A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Regislene Dias de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-12012021-142151/
Resumo: Este trabalho de pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta didática para a criação de curtas-metragens, a partir de canções do cantor e compositor brasileiro, Adoniran Barbosa. Foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, no município de Valinhos, interior de São Paulo. Justifica-se pela necessidade de inserir, nas aulas de Língua Portuguesa, práticas linguísticas mais próximas do cotidiano dos jovens. Essa necessidade é apontada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), responsável por oferecer diretrizes ao ensino, no país. A abordagem dada ao gênero canção, aos roteiros para a produção audiovisual e aos curtas-metragens, produzidos pelos alunos, fundamenta-se na teoria dos gêneros do discurso, proposta pelos teóricos russos do Círculo de Bakhtin. Já a proposta didática apresentada está fundamentada nas teorias sócio-históricas de Vygotsky e na relação entre a leitura e o mundo, disseminada por Paulo Freire. Na esteira desses autores, que consideram a mediação e a interação no fazer pedagógico como fundamentais para a constituição dos processos educativos, a professora-pesquisadora desenvolveu sua proposta de intervenção pedagógica. O objetivo da pesquisa foi investigar de que forma a produção de curtas-metragens, a partir de canções, pode possibilitar a autoria e o protagonismo digital, nos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados da pesquisa e da intervenção pedagógica, tivemos os roteiros e vídeos produzidos pelos alunos, tendo como mote as canções de Adoniran Barbosa. Os materiais apresentados ao final do trabalho constituem-se de produtos autorais, desenvolvidos a partir do trabalho em grupos, em situações que promoveram o exercício do protagonismo. Diante disso, os resultados da pesquisa assinalam a necessidade e a importância da inserção dos gêneros digitais no ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva de trabalho com a multimodalidade, multissemiose e os multiletramentos, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas, cada vez mais mediadas pelas tecnologias.
id USP_d883e1d486eeb0e21ab4bc0f42ed8459
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12012021-142151
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de cançõesDigital Technology in Portuguese Language teaching: A song-themed short movie production didactic proposalAudiovisual productionAuthorshipAutoriaDigital ProtagonismMultiletramentosMultiliteracyMultimodalidadeMultimodalityProdução audiovisualProtagonismo digitalEste trabalho de pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta didática para a criação de curtas-metragens, a partir de canções do cantor e compositor brasileiro, Adoniran Barbosa. Foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, no município de Valinhos, interior de São Paulo. Justifica-se pela necessidade de inserir, nas aulas de Língua Portuguesa, práticas linguísticas mais próximas do cotidiano dos jovens. Essa necessidade é apontada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), responsável por oferecer diretrizes ao ensino, no país. A abordagem dada ao gênero canção, aos roteiros para a produção audiovisual e aos curtas-metragens, produzidos pelos alunos, fundamenta-se na teoria dos gêneros do discurso, proposta pelos teóricos russos do Círculo de Bakhtin. Já a proposta didática apresentada está fundamentada nas teorias sócio-históricas de Vygotsky e na relação entre a leitura e o mundo, disseminada por Paulo Freire. Na esteira desses autores, que consideram a mediação e a interação no fazer pedagógico como fundamentais para a constituição dos processos educativos, a professora-pesquisadora desenvolveu sua proposta de intervenção pedagógica. O objetivo da pesquisa foi investigar de que forma a produção de curtas-metragens, a partir de canções, pode possibilitar a autoria e o protagonismo digital, nos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados da pesquisa e da intervenção pedagógica, tivemos os roteiros e vídeos produzidos pelos alunos, tendo como mote as canções de Adoniran Barbosa. Os materiais apresentados ao final do trabalho constituem-se de produtos autorais, desenvolvidos a partir do trabalho em grupos, em situações que promoveram o exercício do protagonismo. Diante disso, os resultados da pesquisa assinalam a necessidade e a importância da inserção dos gêneros digitais no ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva de trabalho com a multimodalidade, multissemiose e os multiletramentos, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas, cada vez mais mediadas pelas tecnologias.This research consists in the production of short movies based on the work of Brazilian singer and songwriter Adoniran Barbosa. This didactic proposal involved 9th grade students of EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, an elementary public school located in Valinhos-SP. This research is justified by the necessity to include students\' everyday language practices in Portuguese Language classes. Such necessity was included in the National Curricular Common Base (BNCC), an official federal document that offers