Trama íntima e figuração derradeira: o arranjador e a orquestração das vozes narrativas na Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Marinho da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-22042021-153043
Resumo: Este trabalho se propõe a investigar o processo de criação de uma figura incógnita presente no romance Crônica da casa assassinada, publicado em 1959 pelo escritor mineiro Lúcio Cardoso. No plano ficcional de estruturação da obra, esta figura é responsável por resgatar e coletar diversos manuscritos deixados por dez narradores-personagens, rearranjando-os de forma a orquestrar as vozes narrativas que compõem o romance. Estas narrativas, espécie de \"manuscritos ficcionais\" - expressão empregada por Júlio Castañon Guimarães, que realizou o estabelecimento do texto para a edição crítica do romance - são compostas por cartas, diários, depoimentos, memória e narrativas. Anônima e sem voz, a figura incógnita deixa dois tipos de marcas nos manuscritos ficcionais: a supressão de partes, indicadas por pontilhados, e as notações que apontam para as condições materiais da obra (indicados como \"escritos à margem...\"). A partir do cotejo do texto estabelecido com as variantes do romance, esta pesquisa objetiva discutir as representações desta figura incógnita à luz da teoria do arranjador, analisando as notações que apontam para a materialidade dos manuscritos ficcionais e os efeitos de sentido que os escritos à margem suscitam no leitor e na estrutura do romance.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Trama íntima e figuração derradeira: o arranjador e a orquestração das vozes narrativas na Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso The Arranger and the Narrative Voices Orchestration in Chronicle of the Murdered House, by Lucio Cardoso 2020-03-04Vagner CamiloLuis Gonçales Bueno de CamargoElizabeth da Penha CardosoMarcos Antonio de MoraesEduardo Marinho da SilvaUniversidade de São PauloLiteratura BrasileiraUSPBR Arranger Arranjador Brazilian Literature Chronicle of the Murdered House Crônica da casa assassinada Literatura Brasileira Lúcio Cardoso (1912-1968) Lúcio Cardoso (1912-1968) Narrative Voices Vozes narrativas Este trabalho se propõe a investigar o processo de criação de uma figura incógnita presente no romance Crônica da casa assassinada, publicado em 1959 pelo escritor mineiro Lúcio Cardoso. No plano ficcional de estruturação da obra, esta figura é responsável por resgatar e coletar diversos manuscritos deixados por dez narradores-personagens, rearranjando-os de forma a orquestrar as vozes narrativas que compõem o romance. Estas narrativas, espécie de \"manuscritos ficcionais\" - expressão empregada por Júlio Castañon Guimarães, que realizou o estabelecimento do texto para a edição crítica do romance - são compostas por cartas, diários, depoimentos, memória e narrativas. Anônima e sem voz, a figura incógnita deixa dois tipos de marcas nos manuscritos ficcionais: a supressão de partes, indicadas por pontilhados, e as notações que apontam para as condições materiais da obra (indicados como \"escritos à margem...\"). A partir do cotejo do texto estabelecido com as variantes do romance, esta pesquisa objetiva discutir as representações desta figura incógnita à luz da teoria do arranjador, analisando as notações que apontam para a materialidade dos manuscritos ficcionais e os efeitos de sentido que os escritos à margem suscitam no leitor e na estrutura do romance. This reasearch aims to investigate both the creation process and the representation of a unknown figure present in the novel Chronicle of the murdered House, published in 1959 by Lúcio Cardoso. In the book\'s structural fictional level this figure is responsible for rescuing and collecting a variety of manuscripts left by ten first-person narrators as they rearrange them in order to orchestrate the narrative voices that composes the novel. These narrative can be seen as some sort of \"fictional manuscripts\" - which is an expression employed by Júlio Castañon Guimarães who realized the text establishment of the critical edition of the novel - since they are compounded by letters, diaries, testimonies, memoir and narratives. Anonymous and with no voice, the hidden figure leaves two types of marks in the fictional manuscripts: not only there omitted parts indicated by dots but also the notations that point to the material conditions of the work (as it is indicated by \"written in the margin...\"). In the light of the analytical methodology of the Genetic Criticism, this text is interested in discussing the representations of this unknown figure in the light of the arranger theory, analyzing the notations that point to the materiality aspect of the fictional manuscripts, as well as the significations and meaning effects that the writtings in the margin evoke in the readers and in the structure of the novel. https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-22042021-153043info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:51:46Zoai:teses.usp.br:tde-22042021-153043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:07:53.469028Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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