A educação integral no século XXI: do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-164820/
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo apresentar resultados e conclusões da pesquisa intitulada: A Educação Integral no século XXI - Do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação. A pesquisa constitui-se de um estudo descritivo analítico e desenvolveuse a partir da análise documental da legislação brasileira e outros textos que subsidiaram o Programa Mais Educação Federal e o Programa Novo Mais Educação Federal como políticas públicas. Nosso objetivo tentou compreender as propostas de educação integral apregoadas nos textos oficiais. Além disso, procuramos investigar o diálogo e/ou a resistência desses programas às concepções de educação disseminadas pelos reformadores da educação: Organismos Internacionais e empresariado. Este trabalho compreende o Programa Mais Educação como uma política pública contraditória, fruto do momento histórico e político que se desencadeou com os governos petistas (2002-2016). O período foi marcado por uma tentativa de conciliação entre os interesses das classes trabalhadoras e as aspirações da burguesia nacional e do grande capital. Diante do exposto, o programa apresentava uma real proposta de educação integral como formação de um ser em sua integralidade em seus diversos aspectos como humano e, ao mesmo tempo, conciliava-se com os interesses e consensos disseminados pelos reformadores neoliberais da educação.
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