Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciana Rosa Alves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27163/tde-01092021-224352/
Resumo: A explosão informacional e as tecnologias de informação e comunicação provocaram intensas transformações sociais que demandaram reposicionamento das instituições, principalmente as de ensino e pesquisa como o IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que, ao longo de sua história, passou por diversas mudanças de público-alvo e missão. Nesse contexto, partiu-se do pressuposto que é necessário compreender tais alterações e o perfil da comunidade que o integra (docentes, discentes e servidores) para reconfiguração da biblioteca. A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, tendo como base a análise documental do IFSP e da Biblioteca Francisco Montojos; elaboração do panorama da literatura; e estudo de caso focado nos usuários da biblioteca selecionada. O estudo de usuários foi realizado utilizando-se questionário enviado à comunidade do câmpus São Paulo do IFSP e divulgados nas redes sociais da biblioteca. Constatou-se que, na maior parte do tempo, a biblioteca esteve inserida em contexto escolar, como apoio ao ensino dos cursos técnicos de nível médio. A oferta de cursos superiores demanda readequação da infraestrutura e dos serviços oferecidos, o que vem ocorrendo de forma gradual. Resultados revelam a falta de autonomia dos usuários para pesquisa, associada à carência de infraestrutura de informação e acesso à internet, demonstrando a necessidade de a biblioteca oferecer treinamentos e cursos de capacitação no uso de fontes, principalmente aos alunos, além de investir em ampliação do acervo e disponibilização de computadores para uso acadêmico. Conclui-se que as atuais políticas da biblioteca não estão totalmente de acordo com a missão do IFSP, que propõe uma formação integradora aos seus alunos, uma vez que o acervo e os serviços disponibilizados até o momento estão aquém do necessário para se configurar como espaço de estudo e pesquisa à diversidade de seus potenciais usuários.
id USP_dbc34d42b040b454b53ab16f7dbf89e4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092021-224352
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)Study of users as a strategy for reconfiguration of the Francisco Montojos Library of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP)Bibliotecas dos Institutos FederaisEstudo de usuáriosFederal Institute of São PauloInstituto Federal de São PauloLibraries of the Federal InstitutesServiços ao usuárioUser servicesUser studyA explosão informacional e as tecnologias de informação e comunicação provocaram intensas transformações sociais que demandaram reposicionamento das instituições, principalmente as de ensino e pesquisa como o IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que, ao longo de sua história, passou por diversas mudanças de público-alvo e missão. Nesse contexto, partiu-se do pressuposto que é necessário compreender tais alterações e o perfil da comunidade que o integra (docentes, discentes e servidores) para reconfiguração da biblioteca. A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, tendo como base a análise documental do IFSP e da Biblioteca Francisco Montojos; elaboração do panorama da literatura; e estudo de caso focado nos usuários da biblioteca selecionada. O estudo de usuários foi realizado utilizando-se questionário enviado à comunidade do câmpus São Paulo do IFSP e divulgados nas redes sociais da biblioteca. Constatou-se que, na maior parte do tempo, a biblioteca esteve inserida em contexto escolar, como apoio ao ensino dos cursos técnicos de nível médio. A oferta de cursos superiores demanda readequação da infraestrutura e dos serviços oferecidos, o que vem ocorrendo de forma gradual. Resultados revelam a falta de autonomia dos usuários para pesquisa, associada à carência de infraestrutura de informação e acesso à internet, demonstrando a necessidade de a biblioteca oferecer treinamentos e cursos de capacitação no uso de fontes, principalmente aos alunos, além de investir em ampliação do acervo e disponibilização de computadores para uso acadêmico. Conclui-se que as atuais políticas da biblioteca não estão totalmente de acordo com a missão do IFSP, que propõe uma formação integradora aos seus alunos, uma vez que o acervo e os serviços disponibilizados até o momento estão aquém do necessário para se configurar como espaço de estudo e pesquisa à diversidade de seus potenciais usuários.The information explosion and the information and communication technologies caused intense social transformations that demanded repositioning of the institutions, mainly those of teaching and research such as the IFSP - Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo, which, throughout its history, went through several changes in target audience and mission. In this context, it was assumed that it is necessary to understand these changes and the profile of the community that integrates them (teachers, students and servers) to reconfigure the library. The research is exploratory descriptive, based on the documentary analysis of the IFSP and the Francisco Montojos Library; elaboration of the literature panorama; and case study focused on users of the selected