teaching guidelines. The discourse genre theory proposed by Russian theoretics from Bakhtin\'s Circle was the basis of the approach to the song genre, to the scripts for the audiovisual production and to the short movies produced by the students. The didactic approach is based on Vygotsky\'s sociohistorical theory and on Paulo Freire\'s link between reading and the world. These authors consider the mediation and interaction fundamental to the pedagogic work aimed at the constitution of learning processes and it is based on these theories that the teacher-researcher developed her pedagogic intervention proposal. The goal of this research was to investigate how production of short movies based on songs can facilitate Elementary School\'s 9th graders\' authorship and digital protagonism. This research resulted in several scripts and short movies based on Adoniran Barbosa\'s songs. These materials are original creations, developed through collective work in situations that elicited students protagonism. Thus, this research\'s conclusions point to the necessity and importance of the digital genres in teaching Portuguese Language in a work perspective linked to multimodalitiy, multisemiosis and multiliteracy, thus contemplating contemporary linguistics practices more and more mediated by technology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNóbrega, Maria Helena daAlmeida, Regislene Dias de2020-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-12012021-142151/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-12012021-142151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
Digital Technology in Portuguese Language teaching: A song-themed short movie production didactic proposal
title A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
spellingShingle A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
Almeida, Regislene Dias de
Audiovisual production
Authorship
Autoria
Digital Protagonism
Multiletramentos
Multiliteracy
Multimodalidade
Multimodality
Produção audiovisual
Protagonismo digital
title_short A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
title_full A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
title_fullStr A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
title_full_unstemmed A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
title_sort A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
author Almeida, Regislene Dias de
author_facet Almeida, Regislene Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nóbrega, Maria Helena da
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Regislene Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual production
Authorship
Autoria
Digital Protagonism
Multiletramentos
Multiliteracy
Multimodalidade
Multimodality
Produção audiovisual
Protagonismo digital
topic Audiovisual production
Authorship
Autoria
Digital Protagonism
Multiletramentos
Multiliteracy
Multimodalidade
Multimodality
Produção audiovisual
Protagonismo digital
description Este trabalho de pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta didática para a criação de curtas-metragens, a partir de canções do cantor e compositor brasileiro, Adoniran Barbosa. Foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, no município de Valinhos, interior de São Paulo. Justifica-se pela necessidade de inserir, nas aulas de Língua Portuguesa, práticas linguísticas mais próximas do cotidiano dos jovens. Essa necessidade é apontada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), responsável por oferecer diretrizes ao ensino, no país. A abordagem dada ao gênero canção, aos roteiros para a produção audiovisual e aos curtas-metragens, produzidos pelos alunos, fundamenta-se na teoria dos gêneros do discurso, proposta pelos teóricos russos do Círculo de Bakhtin. Já a proposta didática apresentada está fundamentada nas teorias sócio-históricas de Vygotsky e na relação entre a leitura e o mundo, disseminada por Paulo Freire. Na esteira desses autores, que consideram a mediação e a interação no fazer pedagógico como fundamentais para a constituição dos processos educativos, a professora-pesquisadora desenvolveu sua proposta de intervenção pedagógica. O objetivo da pesquisa foi investigar de que forma a produção de curtas-metragens, a partir de canções, pode possibilitar a autoria e o protagonismo digital, nos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados da pesquisa e da intervenção pedagógica, tivemos os roteiros e vídeos produzidos pelos alunos, tendo como mote as canções de Adoniran Barbosa. Os materiais apresentados ao final do trabalho constituem-se de produtos autorais, desenvolvidos a partir do trabalho em grupos, em situações que promoveram o exercício do protagonismo. Diante disso, os resultados da pesquisa assinalam a necessidade e a importância da inserção dos gêneros digitais no ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva de trabalho com a multimodalidade, multissemiose e os multiletramentos, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas, cada vez mais mediadas pelas tecnologias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-12012021-142151/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-12012021-142151/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256885025046528