O lugar do Lazer na função social dos museus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-08122023-102448/ |
Resumo: | O presente trabalho analisa em que medida educação e lazer se articulam e conformam estratégias de aproximação dos museus com suas comunidades, e a partir dessa relação infere-se sobre sua colaboração para o cumprimento da função social dos museus. A pesquisa tem por base entrevistas semiestruturadas feitas junto às equipes dos Setores Educativos do Museu de Arte Sacra, do Museu da Língua Portuguesa, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu da Energia de São Paulo, entre 2021 e 2022. O método utilizado é a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que propõe uma sistematização das informações em três principais etapas são elas: pré-análise, categorização e tratamento dos resultados. As entrevistas foram sistematizadas e analisadas a partir de quatro eixos principais: i) o entendimento sobre o museu em que atuam, ii) suas concepções de Lazer, iii) suas percepções dos vínculos entre Lazer e Educação Museal e iv) da relação dos setores educativos com os públicos do museu. Foram consideradas também as perspectivas pessoais e profissionais dos entrevistados, bem como do seu entendimento sobre o público com o qual trabalham. A principal observação final aponta para a presença a relevância do lazer para o cumprimento da função social dos museus. |
id |
USP_da67a1325f82557e1a2e71383500b1ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08122023-102448 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O lugar do Lazer na função social dos museusLeisures role in museum social functionEducação MusealFunção Social dos MuseusLazerLeisureMuseum EducationSocial FunctionO presente trabalho analisa em que medida educação e lazer se articulam e conformam estratégias de aproximação dos museus com suas comunidades, e a partir dessa relação infere-se sobre sua colaboração para o cumprimento da função social dos museus. A pesquisa tem por base entrevistas semiestruturadas feitas junto às equipes dos Setores Educativos do Museu de Arte Sacra, do Museu da Língua Portuguesa, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu da Energia de São Paulo, entre 2021 e 2022. O método utilizado é a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que propõe uma sistematização das informações em três principais etapas são elas: pré-análise, categorização e tratamento dos resultados. As entrevistas foram sistematizadas e analisadas a partir de quatro eixos principais: i) o entendimento sobre o museu em que atuam, ii) suas concepções de Lazer, iii) suas percepções dos vínculos entre Lazer e Educação Museal e iv) da relação dos setores educativos com os públicos do museu. Foram consideradas também as perspectivas pessoais e profissionais dos entrevistados, bem como do seu entendimento sobre o público com o qual trabalham. A principal observação final aponta para a presença a relevância do lazer para o cumprimento da função social dos museus.The present work analyzes the extent to which education and leisure are articulated and form strategies to bring museums closer to their communities, and from this relationship, it infers their collaboration in fulfilling the social role of museums. The research is based on semi structured interviews conducted with the Education teams of the Museum of Sacred Art (Museu de Arte Sacra), the Museum of the Portuguese Language (Museu da Língua Portugu esa), the Pinacoteca of São Paulo (Pinacoteca de São Paulo), and the Museum of Energy of São Paulo (Museu da Energia de São Paulo) between 2021 and 2022. The Content Analysis method (BARDIN, allowed for the systematization and interpretation of the s tatements, resulting in the identification of four main themes for the analysis: the museum under analysis, Leisure, Leisure and Museum Education, and the relationship between education and museum audiences. The main final observation points to the relevance of leisure for fulfilling the social function of museums.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGagliardi, Clarissa Maria RosaGouveia, Marina Amaral2023-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-08122023-102448/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-13T18:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-08122023-102448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-13T18:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do Lazer na função social dos museus Leisures role in museum social function |
title |
O lugar do Lazer na função social dos museus |
spellingShingle |
O lugar do Lazer na função social dos museus Gouveia, Marina Amaral Educação Museal Função Social dos Museus Lazer Leisure Museum Education Social Function |
title_short |
O lugar do Lazer na função social dos museus |
title_full |
O lugar do Lazer na função social dos museus |
title_fullStr |
O lugar do Lazer na função social dos museus |
title_full_unstemmed |
O lugar do Lazer na função social dos museus |
title_sort |
O lugar do Lazer na função social dos museus |
author |
Gouveia, Marina Amaral |
author_facet |
Gouveia, Marina Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gagliardi, Clarissa Maria Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Marina Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Museal Função Social dos Museus Lazer Leisure Museum Education Social Function |
topic |
Educação Museal Função Social dos Museus Lazer Leisure Museum Education Social Function |
description |
O presente trabalho analisa em que medida educação e lazer se articulam e conformam estratégias de aproximação dos museus com suas comunidades, e a partir dessa relação infere-se sobre sua colaboração para o cumprimento da função social dos museus. A pesquisa tem por base entrevistas semiestruturadas feitas junto às equipes dos Setores Educativos do Museu de Arte Sacra, do Museu da Língua Portuguesa, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu da Energia de São Paulo, entre 2021 e 2022. O método utilizado é a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que propõe uma sistematização das informações em três principais etapas são elas: pré-análise, categorização e tratamento dos resultados. As entrevistas foram sistematizadas e analisadas a partir de quatro eixos principais: i) o entendimento sobre o museu em que atuam, ii) suas concepções de Lazer, iii) suas percepções dos vínculos entre Lazer e Educação Museal e iv) da relação dos setores educativos com os públicos do museu. Foram consideradas também as perspectivas pessoais e profissionais dos entrevistados, bem como do seu entendimento sobre o público com o qual trabalham. A principal observação final aponta para a presença a relevância do lazer para o cumprimento da função social dos museus. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-08122023-102448/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-08122023-102448/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256819600195584 |