Uma contribuição ao estudo da harmonização de normas contábeis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-10052023-142700/ |
Resumo: | A harmonização das normas contábeis não é apenas uma questão teórica. Este assunto tem um papel importante em uma economia global, embora a harmonização completa seja praticamente impossível devido às diferenças de culturas e regulamentações entre vários países. Este trabalho pretende ser uma contribuição para o estudo da harmonização contábil, estudando alguns dos pontos que dizem respeito a esta matéria, tais como: as razões da harmonização contábil; benefícios de; desvantagens de; obstáculos para; economia global; influências ambientais; pressões por harmonização contábil internacional e divulgação; comparação de normas contábeis entre entidades; esforços das entidades para harmonização; estudo de casos; etc. A comparação de normas contábeis envolve quinze sujeitos e oito entidades. O estudo de casos tem por objetivo mostrar, por meio de números, que diferenças de normas contábeis podem ser relevantes. |
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Uma contribuição ao estudo da harmonização de normas contábeisA contribution to the study of harmonization of accounting standardsAccountingAccounting standards and regulationsContabilidadePadrões e normas contábeisA harmonização das normas contábeis não é apenas uma questão teórica. Este assunto tem um papel importante em uma economia global, embora a harmonização completa seja praticamente impossível devido às diferenças de culturas e regulamentações entre vários países. Este trabalho pretende ser uma contribuição para o estudo da harmonização contábil, estudando alguns dos pontos que dizem respeito a esta matéria, tais como: as razões da harmonização contábil; benefícios de; desvantagens de; obstáculos para; economia global; influências ambientais; pressões por harmonização contábil internacional e divulgação; comparação de normas contábeis entre entidades; esforços das entidades para harmonização; estudo de casos; etc. A comparação de normas contábeis envolve quinze sujeitos e oito entidades. O estudo de casos tem por objetivo mostrar, por meio de números, que diferenças de normas contábeis podem ser relevantes.Harmonization of accounting standards is not just a theoretic question. This subject has an important role in a global economy, although complete harmonization is quite impossible because of differences in cultures and regulations among various countries. This work is supposed to be a contribution to the study of accounting harmonization, studying some of the points concerned with this matter, such as: reasons for accounting harmonization; benefits from; disadvantages of; obstacles to; global economy; environmental influences; pressures for International accounting harmonization and disclosure; comparison of accounting standards among entities; efforts of entities for harmonization; study of cases; etc. The comparison of accounting standards involves fifteen subjects and eight entities. The study of cases has the purpose to show, through numbers, that differences of accounting standards may be relevant.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNakagawa, MasayukiLisboa, Nahor Plácido1995-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-10052023-142700/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-10T17:30:58Zoai:teses.usp.br:tde-10052023-142700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-10T17:30:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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