A educação integral no século XXI: do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-164820/ |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo apresentar resultados e conclusões da pesquisa intitulada: A Educação Integral no século XXI - Do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação. A pesquisa constitui-se de um estudo descritivo analítico e desenvolveuse a partir da análise documental da legislação brasileira e outros textos que subsidiaram o Programa Mais Educação Federal e o Programa Novo Mais Educação Federal como políticas públicas. Nosso objetivo tentou compreender as propostas de educação integral apregoadas nos textos oficiais. Além disso, procuramos investigar o diálogo e/ou a resistência desses programas às concepções de educação disseminadas pelos reformadores da educação: Organismos Internacionais e empresariado. Este trabalho compreende o Programa Mais Educação como uma política pública contraditória, fruto do momento histórico e político que se desencadeou com os governos petistas (2002-2016). O período foi marcado por uma tentativa de conciliação entre os interesses das classes trabalhadoras e as aspirações da burguesia nacional e do grande capital. Diante do exposto, o programa apresentava uma real proposta de educação integral como formação de um ser em sua integralidade em seus diversos aspectos como humano e, ao mesmo tempo, conciliava-se com os interesses e consensos disseminados pelos reformadores neoliberais da educação. |
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A educação integral no século XXI: do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais EducaçãoThe twenty first century integral education: from \"Programa Mais Educação\" to \" Programa Novo Mais EducacaoEducação integralIntegral educationInternational organismsNeoliberalismNeoliberalismoOrganismos internacionaisPrograma Mais EducaçãoPrograma Mais EducaçãoPrograma Novo Mais EducaçãoPrograma Novo Mais EducaçãoEsta dissertação tem por objetivo apresentar resultados e conclusões da pesquisa intitulada: A Educação Integral no século XXI - Do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação. A pesquisa constitui-se de um estudo descritivo analítico e desenvolveuse a partir da análise documental da legislação brasileira e outros textos que subsidiaram o Programa Mais Educação Federal e o Programa Novo Mais Educação Federal como políticas públicas. Nosso objetivo tentou compreender as propostas de educação integral apregoadas nos textos oficiais. Além disso, procuramos investigar o diálogo e/ou a resistência desses programas às concepções de educação disseminadas pelos reformadores da educação: Organismos Internacionais e empresariado. Este trabalho compreende o Programa Mais Educação como uma política pública contraditória, fruto do momento histórico e político que se desencadeou com os governos petistas (2002-2016). O período foi marcado por uma tentativa de conciliação entre os interesses das classes trabalhadoras e as aspirações da burguesia nacional e do grande capital. Diante do exposto, o programa apresentava uma real proposta de educação integral como formação de um ser em sua integralidade em seus diversos aspectos como humano e, ao mesmo tempo, conciliava-se com os interesses e consensos disseminados pelos reformadores neoliberais da educação.This thesis aims to present results and conclusions regarding the research entitled: A Educação Integral no século XXI - Do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação. The research constitutes of an analitical and descriptive study, and has developed from the documentary analyis from the brazilian legislation and other texts that have assisted the Programa Mais Educação Federal e o Programa Novo Mais Educação Federal as public policy. Our objective tried to understand the integral education proposals proclaimed in the oficial texts. Besides this, we tried to investigate the dialog and/or the resistence from these programs through the education conceptions widespread by education reformers: International Organisms and business community. This research understands the Programa Mais Educação as a contraditory public policy, product from a political and historical moment wich came from left wing governments (PT party) (2002-2016). This period was marked by an attemptive of conciliation between the working classes and the aspirations of the middle class and from the big business. Based on the above, the program presented a real proposal of integral education as formation of a being in its totality and aspects as human and, at the same time, harmonized with interests and consences widespread by neoliberals education reformers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSawaya, Sandra MariaOliveira, Thiago Alves de2019-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-164820/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:32:20Zoai:teses.usp.br:tde-03102019-164820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:32:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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