Do marginal ao museal: um estudo sobre a Arte Postal da XVI Bienal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Camila Bôrtolo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-25082021-100906/
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo abordar a institucionalização da arte postal no Brasil a partir da XVI Bienal de São Paulo e suas repercussões no campo artístico e museológico. Busca-se investigar as transformações pelas quais passou essa manifestação artística, que de uma existência marginal, no circuito independente das artes, passou a ser assimilada no contexto museal. Para isso, são analisadas a participação da arte postal na XVI Bienal de São Paulo e a trajetória posterior das obras, desde o encerramento da exposição, em 1981, passando por sua doação ao Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 1984, até a consolidação da sua catalogação, em 2015. O estudo realizado visa contribuir para uma reflexão crítica acerca dos parâmetros adequados para a catalogação da arte postal a partir do estudo de caso do CCSP. São apontadas as dificuldades que envolvem a musealizalização da arte postal em função de suas especificidades e de sua natureza híbrida entre obra e documento. Parte-se da hipótese de que o processo de artificação, legitimação e musealização da arte postal no Brasil foi desencadeado a partir das exposições realizadas no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), teve como ápice a XVI Bienal de São Paulo e completou-se com as ações museológicas realizadas pelo CCSP. Nesse processo, considera-se que Walter Zanini teve papel fundamental. O desenvolvimento desta dissertação apoiou-se em fontes documentais inéditas, ou pouco estudadas, do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo, MAC USP e do CCSP. Por meio delas foi possível esclarecer o episódio do desaparecimento de parte das obras, em 1994, que até hoje gera repercussões negativas para a instituição. Já do ponto de vista teórico recorreu-se a autores tais como Cristina Freire e Marília Xavier Cury, com destaque para Roberta Shapiro e Nathalie Heinich, que problematizaram os conceitos de artificação e legitimação, empregados para subsidiar a hipótese central dessa pesquisa. Ressalta-se, por fim, a importância da coleção de arte postal, proveniente da XVI Bienal de São Paulo, como uma das maiores e mais relevantes, em sua tipologia, depositada em uma instituição pública no país
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Para isso, são analisadas a participação da arte postal na XVI Bienal de São Paulo e a trajetória posterior das obras, desde o encerramento da exposição, em 1981, passando por sua doação ao Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 1984, até a consolidação da sua catalogação, em 2015. O estudo realizado visa contribuir para uma reflexão crítica acerca dos parâmetros adequados para a catalogação da arte postal a partir do estudo de caso do CCSP. São apontadas as dificuldades que envolvem a musealizalização da arte postal em função de suas especificidades e de sua natureza híbrida entre obra e documento. Parte-se da hipótese de que o processo de artificação, legitimação e musealização da arte postal no Brasil foi desencadeado a partir das exposições realizadas no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), teve como ápice a XVI Bienal de São Paulo e completou-se com as ações museológicas realizadas pelo CCSP. Nesse processo, considera-se que Walter Zanini teve papel fundamental. O desenvolvimento desta dissertação apoiou-se em fontes documentais inéditas, ou pouco estudadas, do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo, MAC USP e do CCSP. Por meio delas foi possível esclarecer o episódio do desaparecimento de parte das obras, em 1994, que até hoje gera repercussões negativas para a instituição. Já do ponto de vista teórico recorreu-se a autores tais como Cristina Freire e Marília Xavier Cury, com destaque para Roberta Shapiro e Nathalie Heinich, que problematizaram os conceitos de artificação e legitimação, empregados para subsidiar a hipótese central dessa pesquisa. Ressalta-se, por fim, a importância da coleção de arte postal, proveniente da XVI Bienal de São Paulo, como uma das maiores e mais relevantes, em sua tipologia, depositada em uma instituição pública no paísThe present dissertation aims to approach the institutionalization of mail art in Brazil from the XVI São Paulo Biennial and its repercussions in the artistic and museological field. It seeks to investigate the transformations that this artistic manifestation has undergone, which, from a marginal existence, in the independent circuit of the arts, has now been assimilated in the museum context. For this purpose, the participation of mail art in the XVI São Paulo Biennial and the subsequent trajectory of the Works are analyzed, from the end of the exhibition in 1981, through its donation to the São Paulo Cultural Center (CCSP), in 1984, until the consolidation of its cataloging in 2015. The study carried out aims to contribute to a critical reflection on the appropriate parameters for the cataloging of mail art based on the CCSP case study. Difficulties involving the musealizalisation of mail art are pointed out due to its specificities and its hybrid nature between work of art and document. It starts from the hypothesis that the process of artification, legitimation and musealization of mail art in Brazil was unleashed by the exhibitions held at the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo (MAC USP), having as its culmination the XVI São Paulo Biennial and completed with the museological actions carried out by the CCSP. In this process, Walter Zanini is considered to have played a fundamental role. The development of this dissertation was based on previously unpublished or little studied documentary sources, from the Historical Archive Wanda Svevo of the São Paulo Biennial Foundation, MAC USP and CCSP. Through them it was possible to clarify the episode of the disappearance of part of the works, in 1994, which until today generates negative repercussions for the institution. From the theoretical point of view, authors such as Cristina Freire and Marília Xavier Cury were used, with emphasis on Roberta Shapiro and Nathalie Heinich, who problematized the concepts of artification and legitimation, used to support the central hypothesis of this research. Finally, the importance of the mail art collection, from the XVI São Paulo Biennial, is highlighted as one of the largest and most relevant, in its typology, deposited in a public institution in the country.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Helouise LimaRomano, Camila Bôrtolo2021-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-25082021-100906/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-25T13:00:08Zoai:teses.usp.br:tde-25082021-100906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-25T13:00:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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