A construção de sintagmas nominais compostos por modificadores adjetivais na língua inglesa: estratégias de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilanova, Lisiane Ribeiro Caminha
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-11102024-132218/
Resumo: Esta tese está vinculada à linha de pesquisa Processos de Aquisição e Aprendizagem de Línguas. Apresenta como tema a construção do sintagma nominal na língua inglesa contendo modificadores adjetivais. Investigamos duas questões: quais as causas das dificuldades sentidas por alunos brasileiros universitários na construção de sintagmas nominais contendo modificadores adjetivais em inglês? E que estratégias de ensino o professor pode desenvolver para sanar essas dificuldades? As hipóteses que defendemos são as seguintes: os alunos não sabem empregar adequadamente os modificadores adjetivais porque desconhecem a norma gramatical do inglês, e/ou não conseguem abstrair a intuição da língua materna. Em busca de comprovarmos essas hipóteses, analisamos as causas das dificuldades na construção desses sintagmas nominais em inglês e propomos algumas estratégias de ensino. De forma mais específica, caracterizamos as práticas de ensino dos modificadores adjetivais desenvolvidas nos cursos de graduação; analisamos como o material didático adotado no ensino de língua inglesa no Ensino Superior descreve a norma gramatical do inglês em relação ao emprego desses modificadores; descrevemos o funcionamento do adjetivo na língua inglesa segundo a semântica formal; descrevemos o funcionamento do adjetivo no português brasileiro para verificar se as intuições da língua materna dos alunos influenciam na construção de sintagmas nominais compostos por modificadores adjetivais; e desenvolvemos uma proposta didática que possa exercitar a consciência linguística dos alunos acerca dos modificadores inseridos no sintagma. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa descritiva, documental, de cunho qualitativo a partir da análise de gramáticas e livros didáticos utilizados no ensino de língua inglesa. Analisamos, também, sintagmas nominais construídos por falantes nativos e estudantes do curso de Letras/Inglês. Compõem o referencial teórico, principalmente, os estudos desenvolvidos por Foltran, Müller, Negrão e Pemberton (2008), Gomes e Mendes (2018) e Cruse (2011), integrando os conhecimentos da semântica formal ao ensino da língua inglesa de modo estratégico. Os resultados alcançados representam um avanço para o ensino-aprendizagem de língua inglesa, pois oferece um material que proporciona uma prática mais reflexiva para o professor e desenvolve no aluno a capacidade de construir sintagmas nominais de forma mais consciente, possibilitando melhor compreensão do funcionamento da língua e, consequentemente, a ampliação do seu desempenho linguístico
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spelling A construção de sintagmas nominais compostos por modificadores adjetivais na língua inglesa: estratégias de ensinoThe construction of the noun phrases composed of adjectival modifiers in the english language: teaching strategiesAdjectival modifiersEnglish languageEnsino-aprendizagemFormal semanticsLíngua inglesaModificadores adjetivaisNoun phraseSemântica formalSintagmas nominaisTeachingEsta tese está vinculada à linha de pesquisa Processos de Aquisição e Aprendizagem de Línguas. Apresenta como tema a construção do sintagma nominal na língua inglesa contendo modificadores adjetivais. Investigamos duas questões: quais as causas das dificuldades sentidas por alunos brasileiros universitários na construção de sintagmas nominais contendo modificadores adjetivais em inglês? E que estratégias de ensino o professor pode desenvolver para sanar essas dificuldades? As hipóteses que defendemos são as seguintes: os alunos não sabem empregar adequadamente os modificadores adjetivais porque desconhecem a norma gramatical do inglês, e/ou não conseguem abstrair a intuição da língua materna. Em busca de comprovarmos essas hipóteses, analisamos as causas das dificuldades na construção desses sintagmas nominais em inglês e propomos algumas estratégias de ensino. De forma mais específica, caracterizamos as práticas de ensino dos modificadores adjetivais desenvolvidas nos cursos de graduação; analisamos como o material didático adotado no ensino de língua inglesa no Ensino Superior descreve a norma gramatical do inglês em relação ao emprego desses modificadores; descrevemos o funcionamento do adjetivo na língua inglesa segundo a semântica formal; descrevemos o funcionamento do adjetivo no português brasileiro para verificar se as intuições da língua materna dos alunos influenciam na construção de sintagmas nominais compostos por modificadores adjetivais; e desenvolvemos uma proposta didática que possa exercitar a consciência linguística dos alunos acerca dos modificadores inseridos no sintagma. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa descritiva, documental, de cunho qualitativo a partir da análise de gramáticas e livros didáticos utilizados no ensino de língua inglesa. Analisamos, também, sintagmas nominais construídos por falantes nativos e estudantes do curso de Letras/Inglês. Compõem o referencial teórico, principalmente, os estudos desenvolvidos por Foltran, Müller, Negrão e Pemberton (2008), Gomes e Mendes (2018) e Cruse (2011), integrando os conhecimentos da semântica formal ao ensino da língua inglesa de modo estratégico. Os resultados alcançados representam um avanço para o ensino-aprendizagem de língua inglesa, pois oferece um material que proporciona uma prática mais reflexiva para o professor e desenvolve no aluno a capacidade de construir sintagmas nominais de forma mais consciente, possibilitando melhor compreensão do funcionamento da língua e, consequentemente, a ampliação do seu desempenho linguísticoThis research is developed under the line called Processes of Language Acquisition and Learning. Its theme is the organization of noun phrases in English containing adjectival modifiers. Two questions are investigated: which are the causes for the students difficulties in building up noun phrases filled by adjectival modifiers? And which strategies can be raised up for reducing those difficulties? We defend the following hypotheses: the students dont know how to use the adjectival modifiers adequately because they do not know the grammar rules for the English language and/or because they cannot manage to abstract the intuition from their mother tongue. In order to prove these hypotheses, we analyze the causes of those difficulties for organizing noun phrases in English and to reflect on the strategies for teaching adjectival modifiers. More specifically, we describe the practices of teaching adjectival modifiers developed in the undergraduate course in the English Language; we analyze how the teaching material describes the grammar rules about the use of adjectival modifiers in English; we describe how the adjective functions in the English language according to the formal semantics; we describe how the adjective functions in Brazilian Portuguese in order to check the interference of intuition from the mother tongue; and, develop a teaching proposal which incites the students linguistic awareness about the use of adjectival modifiers in English. Therefore, we have been developing a descriptive qualitative research, considering the analysis of grammar and books used for teaching English in undergraduate courses. We also analyze noun phrases written by native speakers and by undergraduate students in English. This thesis is theoretically and methodologically based mainly on the studies developed by Foltran, Müller, Negrão and Pemberton (2008), Gomes and Mendes (2018), Cruse (2011) integrating the knowledge provided by formal semantics to the English language teaching as a strategy. The results achieved mean an upgrade for the English language teaching-learning process since it offers a material that provides a more reflexive practice to the teacher and develops the students skill for building noun phrases consciously allowing a better comprehension on the language functioning and, consequently, and an expansion of his linguistic performanceBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Nize da Rocha Santos ParaguassúMuller, Ana Lucia de PaulaVilanova, Lisiane Ribeiro Caminha2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-11102024-132218/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-11T16:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-11102024-132218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-11T16:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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