Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battaini, Vivian
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-14032018-112322/
Resumo: A construção de processos de transição para sociedades sustentáveis envolve, dentre outros, a criação e fortalecimento de democracias participativas. Tendo a Educação Ambiental (EA) um compromisso com a transformação social, qual seu potencial na promoção e fortalecimento de processos participativos? O recorte escolhido para o desenvolvimento desta pesquisa envolveu a educação ambiental realizada no contexto escolar pelo seu potencial educador e de articulação de indivíduos e instituições de um território. O objetivo geral da pesquisa foi contribuir com o aprimoramento de políticas públicas de educação ambiental comprometidas com o fortalecimento da participação na Escola e na construção de sociedades sustentáveis. Os objetivos específicos foram analisar contribuições das atividades de educação ambiental para a qualificação da participação, para o aprendizado escolar dos indivíduos e para o fortalecimento da relação escola/comunidade. A área de estudo, Fernando de Noronha - PE - Brasil, é peculiar por ser um Arquipélago, possuir duas unidades de conservação e apresentar situações de efetivo e potencial impacto socioambiental. A pesquisa, cuja metodologia é qualitativa, dialoga com a pesquisa-intervenção e com a pesquisa etnográfica. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: análise de documentos, observação participante, intervenção educadora e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas a partir da triangulação de técnicas e sujeitos, dialogando com referenciais teóricos sobre educação ambiental, participação, educação escolar e políticas públicas. Esta pesquisa evidenciou a contribuição do desenvolvimento de processos participativos fomentados pelas atividades de EA em Fernando de Noronha para a formação de pessoas comprometidas com a melhoria das condições socioambientais de seu lugar e com a cidadania planetária. Apresentou elementos que podem contribuir com os processos de qualificação da participação e subsidiar ações, projetos, programas e políticas públicas de EA comprometidas com a transição para sociedades sustentáveis. Em relação à participação no contexto escolar evidenciaram-se dois processos simultâneos e complementares: o fortalecimento de espaços instituídos e o exercício e estímulo da dimensão subjetiva da participação. Apontou que a Educação Ambiental e, em especial, a participação, nos processos educadores ambientalistas pode contribuir e fomentar a necessária transformação da comunidade escolar. Foram sugeridos três processos simultâneos para fortalecer a EA na Ilha: a) formação continuada de educadores ambientais locais, comunidade em geral e tomadores de decisão; b) enraizamento da EA nas instituições; c) construção de políticas públicas na área e ambientalização de outras políticas. Por fim, foi proposta a criação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) do Distrito de Fernando de Noronha como estratégia para fortalecer, formular e implantar políticas públicas de EA comprometidas com um território educador e educado ambientalmente. A continuidade desta pesquisa de doutorado poderia se dar por meio da construção e formulação de políticas públicas de Educação Ambiental (dentre as quais o PPP do Distrito) e na ambientalização de outras políticas em Fernando de Noronha. Em paralelo, analisar este processo à luz de suas contribuições para a transformação territorial no sentido da construção de sociedades sustentáveis. A pesquisa também fortalece a necessidade da continuidade das pesquisas relacionadas às contribuições da Educação Ambiental para a comunidade escolar e sobre políticas públicas de Educação Ambiental.
