O ensino de geografia e suas representações sociais numa área de interesses ambientais: o caso de Iguape

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Sergio de Moraes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-04062007-153937/
Resumo: Sendo a Educação uma relação fundamentalmente social, é compreensível que apresente mudanças que acompanham ou tentam acompanhar a dinâmica da sociedade. A Educação é um processo contínuo que não se restringe à instituição escolar: aprendemos com a família, os amigos, a religião, a política e, mais intensamente nos últimos anos, com os meios de informação que temos à disposição. O trabalho que ora apresentamos foi desenvolvido sob esta perspectiva, isto é, a de que a Escola é um momento importante da Educação, mas não o único. Procuramos discutir, a partir de um estudo de caso, outros elementos que devem ser colocados no processo de ensinoaprendizagem. Entre esses elementos, destacamos a importância das representações sociais no ensino de Geografia. Para tanto, escolhemos o tema da crise ambiental como meio para avaliarmos como algumas representações sociais podem se manifestar na escola e como sua compreensão pode contribuir para ajudar ou dificultar o trabalho do professor.As representações sociais manifestam-se através de diferentes formas de linguagem. Identificá-las nos permite descobrir relações de poder que estão presentes numa comunidade e, se quisermos, elaborar uma prática de ensino que as coloque em questão. Compreender a linguagem utilizada entre alunos com diferentes realidades sociais numa determinada comunidade foi o meio que escolhemos para identificar algumas representações sociais. A importância da linguagem no processo de ensinoaprendizagem foi discutida com base na obra inacabada de Vygotsky. A interpretação da linguagem para a identificação das representações sociais foi feita com base em Lefevre, Marx e Mészáros e Rafesttin. A apresentação desse trabalho tem como objetivo relatar o processo que nos levou à formulação de questões, os resultados que obtivemos de nossas investigações e a discussão de alguns resultados que consideramos importantes.
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spelling O ensino de geografia e suas representações sociais numa área de interesses ambientais: o caso de IguapeThe teaching of Geography and some of its social representations in IguapeEnsino de geografiaIguapeIguapeLanguageLinguagem.Questão ambientalRepresentações sociaisSocial representationsThe ambiental questionThe teaching of geographySendo a Educação uma relação fundamentalmente social, é compreensível que apresente mudanças que acompanham ou tentam acompanhar a dinâmica da sociedade. A Educação é um processo contínuo que não se restringe à instituição escolar: aprendemos com a família, os amigos, a religião, a política e, mais intensamente nos últimos anos, com os meios de informação que temos à disposição. O trabalho que ora apresentamos foi desenvolvido sob esta perspectiva, isto é, a de que a Escola é um momento importante da Educação, mas não o único. Procuramos discutir, a partir de um estudo de caso, outros elementos que devem ser colocados no processo de ensinoaprendizagem. Entre esses elementos, destacamos a importância das representações sociais no ensino de Geografia. Para tanto, escolhemos o tema da crise ambiental como meio para avaliarmos como algumas representações sociais podem se manifestar na escola e como sua compreensão pode contribuir para ajudar ou dificultar o trabalho do professor.As representações sociais manifestam-se através de diferentes formas de linguagem. Identificá-las nos permite descobrir relações de poder que estão presentes numa comunidade e, se quisermos, elaborar uma prática de ensino que as coloque em questão. Compreender a linguagem utilizada entre alunos com diferentes realidades sociais numa determinada comunidade foi o meio que escolhemos para identificar algumas representações sociais. A importância da linguagem no processo de ensinoaprendizagem foi discutida com base na obra inacabada de Vygotsky. A interpretação da linguagem para a identificação das representações sociais foi feita com base em Lefevre, Marx e Mészáros e Rafesttin. A apresentação desse trabalho tem como objetivo relatar o processo que nos levou à formulação de questões, os resultados que obtivemos de nossas investigações e a discussão de alguns resultados que consideramos importantes.The teaching of Geography is a fundamentally social activity and for this reason subject to the most diverse influences that society can provide. Aggregated to this are other elements in the education of primary and secondary school pupils that transcend the scholastic institution, such as the family, friends, politics, culture and the vehicles of information we have at my disposal today. To investigate how some of these influences are manifested in teaching practice from the point of view of the pupils was one of the objectives of this research. I have sought to identify these different influences through language, taking into account possible power relationships. The concept of social representations was utilized for me to identify some influences that may occur in the Teaching of Geography in an area of ambiental interest. The municipality of Iguape in São Paulo was chosen for my investigations, due to its specific characteristics and the possibilities it offered to explore our theme. For this reason, I opted for the ambiental question, as it represents a theme in which different interests, at times contradictory, may present themselves. So I compared two schools with préuniversity/ sixth form Ensino Médio pupils, with different socioeconomic realities, through the use of compositions on the theme of \"Nature and me in Iguape\". In making this comparison in the light of the ambiental theme, I have shown that the school may be an instrument of the legitimization of certain social representations constructed in the society of which it is a part, being also able to contradict some of its curricular intentions. Another fact noted in making this research was the importance of recognizing the discussion about geographical scale for a teaching practice to be truly more critical.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancesconi, LeaPaulo, Sergio de Moraes2007-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-04062007-153937/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-04062007-153937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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