Fatores individuais e organizacionais no engajamento acadêmico: uma análise ao nível dos laboratórios de pesquisas universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-22092023-164149/ |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é investigar como atributos individuais e organizacionais estão relacionados com diferentes níveis de intensidade de engajamento acadêmico (EA) nos laboratórios de pesquisa vinculados às universidades públicas paulistas. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de abordagem explicativa/descritiva, baseada na aplicação de um questionário enviado para os coordenadores dos laboratórios de pesquisa das universidades contempladas na pesquisa. Utilizando a Análise de Cluster Hierárquico (ACH), uma amostra de 241 laboratórios foi classificada de acordo com a intensidade com que realizam um conjunto de atividades de EA, de acordo com Zhao et al. (2020). Os laboratórios foram divididos em três clusters, com o primeiro mostrando envolvimento insignificante em atividades de AE, o segundo demonstrando envolvimento parcial em atividades de AE e o terceiro reunindo laboratórios altamente envolvidos em atividades de AE. Os resultados do modelo probit ordenado indicaram que as características individuais dos líderes dos laboratórios (gênero, nível de carreira e experiência não acadêmica) não estavam relacionadas com a intensidade do EA, diferente do que a literatura reportou. Por outro lado, as evidências mostraram que a variável latente para a intensidade de EA aumentou com a escala da equipe do laboratório, o percentual de pesquisadores permanentes na equipe do laboratório, a competência da equipe do laboratório em prospectar e atrair parceiros da indústria, e a disponibilidade de conhecimento tecnológico na forma de know-how. Laboratórios cujas áreas de conhecimento são Engenharias, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra, estão associados a maiores probabilidades de alto envolvimento em atividades de EA. |
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Fatores individuais e organizacionais no engajamento acadêmico: uma análise ao nível dos laboratórios de pesquisas universitáriosIndividual and organizational factors in academic engagement: an analysis at the level of university research laboratoriesAcademic engagementColaboração universidade-empresaEngajamento acadêmicoKnowledge transferTerceira missãoThird missionTransferência de conhecimentoUniversity-industry collaborationO objetivo geral deste trabalho é investigar como atributos individuais e organizacionais estão relacionados com diferentes níveis de intensidade de engajamento acadêmico (EA) nos laboratórios de pesquisa vinculados às universidades públicas paulistas. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de abordagem explicativa/descritiva, baseada na aplicação de um questionário enviado para os coordenadores dos laboratórios de pesquisa das universidades contempladas na pesquisa. Utilizando a Análise de Cluster Hierárquico (ACH), uma amostra de 241 laboratórios foi classificada de acordo com a intensidade com que realizam um conjunto de atividades de EA, de acordo com Zhao et al. (2020). Os laboratórios foram divididos em três clusters, com o primeiro mostrando envolvimento insignificante em atividades de AE, o segundo demonstrando envolvimento parcial em atividades de AE e o terceiro reunindo laboratórios altamente envolvidos em atividades de AE. Os resultados do modelo probit ordenado indicaram que as características individuais dos líderes dos laboratórios (gênero, nível de carreira e experiência não acadêmica) não estavam relacionadas com a intensidade do EA, diferente do que a literatura reportou. Por outro lado, as evidências mostraram que a variável latente para a intensidade de EA aumentou com a escala da equipe do laboratório, o percentual de pesquisadores permanentes na equipe do laboratório, a competência da equipe do laboratório em prospectar e atrair parceiros da indústria, e a disponibilidade de conhecimento tecnológico na forma de know-how. Laboratórios cujas áreas de conhecimento são Engenharias, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra, estão associados a maiores probabilidades de alto envolvimento em atividades de EA.This study aimed to investigate how individual and organizational attributes are related to different levels of academic engagement (AE) intensity in research laboratories affiliated with public universities in São Paulo. Therefore, a quantitative research approach was employed, combining explanatory and descriptive methods, based on the application of a questionnaire sent to the coordinaEtors of the research laboratories of the universities contemplated in the research. Using Hierarchical Cluster Analysis (HCA), a sample of 241 laboratories was classified according to the intensity with which they engage in a set of AE activities, as defined by Zhao et al. (2020). The labs were distinguished into three clusters, with the first showing negligible involvement in AE activities, the second demonstrating partially involvement in AE activities, and the third gathering labs highly involved in AE activities. The results of the ordered probit model indicated that individual attributes of the lab heads (gender, career level, and non-academic experience) were unrelated to the intensity of AE, different from what the literature reported. On the other hand, the latent variable for the AE intensity increases with the scale of the lab team, the percentage of permanent researchers in the lab team, the competence of the lab team in prospecting and attracting industry partners, and the availability of technological knowledge in form of know-how. Laboratories whose knowledge fields are engineering, agricultural sciences, and exact and earth sciences are associated with greater probabilities of being highly academic engaged.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, Alexandre AparecidoDantas, Letícia Ayumi Kubo2023-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-22092023-164149/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-26T12:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-22092023-164149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-26T12:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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