Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Camila Ribeiro Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-29072021-183017/
Resumo: Este trabalho buscou captar e analisar a percepção dos usuários do Metrô de São Paulo sobre as greves de seus trabalhadores. Este meio de transporte é um importante modal da mobilidade urbana da cidade, seus trabalhadores transportam boa parte da força de trabalho paulistana e da região metropolitana. Por se tratar de um serviço utilizado por quase quatro milhões de pessoas, quando essas greves são deflagradas, a opinião pública dos usuários do serviço se configura como um fator decisivo para o êxito dessas ações coletivas. A imprensa e o poder público se apoiam na ideia de um confronto entre os interesses dos trabalhadores do Metrô e a necessidade de a população usuária utilizar o serviço. Realizamos um survey sobre os usuários do serviço que buscou averiguar a percepção sobre as greves e quais os fatores que constroem ou construíram essa percepção. Trabalhamos com a hipótese de que a condição de classe dos usuários, combinada às suas experiências políticas e sindicais, bem como a conjuntura política e econômica e a forma de recepção das notícias da imprensa ajudam a determinar essa percepção. Também sugerimos que o apoio dos usuários às lutas dos metroviários seria determinado pela relação destes com as reivindicações das greves. Os resultados de nossa pesquisa de campo nos permitiram concluir que a consciência do proletariado brasileiro, de \"direito a ter mais direitos\", construída por uma dinâmica histórica de relações de trabalho precárias determinou o expressivo nível de apoio que encontramos dos usuários às greves. Além da teoria das classes sociais e dos estudos sobre sindicalismo no Brasil, os estudos de recepção - área da comunicação que estuda a influência das características sociais sobre a percepção da audiência - forneceram instrumental teórico importante para entender a percepção dos usuários sobre as greves. A tese que o leitor encontrará defendida nesta dissertação é a de que a combinação de características sociais, econômicas e políticas dos usuários do Metrô de São Paulo e a formação histórica da consciência do proletariado brasileiro podem conformar entre os usuários do Metrô uma base social que apoia as greves dos trabalhadores deste serviço, a despeito de acarretarem dificuldades para o deslocamento e a despeito do caráter das notícias sobre essas mobilizações.
id USP_dc7fbc66a83e28e10a876f90dd65790f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29072021-183017
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadoresThe underground of strikes: the perception of subway users about the union actions of their workersEstudos de recepçãoGrevesMetroMetrôPublic serviceReception studiesServiço públicoStrikesTransportationTransporteEste trabalho buscou captar e analisar a percepção dos usuários do Metrô de São Paulo sobre as greves de seus trabalhadores. Este meio de transporte é um importante modal da mobilidade urbana da cidade, seus trabalhadores transportam boa parte da força de trabalho paulistana e da região metropolitana. Por se tratar de um serviço utilizado por quase quatro milhões de pessoas, quando essas greves são deflagradas, a opinião pública dos usuários do serviço se configura como um fator decisivo para o êxito dessas ações coletivas. A imprensa e o poder público se apoiam na ideia de um confronto entre os interesses dos trabalhadores do Metrô e a necessidade de a população usuária utilizar o serviço. Realizamos um survey sobre os usuários do serviço que buscou averiguar a percepção sobre as greves e quais os fatores que constroem ou construíram essa percepção. Trabalhamos com a hipótese de que a condição de classe dos usuários, combinada às suas experiências políticas e sindicais, bem como a conjuntura política e econômica e a forma de recepção das notícias da imprensa ajudam a determinar essa percepção. Também sugerimos que o apoio dos usuários às lutas dos metroviários seria determinado pela relação destes com as reivindicações das greves. Os resultados de nossa pesquisa de campo nos permitiram concluir que a consciência do proletariado brasileiro, de \"direito a ter mais direitos\", construída por uma dinâmica histórica de relações de trabalho precárias determinou o expressivo nível de apoio que encontramos dos usuários às greves. Além da teoria das classes sociais e dos estudos sobre sindicalismo no Brasil, os estudos de recepção - área da comunicação que estuda a influência das características sociais sobre a percepção da audiência - forneceram instrumental teórico importante para entender a percepção dos usuários sobre as greves. A tese que o leitor encontrará defendida nesta dissertação é a de que a combinação de características sociais, econômicas e políticas dos usuários do Metrô de São Paulo e a formação histórica da consciência do proletariado brasileiro podem conformar entre os usuários do Metrô uma base social que apoia as greves dos trabalhadores deste serviço, a despeito de acarretarem dificuldades para o deslocamento e a despeito do caráter das notícias sobre essas mobilizações.This work sought to capture and analyze the perception of users of the São Paulo Metro about their workers\' strikes. This means of transport is an important modality of urban mobility in the city, its workers transport much of the São Paulo and metropolitan region workforce. As it is a service used by almost four million people, when these strikes are triggered, the public opinion of the users of the service is configured as a decisive factor for the success of these collective actions. The press and the public authorities are supported by the idea of a confrontation between the interests of Metro workers and the need for