Compactação do solo devido ao tráfego de carretas florestais com dois tipos de pneus inflados a diferentes pressões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11148/tde-20191218-121517/ |
Resumo: | As empresas para se adequarem às normas ambientais e de desenvolvimento sustentável, devem primar pelo bom uso dos recursos solo - água - clima. Em conformidade com esta filosofia, este trabalho examina as relações solo - máquina analisando-se os efeitos produzidos no solo, em termos de compactação, pela utilização do equipamento carreta autocarregável na operação de transporte primário das toras. Neste estudo foram considerados os parâmetros índice de cone, densidade, porosidade e teor de água no solo, parâmetros básicos para se determinar a compactação do solo causada por dois tipos de pneus, um estreito com 20 cm de largura (11.00 - 22") e outro largo com 50 cm de largura (500/50 - 22.5"), utilizando-se neste último, duas pressões de ar nos pneus. Os resultados de incremento de densidade do solo foram analisados a partir de duas situações distintas, antes da colheita e após o tráfego da carreta. Para a camada de 5 a 10 cm de profundidade, os incrementos foram de 13% para o pneu estreito a 455 kPa e 6% para o pneu largo a 154 kPa. Foram avaliados também os dados de índice de cone na linha de tráfego e comparados com os dados obtidos na linha não trafegada ao lado. Os dados obtidos mostraram uma tendência de maior compactação para o pneu estreito, em relação ao pneu largo com diferenças mais pronunciadas a partir de 18 cm de profundidade abaixo da superfície. Entre os pneus mais largos, não houve diferença alguma em termos estatísticos para os valores de índice de cone e fica difícil notar qualquer tendência mesmo se analisados os pontos entre 20 e 24 cm. Neste caso o baixo teor de água no solo não possibilitou detectar as possíveis diferenças devido a pressão de ar nos pneus largos. |
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Compactação do solo devido ao tráfego de carretas florestais com dois tipos de pneus inflados a diferentes pressõesSoil compaction due to traffic of a forest wagon with two tire types at different inflation pressuresCARRETAS FLORESTAISCOMPACTAÇÃO DO SOLOTRÁFEGOAs empresas para se adequarem às normas ambientais e de desenvolvimento sustentável, devem primar pelo bom uso dos recursos solo - água - clima. Em conformidade com esta filosofia, este trabalho examina as relações solo - máquina analisando-se os efeitos produzidos no solo, em termos de compactação, pela utilização do equipamento carreta autocarregável na operação de transporte primário das toras. Neste estudo foram considerados os parâmetros índice de cone, densidade, porosidade e teor de água no solo, parâmetros básicos para se determinar a compactação do solo causada por dois tipos de pneus, um estreito com 20 cm de largura (11.00 - 22") e outro largo com 50 cm de largura (500/50 - 22.5"), utilizando-se neste último, duas pressões de ar nos pneus. Os resultados de incremento de densidade do solo foram analisados a partir de duas situações distintas, antes da colheita e após o tráfego da carreta. Para a camada de 5 a 10 cm de profundidade, os incrementos foram de 13% para o pneu estreito a 455 kPa e 6% para o pneu largo a 154 kPa. Foram avaliados também os dados de índice de cone na linha de tráfego e comparados com os dados obtidos na linha não trafegada ao lado. Os dados obtidos mostraram uma tendência de maior compactação para o pneu estreito, em relação ao pneu largo com diferenças mais pronunciadas a partir de 18 cm de profundidade abaixo da superfície. Entre os pneus mais largos, não houve diferença alguma em termos estatísticos para os valores de índice de cone e fica difícil notar qualquer tendência mesmo se analisados os pontos entre 20 e 24 cm. Neste caso o baixo teor de água no solo não possibilitou detectar as possíveis diferenças devido a pressão de ar nos pneus largos.This study determined the impact of two tire options on the soil compaction effects of logging equipment. Tests were done using a standard tractor plus a self loading wagon equipped with narrow or wide tires. The tire configurations differed by a factor of 2 in expected ground pressure. The results were 195 kPa and 88 kPa for the narrow and wide tires respectively . Two inflation pressures were tested in the wide tires. Despite that, results showed little difference in bulk density, soil strenght, or porosity changes (pre- vs post- traffic) between the two inflation pressures tested for the wide tire. Considering the moisture conditions encontered in this study for these two tires with their respective ground pressures no fundamental differences were found that would clearly indicate that one tire was better than the other, but the results showed that narrow tires did compact the soil more than wide tires.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBalastreire, Luiz AntonioOliveira Júnior, Ezer Dias de1998-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11148/tde-20191218-121517/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-19T19:12:01Zoai:teses.usp.br:tde-20191218-121517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-19T19:12:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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