Estudo da interface do concreto pré-moldado e concreto de altíssimo desempenho reforçado com fibras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-02052023-151717/ |
Resumo: | O concreto de alta resistência (CAR) tem sido muito utilizado na confecção de estruturas de concreto pré-moldado. Uma das dificuldades encontradas nesse sistema construtivo consiste em estabelecer uma ligação monolítica entre os elementos. A solução frequente consiste no preenchimento com moldagem no local utilizando o CAR e um arranjo de armadura específico. Atualmente, o concreto de altíssimo desempenho reforçado com fibras (UHPC – sigla em inglês), com propriedades mecânicas elevadas (resistência à tração e compressão) e boa durabilidade, surge como opção de preenchimento da região da ligação destes elementos. Neste caso, a eficiência da ligação para transmissão de esforços solicitantes dependerá da disposição da armadura nessa região, das propriedades mecânicas destes concretos (CAR e UHPC) e também das condições de rugosidade da interface entre eles. Neste estudo é feita uma investigação do comportamento da interface do concreto pré-moldado (CAR) e o concreto de preenchimento (UHPC), considerando diferentes tipos de preparo de superfície do substrato. As rugosidades das superfícies foram quantificadas pelos métodos de medição por coordenadas e mancha de areia. Os ensaios realizados para investigação da resistência e rigidez na interface foram: tração na flexão, cisalhamento direto, cisalhamento inclinado e tração por compressão diametral. Notou-se que os parâmetros quantitativos da rugosidade tiveram pouca correlação com a resistência da interface. Além disso, observou-se que o ensaio de resistência à tração na flexão foi o mais representativo do comportamento da interface à tração. A resistência obtida nas interfaces (CAR-UHPC) foi 10% superior à resistência de ligações monolíticas de CAR utilizadas como referência nos ensaios de cisalhamento direto e inclinado. Os comportamentos de resistência e rigidez das interfaces foram bem representadas por um modelo numérico de contato. Conclui-se que o tipo de superfície realizada no CAR para receber o UHPC vai depender do esforço predominante na interface. |
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Estudo da interface do concreto pré-moldado e concreto de altíssimo desempenho reforçado com fibrasInterface study of precast concrete and ultra-high-performance reinforced concreteCARCARInterfaceInterfaceModelo numéricoNumerical modelRoughnessRugosidadeUHPCUHPCO concreto de alta resistência (CAR) tem sido muito utilizado na confecção de estruturas de concreto pré-moldado. Uma das dificuldades encontradas nesse sistema construtivo consiste em estabelecer uma ligação monolítica entre os elementos. A solução frequente consiste no preenchimento com moldagem no local utilizando o CAR e um arranjo de armadura específico. Atualmente, o concreto de altíssimo desempenho reforçado com fibras (UHPC – sigla em inglês), com propriedades mecânicas elevadas (resistência à tração e compressão) e boa durabilidade, surge como opção de preenchimento da região da ligação destes elementos. Neste caso, a eficiência da ligação para transmissão de esforços solicitantes dependerá da disposição da armadura nessa região, das propriedades mecânicas destes concretos (CAR e UHPC) e também das condições de rugosidade da interface entre eles. Neste estudo é feita uma investigação do comportamento da interface do concreto pré-moldado (CAR) e o concreto de preenchimento (UHPC), considerando diferentes tipos de preparo de superfície do substrato. As rugosidades das superfícies foram quantificadas pelos métodos de medição por coordenadas e mancha de areia. Os ensaios realizados para investigação da resistência e rigidez na interface foram: tração na flexão, cisalhamento direto, cisalhamento inclinado e tração por compressão diametral. Notou-se que os parâmetros quantitativos da rugosidade tiveram pouca correlação com a resistência da interface. Além disso, observou-se que o ensaio de resistência à tração na flexão foi o mais representativo do comportamento da interface à tração. A resistência obtida nas interfaces (CAR-UHPC) foi 10% superior à resistência de ligações monolíticas de CAR utilizadas como referência nos ensaios de cisalhamento direto e inclinado. Os comportamentos de resistência e rigidez das interfaces foram bem representadas por um modelo numérico de contato. Conclui-se que o tipo de superfície realizada no CAR para receber o UHPC vai depender do esforço predominante na interface.The high-strength concrete (HSC) has used in the manufacture of precast concrete structures. One of the difficulties encountered in this building system is to establish a monolithic connection between the elements. The frequent solution is to fill with molding in situ using the CAR and a specific reinforcement arrangement. Currently, ultra-high-performance reinforced concrete (UHPC), with high mechanical properties (tensile and compressive strength) and good durability, appears as an option to fill in the region of the connection of these elements. In this case, the efficiency of the connection for transmission of efforts will depend on the arrangement of the reinforcement in that region, on the mechanical properties of these concretes (CAR and UHPC) and also on the roughness conditions of the interface between them. The study investigates the behavior of the precast concrete interface (CAR) and the filler concrete (UHPC), considering different types of substrate surface preparation. The surface roughness was quantified using the surface coordinate profile coordinates and sand patch test. The tests carried out to investigate the strength and stiffness at the interface were: flexural tensile, direct shear, slant shear and splitting tensile strength. It was noted that the quantitative parameters of the roughness had little correlation with the strength at the interface. Besides, it was observed that the flexural tensile strength test was the most representative of the behavior of the tensile interface. The strength obtained at the interfaces (CAR-UHPC) was 10% higher than the monolithic model in the direct shear and slant shear. The strength and stiffness behaviors of the interfaces were well represented by a numerical contact model. It is concluded that the type of surface made in the CAR to receive the UHPC will depend on the main effort at the interface.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarrazedo, RicardoDebs, Mounir Khalil ElPrado, Lisiane Pereira2020-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-02052023-151717/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-03T19:54:03Zoai:teses.usp.br:tde-02052023-151717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-03T19:54:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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