Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Daniela de Morais
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-07062013-154736/
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como foco as atividades para o ensino de funções no Ensino Médio com a utilização dos recursos tecnológicos do software Geogebra. O objetivo é compreender as manifestações dos alunos ao realizarem atividades de funções com o uso de recursos computacionais. Foram elaboradas atividades de ensino sobre o conceito e características das funções constante, linear, afim, quadrática, exponencial e logarítmica, para os primeiros anos do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo. A metodologia utilizada é a da pesquisa qualitativa; os dados coletados foram o registro escrito dos alunos e as observações do diário de bordo da pesquisadora. Os resultados observados indicam que, embora os alunos apresentem dificuldades no conceito de função e suas peculiaridades, o uso do software proporciona uma melhor compreensão na análise e interpretação dos gráficos. O trabalho em grupo colaborou nas relações interpessoais alunoaluno e o uso de recursos computacionais trouxe novo estímulo ao processo ensinoaprendizagem. A pesquisa indicou que o professor, ao propor novas mediações e atividades de ensino, tem necessidade de refletir e reorganizar sua prática
id USP_dd84f8bc0bbeaa4ed7e962e7681e61d1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07062013-154736
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino MédioDeveloping teaching activities of functions using technological resources in high schoolAtividades de ensinoEnsino médioFunçõesFunctionsHigh schoolRecursos computacionaisTeaching activitiesTechnological resourcesEste projeto de pesquisa tem como foco as atividades para o ensino de funções no Ensino Médio com a utilização dos recursos tecnológicos do software Geogebra. O objetivo é compreender as manifestações dos alunos ao realizarem atividades de funções com o uso de recursos computacionais. Foram elaboradas atividades de ensino sobre o conceito e características das funções constante, linear, afim, quadrática, exponencial e logarítmica, para os primeiros anos do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo. A metodologia utilizada é a da pesquisa qualitativa; os dados coletados foram o registro escrito dos alunos e as observações do diário de bordo da pesquisadora. Os resultados observados indicam que, embora os alunos apresentem dificuldades no conceito de função e suas peculiaridades, o uso do software proporciona uma melhor compreensão na análise e interpretação dos gráficos. O trabalho em grupo colaborou nas relações interpessoais alunoaluno e o uso de recursos computacionais trouxe novo estímulo ao processo ensinoaprendizagem. A pesquisa indicou que o professor, ao propor novas mediações e atividades de ensino, tem necessidade de refletir e reorganizar sua práticaThis research project focuses on activities for teaching functions at High School with the use of technological resources software Geogebra. The goal is to understand the response of the students in performing activities function with the use of technological resources. This research covers learning activities about the concept and characteristics of functions constant, linear, affine, quadratic, exponential and logarithmic, for the first years of secondary education at High School of the state of São Paulo. The methodology used is qualitative research the data collected is the written record of the students and the observations of the researcher\'s logbook. The results indicate that while students have difficulties in the concept of function and its peculiarities the use of the software provides a superior understanding in the analysis and interpretation of graphs. The working group collaborated in interpersonal relationships and student-student use of technological resources brought new stimulus and understanding to the teaching-learning process. In addition, the survey indicated that the teacher, when proposing this new mediations and teaching activities needs to reflect and reorganize his instruction proceduresBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPrado, Esther Pacheco de AlmeidaSiqueira, Daniela de Morais2013-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-07062013-154736/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T20:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-07062013-154736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T20:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio
Developing teaching activities of functions using technological resources in high school
title Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio
spellingShingle Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio
Siqueira, Daniela de Morais
Atividades de ensino
Ensino médio
Funções
Functions
High school
Recursos computacionais
Teaching activities
Technological resources
title_short Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio
title_full Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio
title_fullStr Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio
title_full_unstemmed Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio
title_sort Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio
author Siqueira, Daniela de Morais
author_facet Siqueira, Daniela de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Esther Pacheco de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Daniela de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de ensino
Ensino médio
Funções
Functions
High school
Recursos computacionais
Teaching activities
Technological resources
topic Atividades de ensino
Ensino médio
Funções
Functions
High school
Recursos computacionais
Teaching activities
Technological resources
description Este projeto de pesquisa tem como foco as atividades para o ensino de funções no Ensino Médio com a utilização dos recursos tecnológicos do software Geogebra. O objetivo é compreender as manifestações dos alunos ao realizarem atividades de funções com o uso de recursos computacionais. Foram elaboradas atividades de ensino sobre o conceito e características das funções constante, linear, afim, quadrática, exponencial e logarítmica, para os primeiros anos do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo. A metodologia utilizada é a da pesquisa qualitativa; os dados coletados foram o registro escrito dos alunos e as observações do diário de bordo da pesquisadora. Os resultados observados indicam que, embora os alunos apresentem dificuldades no conceito de função e suas peculiaridades, o uso do software proporciona uma melhor compreensão na análise e interpretação dos gráficos. O trabalho em grupo colaborou nas relações interpessoais alunoaluno e o uso de recursos computacionais trouxe novo estímulo ao processo ensinoaprendizagem. A pesquisa indicou que o professor, ao propor novas mediações e atividades de ensino, tem necessidade de refletir e reorganizar sua prática
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-07062013-154736/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-07062013-154736/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256785067442176