Avaliação a nível de ligantes da aplicabilidade de material fresado na execução de misturas asfálticas antirreflexão de trincas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raul, Caio Mascarenhas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-07012020-153048/
Resumo: Com o grande número de obras realizadas devido ao trincamento do revestimento asfáltico das rodovias, soluções alternativas têm sido procuradas, a fim de solucionar o problema de uma maneira mais eficiente e vantajosa. Uma das alternativas ao processo de fresagem e recomposição, é a aplicação de camadas intermediárias de alívio de tensões sobre o revestimento deteriorado (SRAM) como forma de mitigar a reflexão das trincas existentes na nova camada asfáltica. Estas camadas, geralmente, são caracterizadas por apresentar um alto teor de ligante modificado e uma granulometria fina, garantindo uma maior capacidade resiliente à camada. Ao mesmo tempo, vem crescendo uma tendência mundial de reciclagem e reaproveitamento do material asfáltico fresado (RAP, do inglês, Reclaimed Asphalt Pavement), que pode ser considerado como uma combinação de agregados e ligante asfáltico envelhecido. O objetivo do presente estudo é avaliar, a nível de análise dos ligantes, a viabilidade de utilizar a parte fina do RAP, mais rica em ligante asfáltico, combinado com um agente rejuvenescedor (AR), nas camadas de SRAM com a consideração de 100% de ativação do ligante asfáltico envelhecido e menor necessidade de adição de ligante modificado novo. As características dos ligantes isolados e combinados com AR, foram avaliadas. Foram realizados ensaios para a obtenção das propriedades viscoelásticas lineares, além de ensais relacionados à deformação permanente (Multiple Stress Creep and Recovery, MSCR), ao trincamento por fadiga (Linear Amplitude Sweep, LAS) e ao trincamento em baixas temperaturas (Bending Beam Rheometer, BBR). Foi proposta ainda uma nova abordagem no método de dosagem do AR considerando estes resultados. Os resultados demonstraram que a adição de ligante envelhecido ao ligante altamente modificado aumentou a rigidez do ligante novo, diminuiu sua capacidade de recuperação (R), aumentou sua deformação não recuperável (Jnr), diminuiu sua vida de fadiga e piorou seu comportamento em baixas temperaturas. A partir do método proposto verificou-se que a adição de um teor próximo a 8,0% do agente rejuvenescedor nesta combinação dos dois ligantes recuperou em parte estas propriedades, mostrando o potencial de utilização do RAP em misturas asfálticas antirreflexão de trincas.
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Estas camadas, geralmente, são caracterizadas por apresentar um alto teor de ligante modificado e uma granulometria fina, garantindo uma maior capacidade resiliente à camada. Ao mesmo tempo, vem crescendo uma tendência mundial de reciclagem e reaproveitamento do material asfáltico fresado (RAP, do inglês, Reclaimed Asphalt Pavement), que pode ser considerado como uma combinação de agregados e ligante asfáltico envelhecido. O objetivo do presente estudo é avaliar, a nível de análise dos ligantes, a viabilidade de utilizar a parte fina do RAP, mais rica em ligante asfáltico, combinado com um agente rejuvenescedor (AR), nas camadas de SRAM com a consideração de 100% de ativação do ligante asfáltico envelhecido e menor necessidade de adição de ligante modificado novo. As características dos ligantes isolados e combinados com AR, foram avaliadas. Foram realizados ensaios para a obtenção das propriedades viscoelásticas lineares, além de ensais relacionados à deformação permanente (Multiple Stress Creep and Recovery, MSCR), ao trincamento por fadiga (Linear Amplitude Sweep, LAS) e ao trincamento em baixas temperaturas (Bending Beam Rheometer, BBR). Foi proposta ainda uma nova abordagem no método de dosagem do AR considerando estes resultados. Os resultados demonstraram que a adição de ligante envelhecido ao ligante altamente modificado aumentou a rigidez do ligante novo, diminuiu sua capacidade de recuperação (R), aumentou sua deformação não recuperável (Jnr), diminuiu sua vida de fadiga e piorou seu comportamento em baixas temperaturas. A partir do método proposto verificou-se que a adição de um teor próximo a 8,0% do agente rejuvenescedor nesta combinação dos dois ligantes recuperou em parte estas propriedades, mostrando o potencial de utilização do RAP em misturas asfálticas antirreflexão de trincas.Due to the large number of rehabilitation jobs carried out due to the asphalt layer cracking on highways, alternative techniques have been studied in order to find more efficient and advantage solutions. One of the alternatives to the milling and recomposition process is the application of stress relief asphalt mixtures on the deteriorated surface, as a way to mitigate the reflective cracking in the new asphalt layer. These layers are generally characterized by highly modified asphalt binders and fine aggregate size particles, ensuring higher resilient capacity to the layer. At the same time, a worldwide trend of recycling and reutilization of the Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) has been growing. The aim of the present study is to evaluate, at the binder level, the viability to use the finer part of the RAP, richer in asphalt binder, combined with a rejuvenating agent (RA), for the stress relief asphalt mixture layers, with 100% activation of the RAP binder consideration, and consequently reduced need of new modified binder. The characteristics of the isolated and combined binders with the rejuvenating agent, were evaluated. Tests to obtain the linear viscoelastic properties, tests related to the binders´ characterization in terms of permanent deformation (Multiple Stress Creep and Recovery, MSCR), fatigue cracking (Linear Amplitude Sweep, LAS) and low temperature behavior (Bending Beam Rheometer, BBR) were analyzed. A new approach to the RA design method was proposed considering these results. Results showed that the addition of the RAP aged binder increased the stiffness of the new highly modified binder, decreased its recoverability (R), increased its non-recoverable compliance (Jnr), decreased its fatigue life and worsen its low temperature behavior. From the proposed method it was found that the addition of around 8.0% of the rejuvenating agent partially recovered these properties, showing the potential use of RAP in crack anti-reflective asphalt mixtures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSavasini, Kamilla VasconcelosRaul, Caio Mascarenhas2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-07012020-153048/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-08T17:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-07012020-153048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-08T17:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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