A Crise das Utopias: a esquerda nos romances de Antônio Callado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agazzi, Giselle Larizzatti
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-01122014-152012/
Resumo: A dissertação de mestrado procura mostrar como a literatura dialoga com a história para além das questões temáticas. O recorte se dá em torno de Quarup (1967), Bar Don Juan (1971), Reflexos do Baile (1976) e Sempreviva (1981), quatro romances de Antonio Callado que retomam o período histórico compreendido entre a eleição de Getúlio Vargas em 1950 até fins dos anos de 1970. O foco é o Golpe Militar de 1964, sua preparação e consequências para a sociedade brasileira. A intenção é mostrar como a crise da utopia das esquerdas é tecida esteticamente, por meio da construção dos personagens, do espaço, do tempo e da própria estrutura narrativa. Para tanto, a reflexão sobre as obras parte da tipologia descrita por George Lukács na Teoria do romance, tendo como eixo as análises da trajetória dos protagonistas e da forma romanesca
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spelling A Crise das Utopias: a esquerda nos romances de Antônio CalladoLa crisi delle utopie: la sinistra nei romanzi di Antonio CalladoAntonio CalladoAntonio Calladocrise das utopiasCrisi delle utopieHistóriaLetteraturaliteraturaromanceRomanzoStoriaA dissertação de mestrado procura mostrar como a literatura dialoga com a história para além das questões temáticas. O recorte se dá em torno de Quarup (1967), Bar Don Juan (1971), Reflexos do Baile (1976) e Sempreviva (1981), quatro romances de Antonio Callado que retomam o período histórico compreendido entre a eleição de Getúlio Vargas em 1950 até fins dos anos de 1970. O foco é o Golpe Militar de 1964, sua preparação e consequências para a sociedade brasileira. A intenção é mostrar como a crise da utopia das esquerdas é tecida esteticamente, por meio da construção dos personagens, do espaço, do tempo e da própria estrutura narrativa. Para tanto, a reflexão sobre as obras parte da tipologia descrita por George Lukács na Teoria do romance, tendo como eixo as análises da trajetória dos protagonistas e da forma romanescaLa tesi si propone di mostrare come la letteratura dialoga con la storia al di là delle questioni tematiche. Lo sguardo si fa intorno a Quarup (1967), Bar Don Juan (1971), Reflexos do Baile (1976) e Sempreviva (1981), quattro romanzi di Antonio Callado che riproducono il periodo storico tra l\'elezione di Getúlio Vargas nel 1950 fino alla fine del 1970. Il centro dei romanzi è il colpo di stato militare del 1964 e le sue conseguenze per la società brasiliana. L\'intenzione è quella di illuminare come la crisi dell\'utopia di sinistra è tessuta esteticamente, attraverso la costruzione di personaggi, dello spazio, del tempo e della struttura narrativa stessa. Per fare ciò, la riflerissione viene fatta dalla Teoria del romanzo, di George Lukács, cercando di analizzare la traiettoria dei protagonisti e la forma romanzesca delle quarto opereBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAguiar, Flavio Wolf deAgazzi, Giselle Larizzatti1999-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-01122014-152012/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-01122014-152012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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