Fatores facilitadores e inibidores na implementação de gestão do conhecimento em uma associação de profissionais: o caso SAE Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Adilson Castro de Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-14012008-164302/
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é identificar quais fatores auxiliam e quais dificultam a implementação de Gestão do Conhecimento em uma associação sem fins lucrativos de profissionais em torno de um tema específico - a SAE Brasil (Society of Automotive Engineers - capítulo Brasil), uma associação com enfoque no tema Engenharia da Mobilidade. Este trabalho também examina quais modelos, fatores, mecanismos e resultados podem ser generalizados e estendidos a outras associações. Na revisão bibliográfica, busca-se aliar uma análise detalhada de dois processos centrais de Gestão do Conhecimento - criação e transmissão de conhecimentos - com uma análise de um modelo de implementação de Gestão do Conhecimento, que se utiliza destes processos. A partir de considerações sobre estes modelos, o presente trabalho sugere uma complementação ao modelo encontrado na literatura, propondo um roteiro de implementação de Gestão do Conhecimento que inclua análises tanto sobre fatores motivadores e facilitadores quanto sobre fatores desmotivadores e inibidores para geração de conhecimento. Há também uma breve análise de diferenças entre empresas mercantis e organizações sem fins lucrativos, ponto importante e complementar para este trabalho. A metodologia aplicada foi a de pesquisação, com a participação integral do autor no Comitê do Conhecimento da SAE Brasil. A partir das análises do caso estudado, utilizando roteiro de implementação construído neste trabalho, são apresentadas conclusões sobre implementação de Gestão do Conhecimento que são extensivas a outras associações de perfil semelhante.
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