Processamento flexível de sinais de áudio em tempo real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-28102022-150023/ |
Resumo: | Programas de processamento de áudio em tempo real são comuns há décadas, e correspondem a aplicações que possuem muitas formas e rodam em plataformas computacionais diversas. Todavia, todas as plataformas têm em comum o fato de possuírem um limite de capacidade computacional, o que se torna crítico especialmente em situação de sobrecarga, acarretando resultados indesejáveis como interrupções intermitentes, artefatos sonoros ou mesmo a parada completa da execução do sistema. Este trabalho apresenta uma metodologia que permite a realização de um trade-off flexível entre os custos computacionais do processamento e a qualidade percebida do resultado desse pro- cessamento. Assim, certas situações de sobrecarga podem ser evitadas sacrificando-se parcialmente a qualidade. Essa flexibilização, permite a adaptação dos custos do sistema de forma dinâmica, em tempo de execução, controlando a qualidade do resultado para evitar tais situações de sobrecarga. Oferece, portanto, uma abordagem para analisar e parametrizar os elementos do processamento de áudio de forma coordenada e atrelada tanto aos custos computacionais quanto às medidas de qualidade correspondentes. Com otimizações, esse método pode ser usado também para adaptar estaticamente algoritmos e parâmetros a outras plataformas de hardware com recursos computa- cionais diferentes. |
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Processamento flexível de sinais de áudio em tempo realFlexible audio signal processing in real-timeAfinação automática de aplicações de processamento de sinais de áudioAudio application autotuningAudio perceptionCustos computacionais flexíveisFlexible computing costsPercepção de áudioProcessamento de sinais de áudio em tempo realReal-time audio signal processingTrade-offTrade-offProgramas de processamento de áudio em tempo real são comuns há décadas, e correspondem a aplicações que possuem muitas formas e rodam em plataformas computacionais diversas. Todavia, todas as plataformas têm em comum o fato de possuírem um limite de capacidade computacional, o que se torna crítico especialmente em situação de sobrecarga, acarretando resultados indesejáveis como interrupções intermitentes, artefatos sonoros ou mesmo a parada completa da execução do sistema. Este trabalho apresenta uma metodologia que permite a realização de um trade-off flexível entre os custos computacionais do processamento e a qualidade percebida do resultado desse pro- cessamento. Assim, certas situações de sobrecarga podem ser evitadas sacrificando-se parcialmente a qualidade. Essa flexibilização, permite a adaptação dos custos do sistema de forma dinâmica, em tempo de execução, controlando a qualidade do resultado para evitar tais situações de sobrecarga. Oferece, portanto, uma abordagem para analisar e parametrizar os elementos do processamento de áudio de forma coordenada e atrelada tanto aos custos computacionais quanto às medidas de qualidade correspondentes. Com otimizações, esse método pode ser usado também para adaptar estaticamente algoritmos e parâmetros a outras plataformas de hardware com recursos computa- cionais diferentes.Real time audio processing applications common for decades and running on a wide range of hardware in many diferent forms. However, all these platforms have in common that have a limited computational ressources which turns critical in overload situations. This results in unwanted sound events: strong distortions, clicks and interruptions. This work presents a methodolgy which allows for the realization of a trade-off between com- puting costs and the perceived quality of the resulting audio. With this approach the computational costs of the elements of the audio processing chain can be analyzed and parameterized to control them dynamically thus avoiding overload situations of the system sacrificing quality partially. This flexibilization is realized by means of a trade-off between computational costs and the perceived quality of the audio output supposing the existence of perceptual space of representation in which the signal can be modified without much loss of quality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQueiroz, Marcelo Gomes deKoch, Thilo2022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-28102022-150023/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-11T19:40:15Zoai:teses.usp.br:tde-28102022-150023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-11T19:40:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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