Física escolar, ciência e novas tecnologias de produção: o desafio da aproximação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30032017-105114/ |
Resumo: | Este trabalho relata uma investigação realizada junto a uma empresa montadora de linha branca com o objetivo de identificar os assuntos de Física escolar presentes em sua linha de produção. Tratando-se de uma pesquisa realizada na fronteira entre dois campos, ao mesmo tempo que se apoiou em referenciais teóricos relativos à Educação e Trabalho, também necessitou de elementos pertinentes ao campo específico do Ensino de Física. Tomando como referência, num primeiro momento, a história da educação, principalmente no que concerne à sua relação com a produção industrial, e partindo do pressuposto de que o conhecimento presente no processo produtivo pode interagir com o conhecimento escolar, sem que para isso se estabeleça uma relação de dependência entre a indústria e a escola, a pesquisa se desenvolveu como um estudo de caso e, por meio de visitas ao setor produtivo da Empresa, entrevistas com alguns de seus funcionários e análise de questionários por eles respondidos, conseguiu-se identificar os assuntos escolares de Física presentes no processo produtivo investigado. Entre outros aspectos, discutiu-se sobre os espaços em que ocorre a circulação desses conhecimentos, ressaltando-se tanto a escola quanto a fábrica, na qual assumiram especial papel os próprios colegas de serviço, os supervisores e os assim denominados \"padrinhos\", funcionários com maior experiência que transmitem aos recém admitidos os conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional. Procurou-se também identificar o significado que o conhecimento de Física tem, tanto para o ingresso como para a manutenção no emprego, assim como para a operação de equipamentos com alta tecnologia incorporada. Finalmente, procurou-se ressaltar as possíveis aproximações entre o conhecimento escolar de Física e o conhecimento presente na produção da empresa investigada, além de serem também tecidas considerações a respeito das possíveis implicações dos estudos realizados. |
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Física escolar, ciência e novas tecnologias de produção: o desafio da aproximaçãoSchoolar physics, science and new production technologies: the challenge of approximationCiência e produção industrialEducação de trabalhadoresEducação e processo produtivoEducation and productive processEducation of workersFísica e produção IndustrialPhysics and industrial productionScience and industrial productionEste trabalho relata uma investigação realizada junto a uma empresa montadora de linha branca com o objetivo de identificar os assuntos de Física escolar presentes em sua linha de produção. Tratando-se de uma pesquisa realizada na fronteira entre dois campos, ao mesmo tempo que se apoiou em referenciais teóricos relativos à Educação e Trabalho, também necessitou de elementos pertinentes ao campo específico do Ensino de Física. Tomando como referência, num primeiro momento, a história da educação, principalmente no que concerne à sua relação com a produção industrial, e partindo do pressuposto de que o conhecimento presente no processo produtivo pode interagir com o conhecimento escolar, sem que para isso se estabeleça uma relação de dependência entre a indústria e a escola, a pesquisa se desenvolveu como um estudo de caso e, por meio de visitas ao setor produtivo da Empresa, entrevistas com alguns de seus funcionários e análise de questionários por eles respondidos, conseguiu-se identificar os assuntos escolares de Física presentes no processo produtivo investigado. Entre outros aspectos, discutiu-se sobre os espaços em que ocorre a circulação desses conhecimentos, ressaltando-se tanto a escola quanto a fábrica, na qual assumiram especial papel os próprios colegas de serviço, os supervisores e os assim denominados \"padrinhos\", funcionários com maior experiência que transmitem aos recém admitidos os conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional. Procurou-se também identificar o significado que o conhecimento de Física tem, tanto para o ingresso como para a manutenção no emprego, assim como para a operação de equipamentos com alta tecnologia incorporada. Finalmente, procurou-se ressaltar as possíveis aproximações entre o conhecimento escolar de Física e o conhecimento presente na produção da empresa investigada, além de serem também tecidas considerações a respeito das possíveis implicações dos estudos realizados.This work relates the investigation done between a company that produces appliances with the objective to identify the School Physics issues in the production line. Being a research done on the border of two fields, as well as theoretical references concerned to Education and Work, it used some pertinent elements specifically to Physics Education. Considering as reference the history of education, specially on what concerns to its relation with the industrial production and assuming that the actual knowledge in the productive process can interact with the school knowledge, although there will be no need for a relation of dependence between industry and school, the research developed as a case study, and through some interviews with employees, visits to the shield as well as analysis of the inquiries they had answered, had the possibility to identify the subjects related to academic Physics enclosed on the investigated work environment. Among other subjects, was discussed the spaces on which arrives the exchange of the knowledge emphasizing either the school and the company, on which we had the special contribution of the workers, the supervisors and the \"godfathers, employees with larger experience who transmit to the just admitted the necessary knowledge for a better professional performance. Tried either to identify the importance that the knowledge of Physics has not only to get a work position but also to keep that position as well as the operation of high tech equipment. Finally it tried to reveal the implications between the Physics knowledge from school and the Physics knowledge at the company that we analyzed and some considerations were made about possible implications of the done researches.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Carmen Sylvia VidigalGarcia, Nilson Marcos Dias2000-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30032017-105114/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-30032017-105114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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