Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fukui, Ana
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-142222/
Resumo: Realizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificada e diferenciada entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descrição de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) da imaginação
id USP_d824dac13e1af50d7acd0b294cec0693
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23072021-142222
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aulaAtom and electric current: images, imaginations and daydreams in the classroomÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO)ATOMS (STUDY AND TEACHING)ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING)ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO)ENSINO E APRENDIZAGEMFÍSICA (ESTUDO E ENSINO)PHYSICS (STUDY AND TEACHING)TEACHING AND LEARNINGRealizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificada e diferenciada entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descrição de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) da imaginaçãoA research activity, centered upon the drawings of atoms and of electric currents made by pupils attending secondary school, was carried out. In order to discuss such depictions, some aspects of the drawings, such as the form of the nucleus and the electro sphere structure, have been examined. Further, the relationship between the atoms and the manner in which the concept thereof is used to explain the electric current, have also been subjected to an analysis. Definition of the theoretical referential has permitted placing the meaning of these elaborations into a context having two points of support: a rational analysis, meaning the more conscious one, and a poetical analysis, manifested by comprehension, identification and differentiation between an image and imagination. The work employed the epistemological proposition of G. Bachelard, which encompasses the two above-described elements, more specifically by proposing a description of development of the scientific spirit and the theory of the four elements of imagination: water, earth, fire and air.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPacca, Jesuina Lopes de AlmeidaFukui, Ana2002-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-142222/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-23072021-142222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
Atom and electric current: images, imaginations and daydreams in the classroom
title Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
spellingShingle Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
Fukui, Ana
ÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO)
ATOMS (STUDY AND TEACHING)
ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING)
ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO)
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
title_short Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
title_full Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
title_fullStr Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
title_full_unstemmed Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
title_sort Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
author Fukui, Ana
author_facet Fukui, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Fukui, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv ÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO)
ATOMS (STUDY AND TEACHING)
ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING)
ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO)
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
topic ÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO)
ATOMS (STUDY AND TEACHING)
ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING)
ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO)
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
description Realizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificada e diferenciada entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descrição de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) da imaginação
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-142222/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-142222/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256531325681664