Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yanaguibashi, Gianni
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-143611/
Resumo: As curvas de referência são bastante utilizadas em problemas reais em que se deseja avaliar se as unidades amostrais seguem, ou não, um padrão de 'normalidade', segundo alguma característica de interesse. Na área médica, por exemplo, as curvas de referência, por refletirem o comportamento dos indivíduos saudáveis, fornecem uma espécie de guia clínico para interpretar a informação de um novo paciente. A construção das curvas de referência envolve a estimação dos quantis populacionais da distruibuição da variável resposta Y, em diferentes valores da variável preditora X. Com o objetivo de construir curvas de referência, nos restringimos neste trabalho, à apresentação de métodos não paramétricos nos quais funções quantílica condicionais são ajustadas localmente. Métodos locais que tornam a curva ajustada resistente a valores discrepantes da variável preditora X (métodos robustos) foram também considerados, adaptando as sugestões feitas por Einbeck et al. (2004) no ajuste local da função de regressão. Os preocedimentos de ajuste local foram aplicados a um conjunto de dados relacionado à área de Cardiologia, com o objetivo de construir curvas de referência para a freqüência cardíaca média de indivíduos saudáveis em função de sua idade. Os resultados obtidos mostraram que as curvas de referência construídas pelos métodos robustos são mais apropriadas nas regiões de baixa freqüência da idade.
id USP_dd2829fd7266190d20b8d5d40991f293
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-143611
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referêncianot availableAnálise MultivariadaAs curvas de referência são bastante utilizadas em problemas reais em que se deseja avaliar se as unidades amostrais seguem, ou não, um padrão de 'normalidade', segundo alguma característica de interesse. Na área médica, por exemplo, as curvas de referência, por refletirem o comportamento dos indivíduos saudáveis, fornecem uma espécie de guia clínico para interpretar a informação de um novo paciente. A construção das curvas de referência envolve a estimação dos quantis populacionais da distruibuição da variável resposta Y, em diferentes valores da variável preditora X. Com o objetivo de construir curvas de referência, nos restringimos neste trabalho, à apresentação de métodos não paramétricos nos quais funções quantílica condicionais são ajustadas localmente. Métodos locais que tornam a curva ajustada resistente a valores discrepantes da variável preditora X (métodos robustos) foram também considerados, adaptando as sugestões feitas por Einbeck et al. (2004) no ajuste local da função de regressão. Os preocedimentos de ajuste local foram aplicados a um conjunto de dados relacionado à área de Cardiologia, com o objetivo de construir curvas de referência para a freqüência cardíaca média de indivíduos saudáveis em função de sua idade. Os resultados obtidos mostraram que as curvas de referência construídas pelos métodos robustos são mais apropriadas nas regiões de baixa freqüência da idade.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndré, Carmen Diva Saldiva deYanaguibashi, Gianni2005-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-143611/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T13:29:01Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-143611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T13:29:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência
not available
title Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência
spellingShingle Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência
Yanaguibashi, Gianni
Análise Multivariada
title_short Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência
title_full Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência
title_fullStr Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência
title_full_unstemmed Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência
title_sort Utilização da regressão quantílica local na construção de curvas de referência
author Yanaguibashi, Gianni
author_facet Yanaguibashi, Gianni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv André, Carmen Diva Saldiva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Yanaguibashi, Gianni
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Multivariada
topic Análise Multivariada
description As curvas de referência são bastante utilizadas em problemas reais em que se deseja avaliar se as unidades amostrais seguem, ou não, um padrão de 'normalidade', segundo alguma característica de interesse. Na área médica, por exemplo, as curvas de referência, por refletirem o comportamento dos indivíduos saudáveis, fornecem uma espécie de guia clínico para interpretar a informação de um novo paciente. A construção das curvas de referência envolve a estimação dos quantis populacionais da distruibuição da variável resposta Y, em diferentes valores da variável preditora X. Com o objetivo de construir curvas de referência, nos restringimos neste trabalho, à apresentação de métodos não paramétricos nos quais funções quantílica condicionais são ajustadas localmente. Métodos locais que tornam a curva ajustada resistente a valores discrepantes da variável preditora X (métodos robustos) foram também considerados, adaptando as sugestões feitas por Einbeck et al. (2004) no ajuste local da função de regressão. Os preocedimentos de ajuste local foram aplicados a um conjunto de dados relacionado à área de Cardiologia, com o objetivo de construir curvas de referência para a freqüência cardíaca média de indivíduos saudáveis em função de sua idade. Os resultados obtidos mostraram que as curvas de referência construídas pelos métodos robustos são mais apropriadas nas regiões de baixa freqüência da idade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-143611/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-143611/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257209337020416