the user population to use the service. We conducted a survey on service users who sought to ascertain the perception of strikes and what factors are building that perception. We work with the hypothesis that the class condition of users, combined with their political and union experiences, as well as the political and economic conjuncture and the way of receiving news from the press help to determine this perception. We also suggest that users\' support for the struggles of subway workers would be determined by their relationship with the demands of the strikes. The results of our field research allowed us to conclude that the consciousness of the brazilian proletariat, of \"the right to have more rights\", built by a historical dynamic of precarious work relationships, determined the expressive level of support that we find from users to strikes. In addition to the theory of social classes and studies on unionism in Brazil, reception studies - the area of communication that studies the influence of social characteristics on the perception of the audience - provided important theoretical tools to understand the users\' perception of strikes. The thesis that the reader will find defended in this dissertation is that the combination of social, economic and political characteristics of the users of the São Paulo Metro and the historical formation of the consciousness of the brazilian proletariat can form a social base that supports the users of the Metro the strikes of the workers of this service, in spite of causing difficulties for the displacement and in spite of the character of the news about these mobilizations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcelino, Paula Regina PereiraLisboa, Camila Ribeiro Duarte2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-29072021-183017/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-31T17:36:01Zoai:teses.usp.br:tde-29072021-183017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-31T17:36:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
The underground of strikes: the perception of subway users about the union actions of their workers
title Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
spellingShingle Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
Lisboa, Camila Ribeiro Duarte
Estudos de recepção
Greves
Metro
Metrô
Public service
Reception studies
Serviço público
Strikes
Transportation
Transporte
title_short Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
title_full Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
title_fullStr Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
title_full_unstemmed Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
title_sort Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
author Lisboa, Camila Ribeiro Duarte
author_facet Lisboa, Camila Ribeiro Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcelino, Paula Regina Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Camila Ribeiro Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de recepção
Greves
Metro
Metrô
Public service
Reception studies
Serviço público
Strikes
Transportation
Transporte
topic Estudos de recepção
Greves
Metro
Metrô
Public service
Reception studies
Serviço público
Strikes
Transportation
Transporte
description Este trabalho buscou captar e analisar a percepção dos usuários do Metrô de São Paulo sobre as greves de seus trabalhadores. Este meio de transporte é um importante modal da mobilidade urbana da cidade, seus trabalhadores transportam boa parte da força de trabalho paulistana e da região metropolitana. Por se tratar de um serviço utilizado por quase quatro milhões de pessoas, quando essas greves são deflagradas, a opinião pública dos usuários do serviço se configura como um fator decisivo para o êxito dessas ações coletivas. A imprensa e o poder público se apoiam na ideia de um confronto entre os interesses dos trabalhadores do Metrô e a necessidade de a população usuária utilizar o serviço. Realizamos um survey sobre os usuários do serviço que buscou averiguar a percepção sobre as greves e quais os fatores que constroem ou construíram essa percepção. Trabalhamos com a hipótese de que a condição de classe dos usuários, combinada às suas experiências políticas e sindicais, bem como a conjuntura política e econômica e a forma de recepção das notícias da imprensa ajudam a determinar essa percepção. Também sugerimos que o apoio dos usuários às lutas dos metroviários seria determinado pela relação destes com as reivindicações das greves. Os resultados de nossa pesquisa de campo nos permitiram concluir que a consciência do proletariado brasileiro, de \"direito a ter mais direitos\", construída por uma dinâmica histórica de relações de trabalho precárias determinou o expressivo nível de apoio que encontramos dos usuários às greves. Além da teoria das classes sociais e dos estudos sobre sindicalismo no Brasil, os estudos de recepção - área da comunicação que estuda a influência das características sociais sobre a percepção da audiência - forneceram instrumental teórico importante para entender a percepção dos usuários sobre as greves. A tese que o leitor encontrará defendida nesta dissertação é a de que a combinação de características sociais, econômicas e políticas dos usuários do Metrô de São Paulo e a formação histórica da consciência do proletariado brasileiro podem conformar entre os usuários do Metrô uma base social que apoia as greves dos trabalhadores deste serviço, a despeito de acarretarem dificuldades para o deslocamento e a despeito do caráter das notícias sobre essas mobilizações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-29072021-183017/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-29072021-183017/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257480713732096