Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elcio Silva
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-12012024-090606/
Resumo: O calcário é um importante elemento utilizado para a correção da acidez do solo. A Hidrovia Tietê-Paraná, cortando o Estado de São Paulo no sentido Leste-Oeste, possibilita a ligação das principais regiões produtoras de calcário com as principais regiões agrícolas do Estado de São Paulo. Este estudo descreve a atual sistemática de comercialização do calcário no Estado de São Paulo e propõe uma nova abordagem para o transporte e distribuição do calcário. A adoção de pontos avançados de comercialização, possibilitando a operação praticamente contínua ao longo de todo o ano da indústria moageira e do transporte, proporcionando redução nos custos, faz com que o transporte multimodal seja altamente competitivo. Ainda é feita uma descrição da concepção da hidrovia, seu estágio atual e algumas possibilidades futuras. No sistema multimodal é feita uma análise de desempenho de dois tipos de embarcação: Comboio de Empurra e Automotor. A avaliação do desempenho do sistema multimodal é feita por meio da técnica de simulação utilizando o \"software\" ARENA. Na avaliação econômica-financeira, são apresentadas metodologias de cálculo do custo operacional adotadas para o transporte rodoviário, hidroviário e para as operações de transbordo nos terminais. É feita uma análise do custo do sistema multimodal com a utilização de cada um dos dois tipos de embarcações e também uma comparação do custo do sistema multimodal com o custo do transporte rodoviário direto.
id USP_ddaf553f369e8e697bf0e76684b0bfef
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12012024-090606
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-ParanáA multimodal study of the limestone transportation problem using simulation to analyze the performance of a multimodas system combined by barges and trucks in the Tietê-Paraná Valley.Multimodal transportRiver transportSistemas de transportes (Análise econômica)Transport systems (Economic analysis)Transporte fluvialTransporte multimodalO calcário é um importante elemento utilizado para a correção da acidez do solo. A Hidrovia Tietê-Paraná, cortando o Estado de São Paulo no sentido Leste-Oeste, possibilita a ligação das principais regiões produtoras de calcário com as principais regiões agrícolas do Estado de São Paulo. Este estudo descreve a atual sistemática de comercialização do calcário no Estado de São Paulo e propõe uma nova abordagem para o transporte e distribuição do calcário. A adoção de pontos avançados de comercialização, possibilitando a operação praticamente contínua ao longo de todo o ano da indústria moageira e do transporte, proporcionando redução nos custos, faz com que o transporte multimodal seja altamente competitivo. Ainda é feita uma descrição da concepção da hidrovia, seu estágio atual e algumas possibilidades futuras. No sistema multimodal é feita uma análise de desempenho de dois tipos de embarcação: Comboio de Empurra e Automotor. A avaliação do desempenho do sistema multimodal é feita por meio da técnica de simulação utilizando o \"software\" ARENA. Na avaliação econômica-financeira, são apresentadas metodologias de cálculo do custo operacional adotadas para o transporte rodoviário, hidroviário e para as operações de transbordo nos terminais. É feita uma análise do custo do sistema multimodal com a utilização de cada um dos dois tipos de embarcações e também uma comparação do custo do sistema multimodal com o custo do transporte rodoviário direto.Limestone is an important element in the correction of soil\'s pH. The Tietê-Paraná River waterway, in São Paulo State, starts in the region of Piracicaba, a large producer area of limestone, and goes across the state reaching the most important agricultural areas. This work presents the current commercial system for limestone and proposes a new approach to it. With the introduction of advanced storage points near the consumption areas, the industrial production and transportation can occur during all the year, reducing the costs. Comments about the waterway infrastructure, the current stage and some possible future changes are presented. For the multimodal system a comparison is made between the performance of two kind of vessels: a river convoy and a \"automotor\" (small river vessel). The ARENA software is used to analyze the performance of the multimodal system. On the economics calculations, methodologies are presented for the cost calculations for truck and barge transportation and for the transshipments. A cost comparison is made for the multimodal system when using a Convoy or an Automotor. Also, a comparison between the total cost of the multimodal system and the directly truck transportation is made.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Marco AntonioRibeiro, Elcio Silva2002-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-12012024-090606/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:47Zoai:teses.usp.br:tde-12012024-090606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
A multimodal study of the limestone transportation problem using simulation to analyze the performance of a multimodas system combined by barges and trucks in the Tietê-Paraná Valley.
title Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
spellingShingle Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
Ribeiro, Elcio Silva
Multimodal transport
River transport
Sistemas de transportes (Análise econômica)
Transport systems (Economic analysis)
Transporte fluvial
Transporte multimodal
title_short Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
title_full Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
title_fullStr Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
title_full_unstemmed Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
title_sort Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
author Ribeiro, Elcio Silva
author_facet Ribeiro, Elcio Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brinati, Marco Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elcio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodal transport
River transport
Sistemas de transportes (Análise econômica)
Transport systems (Economic analysis)
Transporte fluvial
Transporte multimodal
topic Multimodal transport
River transport
Sistemas de transportes (Análise econômica)
Transport systems (Economic analysis)
Transporte fluvial
Transporte multimodal
description O calcário é um importante elemento utilizado para a correção da acidez do solo. A Hidrovia Tietê-Paraná, cortando o Estado de São Paulo no sentido Leste-Oeste, possibilita a ligação das principais regiões produtoras de calcário com as principais regiões agrícolas do Estado de São Paulo. Este estudo descreve a atual sistemática de comercialização do calcário no Estado de São Paulo e propõe uma nova abordagem para o transporte e distribuição do calcário. A adoção de pontos avançados de comercialização, possibilitando a operação praticamente contínua ao longo de todo o ano da indústria moageira e do transporte, proporcionando redução nos custos, faz com que o transporte multimodal seja altamente competitivo. Ainda é feita uma descrição da concepção da hidrovia, seu estágio atual e algumas possibilidades futuras. No sistema multimodal é feita uma análise de desempenho de dois tipos de embarcação: Comboio de Empurra e Automotor. A avaliação do desempenho do sistema multimodal é feita por meio da técnica de simulação utilizando o \"software\" ARENA. Na avaliação econômica-financeira, são apresentadas metodologias de cálculo do custo operacional adotadas para o transporte rodoviário, hidroviário e para as operações de transbordo nos terminais. É feita uma análise do custo do sistema multimodal com a utilização de cada um dos dois tipos de embarcações e também uma comparação do custo do sistema multimodal com o custo do transporte rodoviário direto.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-12012024-090606/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-12012024-090606/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256503913807872