id USP_d922749c8ecba241d003c1922b6923da
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14032018-112322
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveisEnvironmental Education and public policies in Fernando de Noronha: participation in the construction of sustainable schools and societiesEducação AmbientalEnvironmental EducationFernando de NoronhaFernando de NoronhaParticipaçãoParticipationPolíticas PúblicasPublic PoliciesSchoolSustainable SocietiesA construção de processos de transição para sociedades sustentáveis envolve, dentre outros, a criação e fortalecimento de democracias participativas. Tendo a Educação Ambiental (EA) um compromisso com a transformação social, qual seu potencial na promoção e fortalecimento de processos participativos? O recorte escolhido para o desenvolvimento desta pesquisa envolveu a educação ambiental realizada no contexto escolar pelo seu potencial educador e de articulação de indivíduos e instituições de um território. O objetivo geral da pesquisa foi contribuir com o aprimoramento de políticas públicas de educação ambiental comprometidas com o fortalecimento da participação na Escola e na construção de sociedades sustentáveis. Os objetivos específicos foram analisar contribuições das atividades de educação ambiental para a qualificação da participação, para o aprendizado escolar dos indivíduos e para o fortalecimento da relação escola/comunidade. A área de estudo, Fernando de Noronha - PE - Brasil, é peculiar por ser um Arquipélago, possuir duas unidades de conservação e apresentar situações de efetivo e potencial impacto socioambiental. A pesquisa, cuja metodologia é qualitativa, dialoga com a pesquisa-intervenção e com a pesquisa etnográfica. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: análise de documentos, observação participante, intervenção educadora e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas a partir da triangulação de técnicas e sujeitos, dialogando com referenciais teóricos sobre educação ambiental, participação, educação escolar e políticas públicas. Esta pesquisa evidenciou a contribuição do desenvolvimento de processos participativos fomentados pelas atividades de EA em Fernando de Noronha para a formação de pessoas comprometidas com a melhoria das condições socioambientais de seu lugar e com a cidadania planetária. Apresentou elementos que podem contribuir com os processos de qualificação da participação e subsidiar ações, projetos, programas e políticas públicas de EA comprometidas com a transição para sociedades sustentáveis. Em relação à participação no contexto escolar evidenciaram-se dois processos simultâneos e complementares: o fortalecimento de espaços instituídos e o exercício e estímulo da dimensão subjetiva da participação. Apontou que a Educação Ambiental e, em especial, a participação, nos processos educadores ambientalistas pode contribuir e fomentar a necessária transformação da comunidade escolar. Foram sugeridos três processos simultâneos para fortalecer a EA na Ilha: a) formação continuada de educadores ambientais locais, comunidade em geral e tomadores de decisão; b) enraizamento da EA nas instituições; c) construção de políticas públicas na área e ambientalização de outras políticas. Por fim, foi proposta a criação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) do Distrito de Fernando de Noronha como estratégia para fortalecer, formular e implantar políticas públicas de EA comprometidas com um território educador e educado ambientalmente. A continuidade desta pesquisa de doutorado poderia se dar por meio da construção e formulação de políticas públicas de Educação Ambiental (dentre as quais o PPP do Distrito) e na ambientalização de outras políticas em Fernando de Noronha. Em paralelo, analisar este processo à luz de suas contribuições para a transformação territorial no sentido da construção de sociedades sustentáveis. A pesquisa também fortalece a necessidade da continuidade das pesquisas relacionadas às contribuições da Educação Ambiental para a comunidade escolar e sobre políticas públicas de Educação Ambiental.The construction of transition processes for sustainable societies involves, among others, the creation and strengthening of participatory democracies. Environmental Education (EE) has the commitment to social transformation; so, what would be the EE potential in promoting and strengthening the participatory processes? The research focus of this work was the environmental education in school context and its educational fostering of the people and institutional articulation potential of the territory. The general objective of the research was to contribute to the improvement of environmental education public policies committed to strengthening the participation in the schools and construction of sustainable societies. The specific objectives were to analyze contributions of environmental education activities to improve participation, people school learning and to strengthen school/community relationship. The peculiar research place of Fernando de Noronha - PE - Brazil, an archipelago, has two conservation units and situations of effective and potential socio-environmental impact. The qualitative research dialogues with intervention research and ethnographic research. The techniques of data collection used were: document analysis, participant observation, educational intervention and semi-structured interviews. The analyzes were made from the triangulation of techniques and subjects, dialoguing with theoretical references on environmental education, participation, school education and public policies. The results evidenced the contribution of participatory processes promoted by the EE activities in Fernando de Noronha to people formation committed to the improvement of the socioenvironmental conditions of their territory and planetary citizenship. Some outlines presented can contribute to the improvement of participatory processes and subsidize EE actions, projects, programs and public policies committed to the transition to sustainable societies. In relation to the participation in the school context, there were two simultaneous and complementary processes: the strengthening of established spaces and the exercise and stimulation of the subjective dimension of participation. It was pointed out that environmental education and, in particular, participation in environmental education processes, can contribute to foster the school community transformation. Three simultaneous processes to strengthen EE in the island is suggested: