Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Carolina Coêlho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-14032013-100256/
Resumo: A tese Uma bricolagem virtual infinita: A representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar tem como objetivo revisitar a produção de Claudia Andujar que ganha notoriedade por sua atuação junto aos Yanomami a partir dos anos de 1960/70. A pesquisa busca aprofundar a discussão crítica sobre muitos dos aspectos envolvidos naquelas imagens, evitando a estratégia de uma atribuição de valor externa à própria obra. O tema indígena no qual Andujar se detém traz cargas simbólicas históricas que poderiam conduzir a compreensão das fotografias como documentais stricto senso. A observação das imagens leva, no entanto, a uma concepção muito mais ampliada, constituída por uma complexa teia de relações presentes tanto na construção estética/ formal das fotografias como na maneira como se relacionam com o contexto em que são realizadas.
id USP_dbf4e0ddc45546424846f9d64bb7869d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14032013-100256
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)Fotografia (temas)Fotografia - século 20 - Décadas 60 e 70 - BrasilFotógrafos - século 20 - BrasilÍndios - BrasilYanomamiA tese Uma bricolagem virtual infinita: A representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar tem como objetivo revisitar a produção de Claudia Andujar que ganha notoriedade por sua atuação junto aos Yanomami a partir dos anos de 1960/70. A pesquisa busca aprofundar a discussão crítica sobre muitos dos aspectos envolvidos naquelas imagens, evitando a estratégia de uma atribuição de valor externa à própria obra. O tema indígena no qual Andujar se detém traz cargas simbólicas históricas que poderiam conduzir a compreensão das fotografias como documentais stricto senso. A observação das imagens leva, no entanto, a uma concepção muito mais ampliada, constituída por uma complexa teia de relações presentes tanto na construção estética/ formal das fotografias como na maneira como se relacionam com o contexto em que são realizadas.The purpose of the thesis Uma bricolagem virtual infinita: A representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar is to revisit the works of Claudia Andujar who obtains notoriety for her work with the Yanomami in the 1960\'s and 1970\'s. The research deepens the critical discussion about many aspects involved in those images, avoiding a strategy which assigns external value to the work itself. The indigenous issue to which Andujar pays attention brings symbolic and historical meaning that might lead to the comprehension of the photographs as documentary in the stricto sense. The observation of the images, however, leads to a much broader concept, consisting of a complex net of relationships present in the aesthetic/formal construction of photographs, as well as in the way in which photographs are related with the context in which they are taken.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiarelli, Domingos TadeuSoares, Carolina Coêlho2011-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-14032013-100256/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-14032013-100256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
title Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
spellingShingle Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
Soares, Carolina Coêlho
Fotografia (temas)
Fotografia - século 20 - Décadas 60 e 70 - Brasil
Fotógrafos - século 20 - Brasil
Índios - Brasil
Yanomami
title_short Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
title_full Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
title_fullStr Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
title_full_unstemmed Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
title_sort Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
author Soares, Carolina Coêlho
author_facet Soares, Carolina Coêlho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiarelli, Domingos Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Carolina Coêlho
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia (temas)
Fotografia - século 20 - Décadas 60 e 70 - Brasil
Fotógrafos - século 20 - Brasil
Índios - Brasil
Yanomami
topic Fotografia (temas)
Fotografia - século 20 - Décadas 60 e 70 - Brasil
Fotógrafos - século 20 - Brasil
Índios - Brasil
Yanomami
description A tese Uma bricolagem virtual infinita: A representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar tem como objetivo revisitar a produção de Claudia Andujar que ganha notoriedade por sua atuação junto aos Yanomami a partir dos anos de 1960/70. A pesquisa busca aprofundar a discussão crítica sobre muitos dos aspectos envolvidos naquelas imagens, evitando a estratégia de uma atribuição de valor externa à própria obra. O tema indígena no qual Andujar se detém traz cargas simbólicas históricas que poderiam conduzir a compreensão das fotografias como documentais stricto senso. A observação das imagens leva, no entanto, a uma concepção muito mais ampliada, constituída por uma complexa teia de relações presentes tanto na construção estética/ formal das fotografias como na maneira como se relacionam com o contexto em que são realizadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-14032013-100256/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-14032013-100256/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090704054419456