Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-142222/ |
Resumo: | Realizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificada e diferenciada entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descrição de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) da imaginação |
id |
USP_d824dac13e1af50d7acd0b294cec0693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23072021-142222 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aulaAtom and electric current: images, imaginations and daydreams in the classroomÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO)ATOMS (STUDY AND TEACHING)ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING)ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO)ENSINO E APRENDIZAGEMFÍSICA (ESTUDO E ENSINO)PHYSICS (STUDY AND TEACHING)TEACHING AND LEARNINGRealizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificada e diferenciada entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descrição de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) da imaginaçãoA research activity, centered upon the drawings of atoms and of electric currents made by pupils attending secondary school, was carried out. In order to discuss such depictions, some aspects of the drawings, such as the form of the nucleus and the electro sphere structure, have been examined. Further, the relationship between the atoms and the manner in which the concept thereof is used to explain the electric current, have also been subjected to an analysis. Definition of the theoretical referential has permitted placing the meaning of these elaborations into a context having two points of support: a rational analysis, meaning the more conscious one, and a poetical analysis, manifested by comprehension, identification and differentiation between an image and imagination. The work employed the epistemological proposition of G. Bachelard, which encompasses the two above-described elements, more specifically by proposing a description of development of the scientific spirit and the theory of the four elements of imagination: water, earth, fire and air.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPacca, Jesuina Lopes de AlmeidaFukui, Ana2002-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-142222/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-23072021-142222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula Atom and electric current: images, imaginations and daydreams in the classroom |
title |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula |
spellingShingle |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula Fukui, Ana ÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO) ATOMS (STUDY AND TEACHING) ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING) ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO) ENSINO E APRENDIZAGEM FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHING AND LEARNING |
title_short |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula |
title_full |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula |
title_fullStr |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula |
title_sort |
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula |
author |
Fukui, Ana |
author_facet |
Fukui, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fukui, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO) ATOMS (STUDY AND TEACHING) ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING) ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO) ENSINO E APRENDIZAGEM FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHING AND LEARNING |
topic |
ÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO) ATOMS (STUDY AND TEACHING) ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING) ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO) ENSINO E APRENDIZAGEM FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHING AND LEARNING |
description |
Realizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificada e diferenciada entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descrição de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) da imaginação |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-142222/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-142222/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256531325681664 |