a) continuous training of local environmental educators, community in general and decision makers; B) rooting of EE in institutions; C) construction of public policies in the area and the \"environmentalization\" of other policies. Finally, it was proposed the creation of a Political Pedagogical Project (PPP) in the District of Fernando de Noronha as a strategy to strengthen, formulate, and implement EE public policies committed to the environmentally educated territory. The continuity of this doctoral research could be done by means of the construction and formulation of public policies of Environmental Education (among which the District\'s PPP) and the \"environmentalization\" of other policies in Fernando de Noronha. At the same time, to analyze the contributions of this process to territorial transformation towards construction of sustainable societies. The results also strengthens the need for research continuity related to the contributions of Environmental Education to the school community and to the EE public policies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSorrentino, MarcosBattaini, Vivian2017-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-14032018-112322/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-14032018-112322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
Environmental Education and public policies in Fernando de Noronha: participation in the construction of sustainable schools and societies
title Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
spellingShingle Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
Battaini, Vivian
Educação Ambiental
Environmental Education
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha
Participação
Participation
Políticas Públicas
Public Policies
School
Sustainable Societies
title_short Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
title_full Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
title_fullStr Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
title_full_unstemmed Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
title_sort Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
author Battaini, Vivian
author_facet Battaini, Vivian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sorrentino, Marcos
dc.contributor.author.fl_str_mv Battaini, Vivian
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Environmental Education
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha
Participação
Participation
Políticas Públicas
Public Policies
School
Sustainable Societies
topic Educação Ambiental
Environmental Education
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha
Participação
Participation
Políticas Públicas
Public Policies
School
Sustainable Societies
description A construção de processos de transição para sociedades sustentáveis envolve, dentre outros, a criação e fortalecimento de democracias participativas. Tendo a Educação Ambiental (EA) um compromisso com a transformação social, qual seu potencial na promoção e fortalecimento de processos participativos? O recorte escolhido para o desenvolvimento desta pesquisa envolveu a educação ambiental realizada no contexto escolar pelo seu potencial educador e de articulação de indivíduos e instituições de um território. O objetivo geral da pesquisa foi contribuir com o aprimoramento de políticas públicas de educação ambiental comprometidas com o fortalecimento da participação na Escola e na construção de sociedades sustentáveis. Os objetivos específicos foram analisar contribuições das atividades de educação ambiental para a qualificação da participação, para o aprendizado escolar dos indivíduos e para o fortalecimento da relação escola/comunidade. A área de estudo, Fernando de Noronha - PE - Brasil, é peculiar por ser um Arquipélago, possuir duas unidades de conservação e apresentar situações de efetivo e potencial impacto socioambiental. A pesquisa, cuja metodologia é qualitativa, dialoga com a pesquisa-intervenção e com a pesquisa etnográfica. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: análise de documentos, observação participante, intervenção educadora e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas a partir da triangulação de técnicas e sujeitos, dialogando com referenciais teóricos sobre educação ambiental, participação, educação escolar e políticas públicas. Esta pesquisa evidenciou a contribuição do desenvolvimento de processos participativos fomentados pelas atividades de EA em Fernando de Noronha para a formação de pessoas comprometidas com a melhoria das condições socioambientais de seu lugar e com a cidadania planetária. Apresentou elementos que podem contribuir com os processos de qualificação da participação e subsidiar ações, projetos, programas e políticas públicas de EA comprometidas com a transição para sociedades sustentáveis. Em relação à participação no contexto escolar evidenciaram-se dois processos simultâneos e complementares: o fortalecimento de espaços instituídos e o exercício e estímulo da dimensão subjetiva da participação. Apontou que a Educação Ambiental e, em especial, a participação, nos processos educadores ambientalistas pode contribuir e fomentar a necessária transformação da comunidade escolar. Foram sugeridos três processos simultâneos para fortalecer a EA na Ilha: a) formação continuada de educadores ambientais locais, comunidade em geral e tomadores de decisão; b) enraizamento da EA nas instituições; c) construção de políticas públicas na área e ambientalização de outras políticas. Por fim, foi proposta a criação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) do Distrito de Fernando de Noronha como estratégia para fortalecer, formular e implantar políticas públicas de EA comprometidas com um território educador e educado ambientalmente. A continuidade desta pesquisa de doutorado poderia se dar por meio da construção e formulação de políticas públicas de Educação Ambiental (dentre as quais o PPP do Distrito) e na ambientalização de outras políticas em Fernando de Noronha. Em paralelo, analisar este processo à luz de suas contribuições para a transformação territorial no sentido da construção de sociedades sustentáveis. A pesquisa também fortalece a necessidade da continuidade das pesquisas relacionadas às contribuições da Educação Ambiental para a comunidade escolar e sobre políticas públicas de Educação Ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-14032018-112322/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-14032018-112322/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256959764398080