Espaços Alternativos em Nova York (1960-1980): rumo a uma nova inserção da arte na sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-01092021-105431/ |
Resumo: | Esta dissertação analisa as distintas maneiras da inserção social da arte experimentadas por alguns grupos e espaços alternativos na cidade de Nova York entre as décadas de 1960 e 1980. Em especial: as cooperativas Fluxhouse (1966-1975) de George Maciunas; a galeria/oficina 112 Greene Street (1970- 1979), o restaurante Food (1971-1974) e a revista Avalanche (1970-1976) de artistas residentes no SoHo; o estúdio/empresa Factory (1962-1984) de Andy Warhol; o Centro de Arte Contemporânea P.S.1 (1976-) de Alanna Heiss; e o evento Times Square Show (1980) organizado pelo grupo Colab. Para isto, este trabalho percorre o contexto político, econômico, urbano e social ao qual se inserem e mergulha nas questões particulares protagonizadas por cada espaço seus anseios, agentes e público-alvo; seus tipos de produção, gestão e subsistência; seus modos ambíguos e plurais de entender a articulação entre arte e sociedade. Através do estudo multifacetado sobre este objeto empírico, o trabalho aponta para um momento decisivo da reestruturação dos circuitos e espaços de produção, divulgação, discussão e lazer, que vão além do campo artístico. |
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Espaços Alternativos em Nova York (1960-1980): rumo a uma nova inserção da arte na sociedadeAlternative Spaces in New York (1960-1980): Towards a new insertion of art in society1960s and 1970sAlternative spacesArte contemporâneaContemporary artDécadas de 1960 e 1970Espaços alternativosNeo-avant-gardeNeovanguardaNew YorkNova YorkEsta dissertação analisa as distintas maneiras da inserção social da arte experimentadas por alguns grupos e espaços alternativos na cidade de Nova York entre as décadas de 1960 e 1980. Em especial: as cooperativas Fluxhouse (1966-1975) de George Maciunas; a galeria/oficina 112 Greene Street (1970- 1979), o restaurante Food (1971-1974) e a revista Avalanche (1970-1976) de artistas residentes no SoHo; o estúdio/empresa Factory (1962-1984) de Andy Warhol; o Centro de Arte Contemporânea P.S.1 (1976-) de Alanna Heiss; e o evento Times Square Show (1980) organizado pelo grupo Colab. Para isto, este trabalho percorre o contexto político, econômico, urbano e social ao qual se inserem e mergulha nas questões particulares protagonizadas por cada espaço seus anseios, agentes e público-alvo; seus tipos de produção, gestão e subsistência; seus modos ambíguos e plurais de entender a articulação entre arte e sociedade. Através do estudo multifacetado sobre este objeto empírico, o trabalho aponta para um momento decisivo da reestruturação dos circuitos e espaços de produção, divulgação, discussão e lazer, que vão além do campo artístico.This dissertation analyzes the different ways of the social insertion of the art experimented by some groups and alternative spaces in the city of New York between the 1960s and 1980s. In particular: George Maciunas Cooperative Fluxhouses (1966-1975); 112 Greene Street/Workshop (1970-1979), Food restaurant (1971-1974) and Avalanche (1970-1976) magazine from SoHo resident artists; Andy Warhols studio / company called Factory (1962-1984); Alanna Heisss P.S.1 Center for Contemporary Art (1976-); and Times Square Show (1980), organized by Colab group. For this, this work covers the political, economic, urban and social context to which they are inserted and immerses itself in the particular issues of each space - its desires, agents and target audience; their types of production, management and subsistence; its ambitious and plural ways of understanding a link between art and society. Through the multifaceted study on this empirical object, the work points to a decisive moment of the restructuring of the circuits and spaces of production, dissemination, discussion and leisure, that go beyond the artistic field.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Fabio Lopes de SouzaCuoghi, Guilherme Vendramini2018-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-01092021-105431/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-20T12:45:33Zoai:teses.usp.br:tde-01092021-105431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-20T12:45:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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