Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29012009-124357/ |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar os principais elementos que promovem a interação entre professor e alunos em sala de aula, por meio da análise da transcrição de gravações de aulas universitárias, realizadas em uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Ao analisarmos o momento de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, notamos uma constante preocupação de os professores preservarem a face perante os alunos e, ao mesmo tempo, promoverem a interação em sala de aula, para que os alunos interajam, sanem quaisquer dúvidas que possam surgir e sintam-se em um ambiente agradável ao aprendizado. Para realizarmos tal análise, partimos de conceitos abordados pela Análise da Conversação como turno, face, poder, interação, marcadores discursivos e formatos de aulas expositivas. Baseados nesses conceitos, analisamos as aulas gravadas e identificamos a ocorrência de elementos que promovem a interação entre professores e alunos, assim como os efeitos que os mesmos surtem durante o processo interacional. O corpus foi gravado e transcrito de acordo com as normas publicadas pelo Projeto da Norma Urbana Culta NURC-SP. |
id |
USP_d846872ff15cfd83cc9cb8b011cd1696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29012009-124357 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interaçãoRelation between teacher and student(s) in classrooms: a studie about some aspects that promote interactionAlunoFaceFaceInteraçãoInteractionPoderPowerProfessorStudentTeacherA presente pesquisa tem como objetivo caracterizar os principais elementos que promovem a interação entre professor e alunos em sala de aula, por meio da análise da transcrição de gravações de aulas universitárias, realizadas em uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Ao analisarmos o momento de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, notamos uma constante preocupação de os professores preservarem a face perante os alunos e, ao mesmo tempo, promoverem a interação em sala de aula, para que os alunos interajam, sanem quaisquer dúvidas que possam surgir e sintam-se em um ambiente agradável ao aprendizado. Para realizarmos tal análise, partimos de conceitos abordados pela Análise da Conversação como turno, face, poder, interação, marcadores discursivos e formatos de aulas expositivas. Baseados nesses conceitos, analisamos as aulas gravadas e identificamos a ocorrência de elementos que promovem a interação entre professores e alunos, assim como os efeitos que os mesmos surtem durante o processo interacional. O corpus foi gravado e transcrito de acordo com as normas publicadas pelo Projeto da Norma Urbana Culta NURC-SP.This research has the purpose of characterizing the main elements that promote the interaction between teachers and students in classrooms, through an analyses of universities classes records, occurred in a privet university of a city in the middle of São Paulo state. By analyzing communicative interactions moments in classrooms, we have noticed a constant worry from the teacher is on preserving their faces for the students, and, at the same time, on promoting an interaction in classroom, for the students interact, ask for doubts and feel in a pleasant local for learning. To make this analysis, we took concepts by Conversation Analysis as turn, face, power, interaction, discursive markers and classes types. According to this theory, we analyzed the recorded classes and identified elements that promote interaction between teachers and students and the effects of theses elements in the conversation process. The corpus was recorded and transcribed according to the rules published by Urban Educated Norm Project NURC SP.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Luiz Antonio daDias, Ana Paula2008-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29012009-124357/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-29012009-124357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação Relation between teacher and student(s) in classrooms: a studie about some aspects that promote interaction |
title |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação |
spellingShingle |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação Dias, Ana Paula Aluno Face Face Interação Interaction Poder Power Professor Student Teacher |
title_short |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação |
title_full |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação |
title_fullStr |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação |
title_full_unstemmed |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação |
title_sort |
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação |
author |
Dias, Ana Paula |
author_facet |
Dias, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Luiz Antonio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Face Face Interação Interaction Poder Power Professor Student Teacher |
topic |
Aluno Face Face Interação Interaction Poder Power Professor Student Teacher |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar os principais elementos que promovem a interação entre professor e alunos em sala de aula, por meio da análise da transcrição de gravações de aulas universitárias, realizadas em uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Ao analisarmos o momento de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, notamos uma constante preocupação de os professores preservarem a face perante os alunos e, ao mesmo tempo, promoverem a interação em sala de aula, para que os alunos interajam, sanem quaisquer dúvidas que possam surgir e sintam-se em um ambiente agradável ao aprendizado. Para realizarmos tal análise, partimos de conceitos abordados pela Análise da Conversação como turno, face, poder, interação, marcadores discursivos e formatos de aulas expositivas. Baseados nesses conceitos, analisamos as aulas gravadas e identificamos a ocorrência de elementos que promovem a interação entre professores e alunos, assim como os efeitos que os mesmos surtem durante o processo interacional. O corpus foi gravado e transcrito de acordo com as normas publicadas pelo Projeto da Norma Urbana Culta NURC-SP. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29012009-124357/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29012009-124357/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257448841216000 |