O eterno selo: morte e narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-19102011-122353 |
Resumo: | Notabilizada por atuação positivadora ou negativadora, desde os primórdios do homem, a morte assumiu papel fundamental. Seus ritos notadamente refletiram a compreensão humana a seu respeito, ora intimizando, ora afastando seus expedientes das relações tecidas na sociedade. Desde a origem, a Filosofia sempre procurou descobrir as implicações da morte para a vida humana. Na literatura, o tema é uma constante, muitas vezes determinando seus caminhos, suas tragédias e as soluções narrativas encontradas. Tomando como subsídios teóricos os trabalhos de Phillippe Ariès, Édouard Glissant, Michel Foucault e sobretudo Maurice Blanchot, esta dissertação busca compreender a presença da morte, em suas diversas acepções, na narrativa do escritor baiano Adonias Filho. Para isso, focaliza sua obra Memórias de Lázaro, que compõe o perséquito dos mortos (Os servos da morte, Memórias de Lázaro e Corpo Vivo), do escritor itajuipano. A proposta é que seja feito cotejo da obra do escritor mencionado com as tendências contemporâneas de escrita narrativa e com os estudiosos citados, entendida a morte como aporte essencial para a operação narrativa. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O eterno selo: morte e narrativa The eternal seal: death and narrative 2011-05-13Mauricio Salles de VasconcelosFabio Rigatto de Souza AndradeSergio Luiz Rodrigues MedeirosJoão Luiz Peçanha CoutoUniversidade de São PauloLetras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)USPBR Contemporaneidade Contemporary Death Filosofia Morte Narrativa Narrative Philosophy Notabilizada por atuação positivadora ou negativadora, desde os primórdios do homem, a morte assumiu papel fundamental. Seus ritos notadamente refletiram a compreensão humana a seu respeito, ora intimizando, ora afastando seus expedientes das relações tecidas na sociedade. Desde a origem, a Filosofia sempre procurou descobrir as implicações da morte para a vida humana. Na literatura, o tema é uma constante, muitas vezes determinando seus caminhos, suas tragédias e as soluções narrativas encontradas. Tomando como subsídios teóricos os trabalhos de Phillippe Ariès, Édouard Glissant, Michel Foucault e sobretudo Maurice Blanchot, esta dissertação busca compreender a presença da morte, em suas diversas acepções, na narrativa do escritor baiano Adonias Filho. Para isso, focaliza sua obra Memórias de Lázaro, que compõe o perséquito dos mortos (Os servos da morte, Memórias de Lázaro e Corpo Vivo), do escritor itajuipano. A proposta é que seja feito cotejo da obra do escritor mencionado com as tendências contemporâneas de escrita narrativa e com os estudiosos citados, entendida a morte como aporte essencial para a operação narrativa. Death, exceeding positive or negative acting, since the dawn of man, takes on a fundamental role. Its rites reflected remarkably the human understanding concerning death and its artifices, some times closer, some times further away from interlinked relations into society. Since its inception, Philosophy has always looked for discovering the implications of death towards human life. In literature, the theme is a constant, often determining its paths, its tragedies and narrative solutions found. Using as theoretical support the work of Philippe Ariès, Édouard Glissant, and above all Michel Foucault and Maurice Blanchot, this dissertation tries to understand the presence of death, in its various meanings, in the narrative of Adonias Filho. For this, his work focuses Memórias de Lázaro, which forms the trilogy of the deads (Os servos da morte, Memórias de Lázaro and Corpo Vivo), by the itajuipan writer. The proposal is to make a comparison of the mentioned writers works and his contemporary trends of the narrative writing with the mentioned scholars, being understood death as the essential input for the narrative operation. https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-19102011-122353info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:26:52Zoai:teses.usp.br:tde-19102011-122353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:56:00.947639Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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