library. The user study was carried out using a questionnaire sent to the IFSP campus São Paulo community and published on the library\'s social networks. It was found that, most of the time, the library was inserted in a school context, as a support to the teaching of technical courses at high school level. The offer of higher education courses requires a readjustment of the infrastructure and services offered, which has been occurring gradually. Results reveal the lack of autonomy of users for research, associated with the lack of information infrastructure and internet access, demonstrating the need for the library to offer training and capacity building courses in the use of sources, especially to students, in addition to investing in expanding the collection and availability of computers for academic use. It is concluded that the current policies of the library are not fully in accordance with the mission of the IFSP, which proposes an integrative training for its students, since the collection and services available so far are below what is necessary to be configured as a space for study and research to the diversity of its potential users.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFujino, AsaOliveira, Luciana Rosa Alves de2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27163/tde-01092021-224352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-02T02:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-01092021-224352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-02T02:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Study of users as a strategy for reconfiguration of the Francisco Montojos Library of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP)
title Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
spellingShingle Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Oliveira, Luciana Rosa Alves de
Bibliotecas dos Institutos Federais
Estudo de usuários
Federal Institute of São Paulo
Instituto Federal de São Paulo
Libraries of the Federal Institutes
Serviços ao usuário
User services
User study
title_short Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
title_full Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
title_fullStr Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
title_full_unstemmed Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
title_sort Estudo de usuários como estratégia para reconfiguração da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
author Oliveira, Luciana Rosa Alves de
author_facet Oliveira, Luciana Rosa Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fujino, Asa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciana Rosa Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas dos Institutos Federais
Estudo de usuários
Federal Institute of São Paulo
Instituto Federal de São Paulo
Libraries of the Federal Institutes
Serviços ao usuário
User services
User study
topic Bibliotecas dos Institutos Federais
Estudo de usuários
Federal Institute of São Paulo
Instituto Federal de São Paulo
Libraries of the Federal Institutes
Serviços ao usuário
User services
User study
description A explosão informacional e as tecnologias de informação e comunicação provocaram intensas transformações sociais que demandaram reposicionamento das instituições, principalmente as de ensino e pesquisa como o IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que, ao longo de sua história, passou por diversas mudanças de público-alvo e missão. Nesse contexto, partiu-se do pressuposto que é necessário compreender tais alterações e o perfil da comunidade que o integra (docentes, discentes e servidores) para reconfiguração da biblioteca. A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, tendo como base a análise documental do IFSP e da Biblioteca Francisco Montojos; elaboração do panorama da literatura; e estudo de caso focado nos usuários da biblioteca selecionada. O estudo de usuários foi realizado utilizando-se questionário enviado à comunidade do câmpus São Paulo do IFSP e divulgados nas redes sociais da biblioteca. Constatou-se que, na maior parte do tempo, a biblioteca esteve inserida em contexto escolar, como apoio ao ensino dos cursos técnicos de nível médio. A oferta de cursos superiores demanda readequação da infraestrutura e dos serviços oferecidos, o que vem ocorrendo de forma gradual. Resultados revelam a falta de autonomia dos usuários para pesquisa, associada à carência de infraestrutura de informação e acesso à internet, demonstrando a necessidade de a biblioteca oferecer treinamentos e cursos de capacitação no uso de fontes, principalmente aos alunos, além de investir em ampliação do acervo e disponibilização de computadores para uso acadêmico. Conclui-se que as atuais políticas da biblioteca não estão totalmente de acordo com a missão do IFSP, que propõe uma formação integradora aos seus alunos, uma vez que o acervo e os serviços disponibilizados até o momento estão aquém do necessário para se configurar como espaço de estudo e pesquisa à diversidade de seus potenciais usuários.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27163/tde-01092021-224352/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27163/tde-01092021-224352/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090284427935744