo crítico do indivíduo na sociedade é fundamental ao trabalho docente, sobretudo, aquele realizado nas escolas públicas. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre as contribuições do gênero memórias literárias para a melhoria da leitura e a escrita do aluno-autor, que produz e por suas produções são formados, de maneira dialógica, ideologicamente. Para tanto, apresentamos os resultados obtidos com uma pesquisa-ação realizada no curso de Mestrado Profissional em Rede Aberta- PROFLETRAS /USP. Aqui, narramos o caminho trilhado e realizamos a análise das atividades desenvolvidas no projeto de ensino, como também, de quatro produções finais, que pressupõem o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. O aporte teórico baseia-se no conceito da pedagogia da autonomia postulado por Freire (1987/1996); na perspectiva da literatura como espaço subjetivo e de construção identitária, conforme Petit (2013); e nos elementos composicionais do gênero, segundo Bosi (1979/2003) e Marcuschi (2011). Além disso, apresentamos algumas contribuições teóricas de Candido (2004) para refletir sobre \"O direito à literatura\"; Bakthin (1997) e Voloshinov (1999), que subsidiam reflexões sobre as relações dialógicas e conceituam os gêneros discursivos. Vários outros autores, como Koch e Elias (2010), contribuíram para tecermos considerações acerca da leitura e da escrita. Por fim, Rojo (2006) subsidiou a análise do processo de letramento dos alunos envolvidos. Os resultados são bastante reveladores e apontam para a necessidade de novas perspectivas de leitura e escrita escolar, em que se respeite a subjetividade, a liberdade, a autonomia e a emancipação dos sujeitos envolvidos. |
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O lugar onde vivo: uma experiência de leitura, escrita e (re)construção de identidadeThe place where I live: an experience of reading, writing and (re)building identityAluno protagonistaAluno-autorLeitura literáriaLiterary memoriesLiterary ReadingMemórias literáriasPedagogia da autonomiaPedagogy of autonomyPupil protagonistaPupil-authorCompreender a leitura e a escrita como instrumento de poder que dá voz e favorece o protagonismo crítico do indivíduo na sociedade é fundamental ao trabalho docente, sobretudo, aquele realizado nas escolas públicas. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre as contribuições do gênero memórias literárias para a melhoria da leitura e a escrita do aluno-autor, que produz e por suas produções são formados, de maneira dialógica, ideologicamente. Para tanto, apresentamos os resultados obtidos com uma pesquisa-ação realizada no curso de Mestrado Profissional em Rede Aberta- PROFLETRAS /USP. Aqui, narramos o caminho trilhado e realizamos a análise das atividades desenvolvidas no projeto de ensino, como também, de quatro produções finais, que pressupõem o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. O aporte teórico baseia-se no conceito da pedagogia da autonomia postulado por Freire (1987/1996); na perspectiva da literatura como espaço subjetivo e de construção identitária, conforme Petit (2013); e nos elementos composicionais do gênero, segundo Bosi (1979/2003) e Marcuschi (2011). Além disso, apresentamos algumas contribuições teóricas de Candido (2004) para refletir sobre \"O direito à literatura\"; Bakthin (1997) e Voloshinov (1999), que subsidiam reflexões sobre as relações dialógicas e conceituam os gêneros discursivos. Vários outros autores, como Koch e Elias (2010), contribuíram para tecermos considerações acerca da leitura e da escrita. Por fim, Rojo (2006) subsidiou a análise do processo de letramento dos alunos envolvidos. Os resultados são bastante reveladores e apontam para a necessidade de novas perspectivas de leitura e escrita escolar, em que se respeite a subjetividade, a liberdade, a autonomia e a emancipação dos sujeitos envolvidos.Understanding reading and writing as an instrument of power - which gives voice and favors the critical role of the individual in society - is fundamental to the teaching work, especially that done in public schools. This work aims to discuss the contributions of the literary memory genre to the improvement of reading and writing of the pupil-author, who produces and by his productions are formed, in a dialogical way, ideologically. For this, we present the results obtained with an action-research carried out in the Professional Master Course in Open Network - PROFLETRAS /USP. Here, we narrate the path taken and analyze the activities developed in the teaching project, as well as four final productions, which presuppose the student as a protagonist in the teaching-learning process. The theoretical contribution is based on the concept of pedagogy of autonomy postulated by Freire (1987/1996); on the perspective of literature as a subjective space and of identity construction, according to Petit (2013); and on the compositional elements of the gender, according to Bosi (1979/2003) and Marcuschi (2011). In addition, we present some theoretical contributions by Candido (2004) to reflect on \"The right to literature\"; Bakthin (1997) and Voloshinov (1999), which subsidize reflections on dialogic relations and conceptualize discursive genres. Several other authors, such as Koch and Elias (2010), have contributed to our reflections on reading and writing. Finally, Rojo (2006) subsidized the analysis of the literacy process of the students involved. The results are quite revealing and point to the need for new perspectives of school reading and writing, in which subjectivity, freedom, autonomy and emancipation of the subjects involved are respected.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCondé, Valéria GilFrança, Samara Gabriela Leal2020-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-13062020-184339/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-13062020-184339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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