Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fábio Correa Xavier
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.45.2004.tde-20210729-135422
Resumo: A quarta edição sobre a recomendação X.509 da ITU-T definiu a base sobre a qual pode-se construir uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios, com a utilização de certificados de atributos. Certificados de atributos podem ser utilizados em uma ampla variedade de cenários e ambientes, com grande interoperabilidade, fornecendo serviços de autorização por meio da atribuição de privilégios. Para tal, faz-se necessária a construção de uma infra-estrutura capaz de criar, gerenciar e distribuir os certificados de atributos. Nesse contexto, aparece a infra-estrutura de gerenciamento de privilégios (PMI - Privilege Management Infrastructure), uma estrutura similar à infra-estrutura de chaves públicas (PKI - Public-Key Infrastructure), porém voltada a prestar serviços de autorização.Este trabalho apresenta a infra-estrutura de gerenciamento de privilégios padronizada pela RFC 3281, mostrando suas características principais, servindo como referência em língua portuguesa sobre o assunto. Além disso, apresentamos também uma proposta de implementação dessa infra-estrutura que torna o certificado de atributos dinâmico, otimizando o processo de revogação ou alteração de privilégios. Finalmente, foi construído um protótipo do modelo proposto, concretizando sua viabilidade.
id USP_dceed9677af588e73f8d773718fd4bf4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-135422
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios not available 2004-07-02Routo TeradaFábio Correa XavierUniversidade de São PauloCiência da ComputaçãoUSPBR Computabilidade E Complexidade A quarta edição sobre a recomendação X.509 da ITU-T definiu a base sobre a qual pode-se construir uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios, com a utilização de certificados de atributos. Certificados de atributos podem ser utilizados em uma ampla variedade de cenários e ambientes, com grande interoperabilidade, fornecendo serviços de autorização por meio da atribuição de privilégios. Para tal, faz-se necessária a construção de uma infra-estrutura capaz de criar, gerenciar e distribuir os certificados de atributos. Nesse contexto, aparece a infra-estrutura de gerenciamento de privilégios (PMI - Privilege Management Infrastructure), uma estrutura similar à infra-estrutura de chaves públicas (PKI - Public-Key Infrastructure), porém voltada a prestar serviços de autorização.Este trabalho apresenta a infra-estrutura de gerenciamento de privilégios padronizada pela RFC 3281, mostrando suas características principais, servindo como referência em língua portuguesa sobre o assunto. Além disso, apresentamos também uma proposta de implementação dessa infra-estrutura que torna o certificado de atributos dinâmico, otimizando o processo de revogação ou alteração de privilégios. Finalmente, foi construído um protótipo do modelo proposto, concretizando sua viabilidade. not available https://doi.org/10.11606/D.45.2004.tde-20210729-135422info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:41:04Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-135422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:02:23.949966Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios
dc.title.alternative.en.fl_str_mv not available
title Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios
spellingShingle Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios
Fábio Correa Xavier
title_short Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios
title_full Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios
title_fullStr Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios
title_full_unstemmed Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios
title_sort Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios
author Fábio Correa Xavier
author_facet Fábio Correa Xavier
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Routo Terada
dc.contributor.author.fl_str_mv Fábio Correa Xavier
contributor_str_mv Routo Terada
description A quarta edição sobre a recomendação X.509 da ITU-T definiu a base sobre a qual pode-se construir uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios, com a utilização de certificados de atributos. Certificados de atributos podem ser utilizados em uma ampla variedade de cenários e ambientes, com grande interoperabilidade, fornecendo serviços de autorização por meio da atribuição de privilégios. Para tal, faz-se necessária a construção de uma infra-estrutura capaz de criar, gerenciar e distribuir os certificados de atributos. Nesse contexto, aparece a infra-estrutura de gerenciamento de privilégios (PMI - Privilege Management Infrastructure), uma estrutura similar à infra-estrutura de chaves públicas (PKI - Public-Key Infrastructure), porém voltada a prestar serviços de autorização.Este trabalho apresenta a infra-estrutura de gerenciamento de privilégios padronizada pela RFC 3281, mostrando suas características principais, servindo como referência em língua portuguesa sobre o assunto. Além disso, apresentamos também uma proposta de implementação dessa infra-estrutura que torna o certificado de atributos dinâmico, otimizando o processo de revogação ou alteração de privilégios. Finalmente, foi construído um protótipo do modelo proposto, concretizando sua viabilidade.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.45.2004.tde-20210729-135422
url https://doi.org/10.11606/D.45.2004.tde-20210729-135422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502922883563520